segunda-feira, junho 26, 2006

Bola de Berlim (11)

ou... "o jogo heróico de Nuremberga"

Portugal venceu a Holanda por 1-0 nos oitavos de final do Mundial da Alemanha. Foi uma partida louca, intensa, sofrida, inolvidável.

Foi uma partida incrível, de luta, entrega, entre-ajuda, espírito de sacrifício e, claro, alguma sorte e saber.

Foi mais um daqueles jogos tipo "missão impossível" que o "fado português" gosta e precisa. Parecido com este, nos últimos anos, recordo imediatamente, sem pesquisa, três jogos: Alemanha - Portugal (Estugarda), Portugal - Inglaterra (Euro 2000) e Portugal - Inglaterra (Euro 2004).

O jogo...

Portugal não entrou bem, mas voltou a ter a sorte do jogo ao marcar no primeiro remate que fez à baliza, outra vez, por Maniche e falhou o segundo por Pauleta mesmo em cima do intervalo.

Aguentando na defesa, a equipa das "quinas" jogou quase todo o segundo tempo em inferioridade numérica e teve que saber sofrer, levou uma bola à barra, mas, mesmo assim, podia ter "matado" o jogo com vários contra-ataques.

Contra a "laranja" e contra um árbitro russo que prejudicou Portugal e o futebol, a vitória lusa acabou por ser justa.

Nota para a lesão de Ronaldo que foi arrumado logo aos sete minutos e o senhor Ivanov só mostrou o amarelo.

Destaques positivos para Ricardo e Ricardo Carvalho, Miguel e Maniche, Figo e Simão...

Destaques negativos para a infantilidade de Costinha e para as grandes dificuldades de Nuno Valente sobre Van Persie.

Luiz Felipe Scolari continua de "pé quente", conseguindo e cultivando a união do grupo e dando lições de psicologia, até nas conferências de imprensa.

Está cumprido o objectivo primeiro (chegar aos 8), agora o que vier é lucro e tudo é possível. No sábado... venha a Inglaterra.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como aqui disse vária vezes, não concordei com as opções de Scolari, só que.... aqule cultura de clube parace que dá resultados. Ontem, até acho que na generalidade o árbitro esteve bem, mas com dois erros graves a prejudicar Portugal: aquela entrda sobre o Ronaldo era para vermelho e o vermnelho a Deco é pura invenção.
P.S: O que estaria Costinha a pensar quando cometeu aquela infantilidade???
P.S (2): Força Portugal. Venha a Inglaterra. O verdadeiro mundial começa agora
Pedro Oliveira