quinta-feira, setembro 07, 2006

"Foi um grande resultado"

Declarações de Luiz Felipe Scolari depois do Portugal - Finlândia em que empatámos 1-1 fora de casa.

O seleccionador continua, assim, a sua campanha de "arrefecimento" de expectativas, depois do segundo lugar no Europeu e do quarto no Mundial.

Diz Scolari que a "equipa das quinas" não está bem - e tem razão -, também é verdade que há uma série de lesões em jogadores fundamentais (Miguel, Jorge Andrade, Meira, Maniche, Quaresma, Simão...), mas isto não pode explicar tudo.

É que dar a titularidade a Ricardo Costa e Caneira, por exemplo, já é um problema diferente que poderia ter sido resolvido. Quer o jogo particular, quer o oficial provaram que os dois não estão, pelo menos neste momento, em condições para serem titulares.

Por outro lado, convém recordar a "Felipão" que todas as selecções estão a começar e muitas estiveram no Mundial. Por isso, os problemas são comuns.

O certo é que o grupo é longo, faltam muitos jogos. A qualificação é o objecticvo final e isso faz-se jogo a jogo, ponto a ponto.

Não devemos é, nem ser miserabilistas (dizer que "sete pontos nos primeiros quatro jogos é bom" é estar a gozar), nem eufóricos (considerar - como alguns adeptos por aí - que temos a qualificação está garantida porque o grupo é "fácil").

Aliás, o grupo não é tão fácil como parece... mas sobre isso falaremos mais tarde.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo, isto é simples. Scolari "arrefece" as expectativas porque já não tem uma equipa feita, com base no Porto campeão europeu de Moutinho, nem tem Luís Figo. No entanto, a teimosia continua lá..
Porém, convenhamos esta segunda linha nãoé tão forte como o onze titular, quer queiramos, quer não. Sem Miguel o flanco direito não tem profundidade, sem Meira o centor é um buraco (rezemos todos para que r. carvalho não se lesione) e não há alternativa a Nuno Valente. Figo não tem substituto à altura, Ronaldo é imprescindível. No meio campo necessitamos de um grande Maniche, de um regular Costinha e de um Deco em forma. Temos Simão e Quaresma de facto, mas não sabem defender.
No ataque..... resta Nuno Gomes. Postiga? Hugo Almeida??? Não há mais... E se chegarmos ao Euro 2008 (o que eu duvido), ter só uma Floribella para marcar golos é manifestamente pouco-
O nosso grupo não é nada fácil. E muita atenção, porque é agora que se vai ver o que vale scolari. É muito bom fazer pontos contra os Luxemburgos e liechensteins e os jogos com o cazaquistão e azerbeijão não contam. Polónia, Sérvia, Bélgica e Portugal. Neste mini - campeonato, vai decidir-se quem vai ao europeu.

Pedro Oliveira