quarta-feira, outubro 04, 2006

Médicos há muitos

"Temos o melhor departamento médico de Portugal" - esta é a extraordinária frase que marca a manhã do Benfica.

O que é mais fantástico é que não foi o presidente do clube que a proferiu, como seria normal nele. Foi Paulo Jorge, chegado há poucos meses à Luz, que comentou assim o agravamento da lesão de Rui Costa e o caso adjacente.

Eu percebo que o extremo, ex-Boavista, não podia criticar o seu clube, podia era ter moderado o seu entusiasmo.

Ao longo dos anos, com este departamento médico e esta equipa técnica e as anteriores, têm sido vários os casos, alguns de grande gravidade, muitos mal explicados.

Aproveito a ocasião para citar apenas dois casos: Mantorras (o mais grave) e Rui Costa (o mais recente).

Mantorras

O jovem angolano andou a jogar uma época inteira lesionado, com dores, em sacrifício... sabe-se agora agravando a lesão com os médicos a brincar com um caso sério. Foram duas operações que correram mal e, por fim, uma experiência com um médico espanhol, já depois da rótula ter desaparecido.

Convém recordar que o Benfica tentou disfarçar o erro de duas maneiras: contrato renovado com o jogador, sempre acarinhado por Luís Filipe Vieira, e departamento médico remodelado, com o director anterior a ser substutuido.

Depois de dois anos de calvário, Mantorras voltou a jogar a espaços mas dificilmente passará testes médicos e jogue num outro clube que não os "encarnados".

Enquanto lá estiver Vieira, tudo bem... Se fosse outro jogador, até poderia ter havido queixas em tribunal.

Rui Costa

O "maestro" jogou lesionado diante do Aves e agravou a lesão para níveis que não estão explicados (desde três semanas até dois meses, já se ouviu de tudo).

O que não se percebe é que, tendo o jogador feito três exames de despistagem antes do jogo, não se tenha detectado a gravidade da lesão e tenha sido necessário mudar de analista para perceber uma ruptura de dois centímetros.

O Benfica vem culpar o centro de análise onde tem levado os seus atletas. Convém que perceba o que aconteceu e tome medidas para bem da sua credibilidade enquanto clube e da confiança dos jogadores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estamos em Portugal, não estamos? É só mais uma lesão grave no Benfica... Santa incompetência.

Maluco do Futebol

Anónimo disse...

Só faltou falar de Manuel Fernandes que, por acaso, não quer ouvir falar dos médicos do Benfica.

Coitado do 'bigodinho' que deve estar farto de lidar com esta malta.

MAs quem manda é o Presidente de todos os benfiquistas, o santo Vieira, que não pode sair do Benfica para não ter que responder em tribunal, diz-se...