segunda-feira, maio 22, 2006

"Santos da casa não fazem milagres"

Fernando Santos é o novo treinador do Benfica, notícia que apanhou 99% dos benfiquistas surpresos e de "boca aberta".

Eu ainda não estou recuperado do choque e, seguramente, o engenheiro não era a minha primeira escolha, nem a segunda, nem a terceira...

O senhor engenheiro já esteve, entre outros, no FC Porto e no Sporting e só nos “dragões” venceu (1) um campeonato em três épocas.

Mas, pior que os resultados fraquinhos, o que mais dúvidas me deixa no treinador Fernando Santos é, por um lado, a falta de pulso e a falta de carisma para comandar um plantel e, por outro, a instabilidade táctica e o esquecimento do banco.

Sinceramente, o que me parece é que o também ex-técnico de Estoril, Estrela da Amadora, Panathinaikos e AEK vai ser uma mistura de José Peseiro com Ronald Koeman... e isso não é nada positivo.

Espero, obviamente, estar enganado e estou preparado para dar o “braço a torcer”.

A primeira boa notícia que Fernando Santos me daria era a de não destruir (ou ver destruir) o plantel actual: vendas minimalistas (como nas últimas duas épocas) e poucas contratações, mas boas (jogadores que venham “somar” e equilibrar o grupo).

A segunda boa notícia era o treinador, ao contrário dos dois antecessores, apostar nas camadas jovens.

A terceira boa notícia era, desde logo, perceber qual o “plano A” e o “plano B” táctico da equipa.

PS: Digam o que disserem, não acredito que o falsamente chamado “engenheiro do penta” tenha sido a primeira escolha do Benfica.

1 comentário:

rvr disse...

O Fernando Santos parece claramente uma solução de recurso, não é um nome sonante, tem defeitos, mas também tem coisas boas.

Conhece o futebol português, tem integridade e não concordo que pactue com indisciplinas no plantel.

E por falar em Santos, o Rui "Brilhantina Man" disse há algumas horas na SIC que sabia ter existido uma ofensiva do Chelsea pelo Eto'o. É o maior! :)