sábado, setembro 17, 2005

Eurolândia

Devido a dificuldades de agenda, só hoje me é possível comentar a semana europeia.

O FC Porto perdeu frente aos escoceses do Glasgow Rangers por 3-2 e desperdiçou uma boa oportunidade de começar, desde já, a garantir um lugar na fase seguinte da Liga dos Campeões.

Os “dragões” eram favoritos e em campo mereciam outro resultado, mas uma defesa que sofreu golos a mais, um ataque que marcou golos a menos e um árbitro que se enganou demais impediram que isso acontecesse.

Em princípio, os Rangers são o adversário directo dos portistas para o apuramento o que torna este resultado ainda mais negativo.

Obviamente que a qualificação continua a ser possível, mas já vai ser preciso fazer umas continhas ou ir ganhar a Itália.

Já o Benfica fez o que tinha a fazer: ganhar em casa ao adversário mais acessível do grupo.

Koeman, desta vez, não inventou, colocou os jogadores “en su sítio” e teve a sorte de ter tido um golo na melhor altura possível.

A exibição de Miccoli deixou “água na boca” e o entendimento com Nuno Gomes ainda pode melhorar.

O Vitória de Setúbal defrontou uma equipa manifestamente superior, mas não deslustrou.

É certo que o empate a uma bola em casa diante da Sampdória deixa a eliminatória complicada, mas tudo pode ainda acontecer. No entanto, os “sadinos” não se podem deslumbrar até porque a prioridade tem que ser a Liga interna e não a UEFA.

Quem também empatou foi o Braga mas em Belgrado. É, em teoria, um bom resultado diante do experiente Estrela Vermelha.

Os “arsenalistas”, que estão a dar cartas a nível interno, já mostram argumentos à Europa e podem chegar à fase de grupos se conseguirem uma vitória em casa.

A lesão grave de Delibasic pode complicar as contas a Jesualdo Ferreira, mas o plantel parece ter soluções.

Na Suécia o Sporting cumpriu a obrigação de ganhar ao último classificado do campeonato, apesar de ter actuado em regime de “rendimento mínimo”.

As estreias a titular de Wender e João Alves foram positivas e o jogo da segunda mão vai servir para cumprir calendário e para a goleada.

No último jogo da noite, o Guimarães renasceu das “cinzas” e conseguiu uma vitória importante diante dos campeões polacos.

Diante do Wisla Cracóvia, Jaime Pacheco fez várias alterações no “11” e a equipa parece ter gostado das “novidades”.

O golo do “Zidane da Tunísia” é um monumento que devia ser classificado pela UNESCO como património mundial.

Resumindo, para as nossas contas na UEFA, a “coisa” não correu mal: Benfica entrou a vencer na Champions, Sporting, Guimarães e Braga estão com um pé na fase de grupos da UEFA.

1 comentário:

rvr disse...

Estou confiante que Portugal vai ter três equipas na fase de grupos da UEFA, só ficando o Setúbal pelo caminho.

No entanto, os sadinos aguentaram-se bem frente à favorita Sampdoria, que veio acompanhada de uma legião de tiffosi, cerca de 400. Impressionante manifestação de apoio por parte dos ultra da Samp.

ps: "O golo do Zidane da Tunísia é um monumento que devia ser classificado como património mundial pela Unesco" - esta frase é uma das melhores postas de pescada que já li na blogosfera:)