domingo, setembro 11, 2005

Pior era impossível…

Está confirmado: o Benfica consegue esta época o pior início de campeonato de sempre. À terceira jornada tem 1 ponto em nove possíveis.

No entanto, o que é para mim ainda mais preocupante é a instabilidade táctica da equipa e a falta de fio de jogo.

É certo que a expulsão de Ricardo Rocha foi decisiva, mas as substituições (entrada de Beto para lateral-direito e de Alcides para central) são elucidativas.

Ronald Koeman voltou a insistir nos três centrais quando parece óbvio que a equipa não está rotinada com essa táctica, especialmente os laterais, que são absolutamente decisivos nesse sistema.

Não se pode jogar - e querer ganhar - sem treinar e criar aquilo que os treinadores chamam de "automatismos".

Resumindo, vamos lá ver se nos entendemos: o Nelson não é defesa esquerdo, o Beto não é defesa direito, Carlitos não é jogador para ser titular do Benfica, o Miccoli não é ponta de lança, o Simão não pode fazer tudo…

Por outro lado, não percebo como é possível que Karagounis faça um treino e jogue a titular frente ao Sporting, como é possível que Miccoli treine uma semana e jogue a titular, como é possível que Nelson chegue do Boavista, faça dois ou três treinos e jogue a titular fora da sua posição, como é possível que Leo vá para o banco e não seja opção quando falta um defesa esquerdo.

Há situações que não se entendem: como é que um treinador do Benfica muda de táctica três vezes no mesmo jogo? Como é possível que o Benfica, depois de quatro jogos oficiais, ainda não tenha uma táctica definida?

Esta noite, só no último quarto de hora, já em desespero, os “encarnados” se encheram de brio e vieram para a frente arriscando e criando oportunidades, mas já era tarde.

O Benfica tem agora dois jogos fundamentais em que é obrigatório conseguir duas vitórias: contra o Lille para a Liga dos Campeões e com a União de Leiria para a Liga.

Cheira-me que o “kit de sócios” vai ter um novo produto: lenços brancos.

2 comentários:

rvr disse...

O Koeman rompeu completamente com a época passada e isso, é sabido, não costuma ter bons resultados.

O Peseiro disse no fim do jogo que o Wender e o João Alves não jogaram de início porque estão no clube há poucos dias.

Mas Koeman não hesitou em lançar num "derby" o Micolli e o Karagounis.

Parece-me sintomático.

Anónimo disse...

O Manuel de Oliveira que se cuide... não é que o CC percebe mesmo disto...