quinta-feira, dezembro 01, 2005

Riscas e riscos…

Joga-se esta sexta-feira o clássico do Dragão entre FC Porto e Sporting. Frente a frente, o líder “azul e branco” e os “leões” em recuperação.

O factor casa poderá vir a dar ligeira vantagem ao FC Porto mas, “a descontar”, está o “factor Adriaanse”.

Como vai o técnico holandês abordar o jogo? Vai colocar os jogadores que estão em melhor forma? Vai jogar, utopicamente e loucamente, ao ataque? Vai gerir, também a pensar a Liga dos Campeões? Vai saber ler o jogo?

Quanto ao Sporting tem pouco a perder e muito a ganhar com esta partida. A equipa ganhou tranquilidade com Paulo Bento, voltou a ganhar jogos, está a subir na tabela e joga fora. Por isso, qualquer mau resultado trazido do sucessor das Antas, não deve abalar a equipa.

No que diz respeito às equipas: Co Adriaanse está na máxima força (só faltam Sokota, que nunca foi primeira escolha, e Bruno Morais que está lesionado desde o princípio da época).

McCarthy deve continuar a sua travessia no deserto.

Já Paulo Bento continua a deixar Liedson de fora por castigo e não joga com Douala, Beto e João Alves, todos lesionados.

Assim sendo, se Adriaanse não inventar, deve jogar em 4-3-3: Vítor Baia, Bosingwa (à falta de melhor), Pedro Emanuel, Pepe e Cech (duvido que César Peixoto jogue depois do que aconteceu em Barcelos); Paulo Assunção, Lucho e Ibson (Jorginho e Diego não estão em forma); e um trio na frente de ataque (Lisandro, Hugo Almeida e Quaresma).

Do lado “verde e branco”, sem Liedson e Douala, o jovem treinador português vai ter que procurar parceiro para o “renascido” Deivid. Paulo Bento tem três opções: Sá Pinto (a mais provável, até porque, para além de jogar na frente também fecha melhor no meio-campo), Wender (o mais parecido com o avançado camaronês, mas que não tem jogado) ou a surpresa Pinilla (“bebé chorão”, avançado mais central, mais semelhante ao “levezinho”).

Sem extremos clássicos e face ao 4-3-3 adversário, o Sporting deve entrar em campo com um 4-4-2, em losango (“à Mourinho” da época passada).

Na baliza, o “renascido” Ricardo, na defesa Rogério, Tonel, Polga e André Marques (o miúdo jogou bem a última partida, mas talvez ainda jogue o adaptado Tello); Custódio, João Moutinho, Carlos Martins e Nani; Sá Pinto (porque não Pinilla?!) e Deivid.

Se se confirmarem estas tácticas, talvez o Sporting tenha alguma vantagem em campo. A principal luta seria entre um ataque que pode ser demolidor, mas que tem marcado poucos golos, contra uma defesa instável e insegura.

Quem ganhar este confronto directo vai estar mais perto de vencer a partida do Dragão. Depois há dois avançados centrais do Sporting contra dois centrais do FC Porto e três médios "azuis" (mais compactos), contra quatro "verdes" (mais "espalha brazas").

À espreita deste resultado vai estar uma mão cheia de equipas: desde o Nacional ao Braga, passando pelo Setúbal e chegando, obviamente, ao Benfica, que espera que o FC Porto não ganhe.

1 comentário:

rvr disse...

0-15! :)