domingo, setembro 04, 2005

“Wender” e comprar grandes e “p(M)iccoli” jogadores

Fecharam, pelo menos até Janeiro, as contratações no futebol português. O último dia de mercado foi de loucos.

No Benfica entraram dois jogadores (Karagounis e Miccoli), no Sporting outros dois (João Alves e Wender), no FC Porto um (Marek Cech).

Os “grandes” tentaram, assim, equilibrar os plantéis com jogadores que viessem acrescentar algo.

Entre os “encarnados” havia duas lacunas evidentes (um “10” e um “matador”), entre outros acertos que se podiam fazer.

O “playmaker” acabou por chegar (embora os “entendidos” consideram que o internacional grego não é um verdadeiro construtor de jogo), mas o ponta-de-lança ficou em casa. O italiano Miccoli é avançado, tem um remate fácil, faz alguns golos, mas não é o homem que se esperava.

Agora, resta a Koeman conseguir o milagre de integrar bem estes dois jogadores no “11” e descobrir como fazer golos, sempre e só com a bola pelo chão.

José Veiga tinha prometido dois reforços importantes, verdadeiras mais-valias e, beneficiando do final do prazo, cumpriu, em teoria, esse objectivo. Faltou, no entanto, tapar a mais evidente das falhas da equipa: o “9” não veio. Talvez tenha que chegar no mercado de Inverno, vamos ver se não será já tarde de mais.

O Benfica terá, seguramente, uma das equipas mais baixas da Liga profissional (Leo, Nelson, Petit, Manuel Fernandes, Karagounis, Simão e Miccoli) e isso é um dos problemas do treinador, especialmente nos jogos da Liga dos Campeões.

Ao Sporting chegaram dois jogadores do Sporting de Braga: Wender era namoro antigo, João Alves veio preencher a vaga de Rochemback, que foi jogar para Inglaterra. O Braga fez-se caro e vendeu por bom dinheiro (um milhão pelo avançado, 2.5 milhões por 50% do médio).

Wender vem ocupar uma das lacunas dos “leões” mas, também por isso, Peseiro vai ter que mudar a táctica para o encaixar e começar a jogar com extremos. Vamos ver como a equipa se adapta

O português com nome de craque é um bom jogador e seria a minha escolha. É jovem, sabe jogar e tem ainda margem de progressão. Rochemback era titular indiscutível em Alvalade, mas estava emprestado e, por isso, foi um bom negócio da SAD.

Já os “dragões” contrataram um jovem eslovaco desconhecido que faz toda a ala esquerda. Era indiscutivelmente uma das lacunas do plantel portista, especialmente tendo em atenção o castigo a Nuno Valente e a irregularidade de Leandro. Os dois jogadores acabaram por sair e agora, Cech vai ter a concorrência do adaptado César Peixoto.

Resumindo e concluindo a equipa de Co Adriaanse parece ter muitas e boas opções em (quase) todas as posições. A equipa parece muito equilibrada, falta resolver a questão da defesa (algo instável perante a velocidade adversária) e começar a concretizar as oportunidades criadas.

No Sporting, o plantel tem mais opções que na época passada. A questão é saber se José Peseiro tem mãozinhas para conduzir esta camioneta. A entrada de Wender pode, ou não, destabilizar o equilíbrio da equipa.

O campeão Benfica é o que, por incrível que pareça, está com mais problemas. Não só porque já está atrasado na tabela classificativa, mas também porque o treinador, de repente, parece ter ficado com dúvidas em relação à táctica a utilizar. Por outro lado, continua a faltar o verdadeiro “matador” e alguém que possa substituir Simão e ou Geovanni.

Em Janeiro saberemos o que os treinadores acham dos jogadores que têm à disposição. O “mercado de transferências” vai voltar a abrir…

2 comentários:

rvr disse...

Na minha muito modesta e suspeita opinião, o Benfica tem um plantel melhor mas continua com alguns problemas do ano passado e, por isso, deverá voltar a ir às compras na reabertura do mercado.

Como é que o Veiga pode falar em política de contratações de sucesso quando empresta o Karadas e depois não compra nenhum matador. Não é que o Karadas fosse grande espingarda, mas tinha a sua utilidade.

E depois o que fará Koeman para meter Miccoli e Karagounis a jogar no mesmo 11? Qual será a táctica? Quem é que vão ser os sacrificados? Quanto pontos perdidos até a equipa assimilar o novo sistema?

É preciso cuidado porque este ano descem quatro equipas à Liga de Honra :)

Anónimo disse...

Caro Cheewaka,

Aquilo que falta ao Benfica: três pontos...

1- Simão - o "caso" da braçadeira não foi bonita, mas é indiscutível que o jogador dá tudo pelo clube. O ano passado jogou muito tempo lesionado e, apesar disso, fez todas as partidas. Para além disso defendeu sempre o grupo nas crises, mesmo contra "benfiquistas-poetas-ex-candidatos a Belém".

2- Táctica - o que me preocupa não é saber se Miccoli e Karagounis têm lugar no "11". O que mais me preocupa é saber se Koeman sabe o que quer fazer com os jogadores que tem à disposição. Passar de um 4-3-3 para um 3-4-2-1 sem treinar a equipa não me parece o mais certo.

3- Veiga conseguiu dois internacionais em cima do prazo. Karagounis é um "10", faltou o "9". Miccoli é mais um jogador de apoio ao ponta-de-lança... A dispensa de Karadas foi um erro grave porque não se pode contar com o "ovo no cu da galinha" e o falhanço da vinda do Tomasson não foi compensado.