domingo, outubro 15, 2006

Chapa 4

Depois de tanto ter dito mal do técnico, após alguns resultados e exibições catastróficas, cá estou para, desta vez, dar os parabéns ao Benfica pela exibição em Leiria.

Foi a melhor exibição "encarnada" desta temporada, curiosamente na táctica que tinha ficado adiada desde a pré-época (4-4-2 losango).

Pode ter sido coincidência (só o tempo dirá), mas o certo é que a equipa da Luz teve bons períodos, grandes golos, segurança defensiva, concentração e até uma melhor condição física. Já agora, foi o segundo jogo consecutivo a marcar 4...

Se se recordam, a 6 de Agosto, analisando o plantel e as tácticas, escrevi que o Benfica deveria continuar a apostar no "4-4-2 losango". Claro que, nessa altura, ainda estava ao alto a "novela Simão", que ao contrário do que se esperava acabou por ficar, e ainda tinhamos visto pouco de Katsouranis e Paulo Jorge, por exemplo.

Fernando Santos disse, esta noite, depois do jogo em Leiria, que a equipa nunca tinha deixado de treinar os dois sistemas (4-2-3-1 e o "losango"). Ora, isso parece-me a atitude correcta.

Tem que se dizer com frontalidade: o Benfica, se conseguir ter todo o plantel à disposição, consegue fazer uma boa equipa, com um bom banco, apesar de algumas limitações conhecidas.

É necessário continuar a trabalhar (os dois sistemas), encontrar forma de diminuir as lesões, camuflar as lacunas da equipa (que continuam visíveis) e, depois, ter a sorte dos jogos para continuar a ganhar - e isso é verdadeiramente o que interessa.

Se o Benfica conseguir estabilizar emocionalmente, continuar a ganhar jogos e chegar à reabertura do mercado a lutar pelo título, a contratação de dois/três jogadores (um "8" e um extremo polivalente, pelo menos) em Janeiro pode dar à equipa o equilíbrio que lhe falta.

3 comentários:

Anónimo disse...

Convém não embandeirar em arco com este pseudo-treinador. Celtic, Estrela, Porto e outra vez Celtic. É agora que vamos ver o que vale este Benfica.
Maluco do Futebol

Tiagojcs disse...

Sim será agora que vamos ver o real valor do trabalho de F.Santos . Vem aí um ciclo complicado .

Mas como disse o presidente de todos nós : Quem vier morre !!!!

http://catedraldapalavra.blogspot.com

Anónimo disse...

LLLLLOOOOOOLLLLLL...kem vier morre...olé ja levaram 3 secas...k tristes