domingo, setembro 04, 2005

SIM ou (n)ÃO

No último dia de transferências do mercado de Inverno, o campeão europeu ofereceu 18 milhões de euros ao Benfica por Simão. Os “encarnados” queriam 20 e recusaram.

A dúvida é: Vieira e Veiga fizeram bem ou mal ao não terem vendido o "capitão" por esta verba elevada (bem superior aos 12 milhões que o jogador custou)?

Seguramente que a opinião não é unânime, nem sequer entre os sócios e adeptos do Benfica, os mais inquietos nessa quarta-feira louca.

Em minha opinião – e mesmo correndo o risco de nunca mais haver uma proposta tão elevada – o Benfica fez bem ao aguentar o extremo.

As razões são várias: não só porque Simão é um jogador fundamental no esquema da equipa (Trappatoni dizia “Graças a Deus que temos Simão), pelo que joga e pela mística que tem, mas também pelo facto (que não pode ser negligenciado) de estarmos a poucas horas do fecho das inscrições e de, portanto, o Benfica ficar sem hipóteses de colmatar a baixa.

Por outro lado, ninguém perceberia que a equipa da Luz vendesse o seu melhor jogador 24 horas depois de se ter reforçado com dois internacionais.

Basicamente, o que abortou o negócio foi o “timming”. Se o Liverpool se tem lembrado do português 15 dias/três semanas antes, seguramente que teria havido “fumo branco”, assim…

Percebo que Simão tenha ficado um pouco abalado e desiludido - porque ia ganhar bom dinheiro, porque ia jogar para Inglaterra, porque ia jogar no Liverpool campeão europeu – mas acredito que o “capitão” vai continuar a honrar a camisola do Benfica como sempre fez, a jogar, a fazer jogar, a marcar e a dar a marcar.

O “20” “encarnado” vai, se tudo correr bem, ter outras boas oportunidades e, já foi dito pelos responsáveis, na altura certa, pela verba desejada, Simão vai poder sair a bem e por bem.

Vem aí a Liga dos Campeões e o Mundial da Alemanha. Ao Simão resta continuar a jogar bem e a aguardar pelo momento certo… ao Benfica resta esperar que o jogador “produza” e, ao mesmo tempo, preparar o futuro procurando um jogador à altura.

1 comentário:

rvr disse...

1 - Ainda gostava que alguém me explicasse porque é que a FPF emitiu um comunicado a dizer que o Simão estava dispensado para ir realizar testes físicos a Inglaterra...

2 - Doente da Bola, mas que mística benfiquista é que tem o Simão? Para mim, nenhuma. Aquela novela da braçadeira de capitão do ano passado é demonstrativa da sua personalidade: um "mariquinhas" :)