quarta-feira, agosto 02, 2006

"Refresh" azul

O campeão nacional parte, mais uma vez, na frente, em termos de favoritismo, para a conquista de mais títulos na época que se avizinha.

Mantendo o mesmo técnico, que lhe deu a "dobradinha", e a mesma estrutura de equipa, o FC Porto tem as condições para repetir os mesmos feitos a nível interno e, claro, melhorar na Champions.

A equipa foi, para já, reforçada por quatro jogadores (Ezequias, João Paulo, Diogo Valente e Sektoui), faltando, claramente, um homem para o ataque.

Olhando para a equipa e para os "recém-chegados" é evidente o objectivo de Co Adriaanse: jogadores polivalentes que possam adaptar-se aos seus esquemas de jogo e, ao mesmo tempo, jogar em mais do que uma posição:

Ezequias: defesa esquerdo, defesa-central
João Paulo: defesa central, trinco
Diogo Valente: médio e extremo esquerdo
Sektoui: extremo esquerdo e direito

Sem Benny e sem Hugo Almeida e com os constantes azares de Bruno Moraes e Sokota, o ataque dos "dragões" está entregue a Adriano e isso é, claramente, insuficiente.

Talvez por uma questão de maior equilíbrio, ou pelo crescimento de Anderson ou pela falta de "homens-golo", Adriaanse parece ir apostar, em primeiro lugar, numa táctica de 3-4-3 e não em 3-3-4 como em boa parte da época passada.

Resumindo, resolvida a questão do ponta de lança (o FC Porto não conseguiu chegar a Hesselink e não se fala, para já, noutro nome), os "azuis e brancos" vão ficar ainda mais fortes, porque mais adaptados e porque têm mais soluções, especialmente defensivas (apesar de eu continuar a achar que falta um lateral direito de raiz).

Aqui fica a minha aposta para "11" titular... com um reforço apenas

Helton
Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel
Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho e Anderson
Quaresma, Adriano e Sektoui


No banco há ainda algumas opções bem válidas:

Vítor Baia
Ricardo Costa, Bruno Alves e Ezequias
João Paulo, Cech, Ibson e Jorginho
Alan, Bruno Moraes e Lisandro

Ainda sobram o eterno lesionado Sokota, o jovem Vieirinha, o "reforço" Diogo Valente e o terceiro guarda-redes Paulo Ribeiro.

Sem comentários: