segunda-feira, setembro 11, 2006

Mau de mais...

O Benfica entrou na nova Liga com uma semana de atraso, por culpa do "caso Mateus", e, depois do que foi visto no Bessa, fica a ideia de que precisa de adiar mais umas quantas partidas.

Olhando para a exibição dos "encarnados", pouco há a realçar de positivo quer em termos individuais quer de grupo.

A "novela Simão" é uma das grandes responsáveis por este atraso. A equipa começou a ser preparada no pressuposto de que o "20" ia deixar o clube e que, por isso, seria obrigatório mudar; a sua não saída, depois de avanços e recuos, levou a que o treinador voltasse a utilizar uma táctica onde pudesse utilizar em simultâneo o capitão e o "maestro" Rui Costa.

Ora, acontece que uma equipa de futebol, para funcionar, necessita de automatismos, automatismos estes que se ganham treinando e jogando juntos. Isso não tem acontecido e por várias razões.

Por um lado, o plantel continua com lacunas evidentes (continua a haver posições sem suplentes credíveis), por outro, continuo com dúvidas que Fernando Santos seja o treinador certo no lugar certo.

A equipa da Luz está atrasada em todos os aspectos do jogo, táctica e fisicamente, não cria lances ofensivos e, pior que isso, parece ter perdido a coesão defensiva que lhe garantiu importantes vitórias na época passada.

Para além destas evidências, que já se notam desde a pré-época e que não parecem ter tendência para melhorar, há outro aspecto que ficou evidente: a equipa está nervosa, instável em termos emocionais - aquela explosão de Petit !?.

Atenção, a culpa não é só do técnico e dos jogadores... a direcção também tem culpa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é caro amigo, a ciulpa não ´s esó dos jogadores e a direcção também tem culpa. A direcção tem culpa de ter contratado um incompetente chamado Fernando Santos (lembram-se da época 2003/2004 em que o Sporting conseguiu perder o 2º lugar para o Benfica quando o treinador era o Santinho??? e que tinha mais 12 pontos que o benfica quando faltavam apenas 5 jornadas??), que de treinador não tem nada. É conhecido como engenheiro do penta, mas, verdade, verdadinha, era dificil não ganhar já a que a incompetencia do benfica e do sporting era uam realidade.
Quanto ao sistema de jogo, meu Deus, já não via o Benfica jogar tão mal desde os tempos de Artur Jorge. Foi mau demais para ser verdade. O que me consola é que não vamos ganhar na Dinamarca, perdemos com o Nacional e não vai haver outro remédio senão mandar o "nandinho" embora.
Outra pérola deste pseudo-treinador: a eliminatória do sporting com o Glencerlibi ou Gelncerbilixixi, sei lá....
E aquela de por o nuno gomes na esquerda e o petit à direita só labra ao santinho.... Quanto a Rui Costa, discordei da sua contratação, infelizmente vou tendo razão.... Parece que no Benfica os lugares cativos ainda continuam, infelizmente.
Mas o que mais me confunde é isto: nas camadas jovens não um jogador que possamos aproveitar??? Marco Ferreira? Beto?? Mas o que é isto???
P.S: Apesar do mau jogo no Bessa, tenho muita esperança em Miguelito, vamos lá a ver se se concretiza.

P.S (2): Com alas como Manu (com paciencia, o miúdo faz-se), Marco Ferreira e Paulo Jorge não vamos lá...

P.S (3): A entrada assassina de Ricardo Silva não desculpa a expulsão de Nuno Gomes, assim como Petit deveria levar 4 jogos de castigo. E a direcção deveria ter uma palavra a dizer...

P.S (4): A forma como Rui Costa sai do campo e a indisciplina que já vem do ano passado só prova que o Benfica recuou uns anos ao contratar Koeman e F. Santos. Apesar de não morrer de amores por Camcho (bom no espirito de luta, na motivação, mas péssimo nas substituições), penso que seria altura de uma vez mais ter o espanhol a organizar a casa.

P.S (5) Basta consultar a "blogosfera" para perceber a unanimidade que existe contra F. Santos. Só espero que não se insista neste erro até final de época. Vai-te embora nulidade! Ontem já era tarde!!!!

Pedro Oliveira