terça-feira, abril 18, 2006

Objectivo: Permanência

Faltam três jornadas para terminar o campeonato, há nove pontos em disputa e 10 equipas em busca de salvação.

Em cima, o FC Porto já é campeão e, em baixo, o Penafiel já desceu. Tudo o resto está por decidir. Há, portanto, três vagas por preencher abaixo da “linha de água”.

Se a Liga terminasse hoje Gil Vicente, Vitória de Guimarães e Rio Ave eram os “felizes” contemplados com a descida de divisão.

Nas últimas jornadas, a equipa de Vítor Pontes tem feito muitos pontos mas, para seu azar, os adversários directos também começaram a pontuar mais.

Por exemplo, na última jornada, seis dos últimos 10 classificados venceram e, agora, os tão falados 40 pontos podem não chegar. Vão ser várias as “discussões directas” nesta altura quente do campeonato e tudo vai ficar decidido aí.

Feita uma análise rápida do que está para a frente destes 10 clubes ainda, matematicamente, em risco tudo deve ficar decidido entre quatro (para além dos três já citados, também a Naval) por terem, obviamente, menos pontos mas também devido aos calendários.

Na teoria, o calendário mais dificil é o de Guimarães (Boavista, FC Porto e Estrela da Amadora), mas o Rio Ave, mesmo tendo mais um ponto (34) que os vimaranenses não está muito melhor, apesar de ter uma partida com um adversário directo (Gil Vicente, Sporting e Leiria).

Os de Barcelos, com 33 pontos, para além do jogo com os de Vila do Conde defrontam também o europeu Braga e o quase tranquilo Belenenses, enquanto a equipa da Naval joga contra Sporting, Leiria e o despromovido Penafiel.

Claro que as outras equipas (Paços de Ferreira, Académica, Belenenses, Estrela da Amadora, Marítimo) que estão até aos 40 pontos (da União de Leiria) ainda podem vir a cair na zona de descida mas, se os resultados foram “normais” estarão safos e essa meta pontual, já definida pelos técnicos, vai ser suficiente.

Voltaremos, seguramente, a este tema quando houver certezas. Haverá muito para dizer nessa altura.

1 comentário:

rvr disse...

Está a ser dramática esta luta pela manutenção.

Tenho pena, mas as coisas estão muitíssimo complicadas para o Guimarães, que até se reforçou bem para esta temporada.

Fico contente por o Belenenses e a Académica estarem quase "lá", mas não podem adormecer porque logo atrás estão várias equipas a morder os calcanhares.

Para concluir, espero que seja uma luta limpa até ao final, tanto para descer de divisão como pelo acesso à Liga dos Campeões e à Taça UEFA. Que ganhem os melhores.