domingo, agosto 27, 2006

Marcha atrás

Depois de ter "batido no fundo" e terminado um campeonato no sexto lugar, o Benfica encontrou uma estratégia que lhe voltou a dar títulos poucas temporadas depois. No entanto, desde o mercado de Inverno da época passada parece ter havido um retrocesso.

A recuperação dos "encarnados" foi iniciada, basicamente, com a chegada de Jose António Camacho a meio da época de 2002/03 com a equipa a terminar a Liga no segundo posto.

No final dessa época, o treinador espanhol fez uma exigência fundamental para a renovação do contrato e que se revelou decisiva para a melhoria do plantel: "Não pode sair nenhum jogador essencial".

Face a esta nova estratégia, não saiu ninguém, entraram dois titulares (Fyssas e Luisão) e a equipa começou a ganhar automatismos e a subir de rendimento, também impulsionada pela união de grupo surgida após a tragédia de Miki Feher.

No final, a equipa da Luz conquistou a Taça de Portugal, diante do FC Porto, e voltou a ficar em segundo na classificação.

Já na época 2004/05, já com Giovanni Trapatoni nos comandos, e sem Tiago (titular vendido ao Chelsea), continuou a contenção de entradas e saídas e - claro - o objectivo era o regresso ao título 11 anos depois.

O triunfo foi conseguido, apesar do Benfica não ter, reconhecidamente, o melhor plantel dos "grandes". A grande vantagem era a união e o conhecimento do grupo de trabalho, aliado à experiência do treinador.

Do grupo de campeões apenas saiu Miguel e toda a estrutura continuou intacta com a chegada do técnico holandês Ronald Koeman, que ainda conseguiu Karagounis e Miccoli como reforços.

A estratégia parecia, assim, que se ia manter pela quarta época consecutiva, mas algou se alterou e para pior no mercado de Inverno da temporada passada.

O que se passou?

De repente, chegados ao Natal da época passada, os "encarnados", em três competições (Campeonato, Taça e Liga dos Campeões) e ainda com lacunas no plantel, fizeram uma mão cheia de contratações com o objectivo de melhorar a equipa.

Ora, não foi nada disso que aconteceu e por duas razões: primeiro porque a chegada de tantos "corpos estranhos" encravou a máquina e minou o grupo e, depois, porque os novos não corresponderam (Moretto, Marco Ferreira, Robert, Manduca, Marcel), nenhum deles justificou a aposta.

Era indiscutível que o Benfica necessitava de alguns jogadores, mas tinham que ser verdadeiras mais valias para entrarem num grupo que tinha sido campeão. Claramente, não foi isso que aconteceu...

A precipitação da SAD (tão usual num passado recente) foi tal que, dos cinco reforços de Dezembro, três já não estão no plantel (Robert, Manduca e Marcel) e os outros dois são suplentes ou reservas.

A juntar a estes casos mais evidentes há ainda outros jogadores (também eles chegados recentemente) que estão afastados, mas que continuam no "sai não sai": André Luiz, Everson, Karyaka ou Karagounis.

O certo é que esta política não trouxe benefícios à equipa nem em termos desportivos (terminou a época em terceiro) nem financeiros (nenhum foi até agora vendido por dinheiro que se visse).

Quando se sabe que, obrigado pelo "project finance", o Benfica tem que fazer, pelo menos, 10 milhões de euros em receitas de jogadores (Manuel Fernandes dá 8.5 milhões), este dinheiro deitado à rua com jogadores duvidosos, ainda menos se compreende.

É obrigatório que presidente, director-geral e treinador se entendam sobre que rumo dar à equipa, que reforços são efectivamente necessários por forma a que a SAD volte a vender pouco mas bem e a comprar verdadeiras mais valias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem mais caro amigo. Como sempre, atento e com uma analise perfeita. Bem, acho que acertaram na mouche com Miguelito. Espero que não em desiluda. Já li num post abaixo que já te converteste ao quim... Sem duvida, aquele que tem de ser titular.

P.S: Já pensaste em dizer ao Presidente do Alcobaça para também colocar um recurso para ir para a Superliga? Eu vou dizer o mesmo ao Presidente do União de Santarém

Cumprimentos,
Pedro Oliveira

P.S (2): Mas porque raio continua a haver tanta lesão muscular no benfica??? E Miccolli? Sempre no estaleiro... Já enerva....