quinta-feira, junho 15, 2006

“Triângulo das Bermudas”

Como já é clássico nos meses de Verão, o Benfica inaugurou a habitual novela das contratações para a próxima temporada.

O nome da novela desta época chama-se "Triângulo das Bermudas".

Descontando os (muitos) nomes que vão sendo atirados para o ar, há dois que parecem interessar mesmo a Fernando Santos: o trinco Katsouranis e o médio ofensivo D´Alessandro.

Para já, não quero falar sobre os jogadores em si e a táctica que estará a ser preparada pelo novo técnico.

A questão que se coloca aqui tem a ver com as negociações e as dificuldades de contratação que o clube da Luz parece estar a sentir para fechar os negócios.

Claro que, sem vender nenhum dos seus jogadores nucleares (Simão está à espera que o telefone toca e Luís Filipe Vieira também), os "encarnados" não conseguem dinheiro fresco para fazer negócios.

Como se sabe, para se conseguir contratar um atleta é necessário chegar a acordo com o clube do jogador e com o próprio atleta.

Ao que parece, desta vez, o Benfica já convenceu os dois jogadores, mas está a sentir dificuldades para "dobrar" os clubes.

Em outras situações aconteceu exactamente o contrário, e já vários negócios abortaram por não se conseguir completar o "triângulo" com os jogadores a "desaparecerem" da órbita do Benfica e a "aparecerem" noutros clubes.

Alguém vai acabar por chegar, mas o mais certo é serem as terceiras ou quartas opções. O ano passado, por exemplo, aconteceu isso com os avançados: Tomasson e Kalou foram os dois nomes mais falados (e confirmados) até à chegada, já em cima da hora, de Miccoli.

O que não havia necessidade era estas novelas serem públicas, deixando à vista as dificuldades do Benfica em conseguir os jogadores que pretende e a dar aso a piadas dos adversários.

Claro que a situação se agrava por culpa dos dirigentes que tentam “tapar o sol com a peneira” e continuam a prometer contratações sonantes, apesar de saberem que não chegam lá.

O ideal seria conseguir blindar estes negócios até estarem 100% garantidos, mas, claro, isso não é fácil. Tirando o Chelsea nenhum outro clube consegue, sem medos, anunciar alto e bom som o que pretende e, mesmo assim, fechar os acordos.

Sem comentários: