segunda-feira, outubro 02, 2006

"Pôr toda a carne no assador" (*)

O Benfica venceu (goleou) o Desportivo das Aves por 4-1 em jogo da jornada 5 da Liga e pode ter iniciado a recuperação futebolística e anímica. Foi pelo menos isso que disse Nuno Gomes na "flash interview" da Sporttv.

Pela primeira vez esta época vi um Benfica atacante (mesmo sem ter feito muitos remates), pressionante e a trocar a bola em progressão entre os jogadores.

Claro que o adversário era fraquinho (a continuar assim, o Aves do professor Neca vai direitinho de volta para a Liga de Honra), mas o facto de Fernando Santos ter arriscado (dois avançados, dois alas, dois laterais ofensivos e apenas um médio defensivo) parece ter resultado neste jogo da Luz.

No entanto, percebeu-se perfeitamente que a equipa não está forte psicologicamente, deu duas baldas defensivas ao Aves e tremeu depois do "frango" do Quim.

Pela positiva, destaque especial para dois jogadores: Paulo Jorge (tem vindo a surpreender e a ser um dos melhores do Benfica) e Karagounis (belo jogo até como "trinco").

Curioso também o facto do técnico, após a saída de Simão, ter voltado a ensaiar a táctica de "4-4-2 losango".

Seja como seja, não vale a pena embandeirar em arco e passar do "8 para o 80", como é característico dos portugueses.

As grandes equipas fazem-se com resultados e exibições consistentes e vitórias consecutivas. De nada vale aos "encarnados" este triunfo se não continuarem a ganhar.

As lacunas do plantel continuam lá e as dúvidas em relação a Fernando Santos também, mas não deixa de ser positivo que o técnico tenha sabido alterar e arriscar. Pode ter sido só pela pressão dos lenços brancos, mas o certo é que a equipa jogou bom futebol em alguns períodos do jogo.

Alguns dados ficam deste jogo: pelo menos em casa, o Benfica não pode ter medo de atacar, deve jogar com laterais ofensivos, apenas um trinco e dois pontas de lança.

(*) Esta frase celebrizada por Quinito foi colocada em prática por Fernando Santos ao ver-se empatado com o Aves ao intervalo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim este jogo não conta, já que o adversário é muito fraquinho, como são todas as equipas desse pseudo-treinador extraordinário que se chama Prof. Neca.
Uma boa equipa faz-se com resultados positivos e com consistência( nisso, as equipas de Fernando Santos valem zero). Não se pode ganhar por 4-1 e logo a seguir empatar ou perder.
Quero ver em Leiria e com o Celtic. Bem, pelo menos, o Leiria já não tem Costinha para fazer as exibições da vida dele contra o Benfica.

P.S - Para mim, "Nandinho" está a mais no Benfica e co ele ao leme é esperar por 2007/2008.
P.S - Vi os golos do Boavista contra o Belém (grandes golos por sinal), mas Costinha nunca faz defesas impossíveis, sem ser contra o Benfica?
Maluco do Futebol