sábado, abril 08, 2006

O jogo do título?

Esta noite, em Alvalade, vão estar frente a frente os primeiro e segundo classificados da Liga, a cinco jornadas do fim do campeonato.

O Sporting joga em casa, tem dois pontos de atraso, e vem de uma impressionante série de 10 vitórias consecutivas (que começaram precisamente contra o Benfica).

Já o FC Porto lidera e tem melhorado nos últimos tempos, à medida que a equipa se vai adaptando ao 3-3-4 de Co Adriaanse, e sabe que, se ganhar é campeão.

Na partida de logo não há favoritos (é claramente jogo de “tripla”), sendo que o Sporting para além do factor casa, tem a vantagem dos resultados nos jogos decisivos (o técnico holandês ainda não ganhou nenhum clássico) e vai ser interessante a luta táctica dos dois técnicos.

Adriaanse e Bento já começaram a troca de palavras sobre quem estava mais pressionado, mas não foi nada que não seja habitual.

Acredito que apesar de ser um jogo (quase) decisivo, os treinadores não vão alterar as tácticas mais habituais: o 4-4-2 losango de Paulo Bento contra o 3-3-4 elástico (muito por culpa de Cech e Assunçã0) de Adriaanse.

Claro que convém não esquecer que, para além da vitória, o empate serve mais aos "azuis e brancos".

SPORTING

Nos “leões” não me parece que haja grandes dúvidas:

Ricardo
Abel, Tonel, Polga e Caneira
Custódio, João Moutinho, Carlos Martins e Sá Pinto
Deivid e Liedson

A dúvida pode ser a posição do capitão Sá Pinto, que se despede dos clássicos: se jogar na frente, pode entrar João Alves (mais defensivo) ou Nani (mais ofensivo) para o meio campo.

No banco estarão ainda Koke e Douala para o caso de ser preciso virar um resultado.

FC PORTO

Nos “dragões” Cech e Lucho recuperaram e devem ser titulares:

Helton
Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel
Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho
Quaresma, Adriano, McCarthy e Cech

A titularidade de Cech pode ser determinante, graças à sua polivalência, já que pode jogar no ataque, no meio-campo e na defesa o que, só por si, transforma o 3-3-4, num 3-4-3 ou num 4-4-2.

Seja qual for o “11” são inúmeras as opções ofensivas que Adriaanse pode ter a seu lado no banco: Alan, Jorginho, Ivanildo, Lisandro e Hugo Almeida.

SURPRESAS?

Claro que surpresa (grande) seria os técnicos alterarem aquilo que é habitual e tentarem trocar as voltas ao adversário.

E se o Sporting entrasse em 4-3-3? Aí jogadores como Douala, Koke e, outra vez, Nani poderiam jogar de início.

E se o FC Porto entrasse em 4-3-3? Aí, Jorginho e Lisandro poderiam ser as novidades.

À ESPREITA

Entretanto, a sonhar com o impossível estará o Benfica que quererá o empate (para ambos perderem pontos). No entanto, por mim, acho que o mais avisado seria apostar na derrota do Sporting para ainda pensar, seriamente, no segundo posto que dá acesso directo à “Champions”.

Sem comentários: