domingo, agosto 06, 2006

Avisos em tons de azul

O FC Porto perdeu os dois jogos do Torneio de Amsterdão e deixou algumas indicações preocupantes, não só no ataque mas também na defesa.

O ataque

Os problemas ofensivos são “públicos e notórios” e Co Adriaanse não se cala com a necessidade premente de contratar um ponta de lança.

Os “dragões” cometeram o mesmo erro do Benfica (com Karadas) na época passada e contaram com “o ovo no cu da galinha” ao dispensar Hélder Postiga, emprestar Hugo Almeida e transferir McCarthy antes de garantir o reforço para o ataque.

Com Bruno Moraes e Sokota sempre lesionados, sobra Adriano e a meia adaptação do esta época esquecido Lisandro.

O técnico holandês continua a pedir um “matador”, mas Pinto da Costa não parece pelos ajustes e diz que não há dinheiro.

Não sei como vai acabar este braço de ferro, mas a última palavra é, claro, do presidente e vamos ver o que faz Adriaanse que ontem voltou a deixar o aviso: “Não há dinheiro para um avançado. Então continuaremos a fazer exibições divertidas mas a perder estes jogos”.

A defesa

Entretanto, para além das questões ofensivas, o treinador da “dobradinha” também não pode negligenciar os problemas da defesa.

Claro que é fácil dizer que falta um avançado e que se falham oportunidades de golo, mas isso nada tem a ver com os seis golos sofridos nas duas partidas realizadas na Holanda.

Tal como na época passada, parece que as tácticas de 3-4-3 (deste ano) ou 3-3-4 (do ano passado) não funcionam em jogos internacionais.

E ainda pior que os seis golos sofridos, nota para os erros defensivos cometidos, mesmo pelos “titulares” (que jogaram frente ao Manchester United).

Muitos espaços abertos, dificuldades de velocidade, compensações tardias...

Sendo certo que estamos a falar de jogos particulares e que estes servem precisamente para testes e experiências, a verdade é que, depois da má época europeia, esta época os problemas parecem manter-se.

Vamos ver se, quando chegar a hora da verdade, Adriaanse vai ou não recuar e voltar aos quatro defesas.

Sem comentários: