sábado, abril 28, 2007

Derby Capital

Este é daqueles jogos que pode até nem resolver nada, mas é sempre uma partida especial porque ninguém quer perder.

Neste caso, Benfica e Sporting vão decidir o segundo posto na tabela e, já agora, quem recebe sete milhões de euros de brinde, segundo contas de Filipe Soares Franco.

SPORTING

Os "leões" estão motivados e a conseguir resultados especialmente desde que venceram o FC Porto no Dragão.

São sete vitórias consecutivas e o ressuscitar de uma equipa que chegou a estar moribunda para a luta do título.

Muita da "culpa" da recuperação da equipa de Alvalade tem a ver, indiscutivelmente, com as exibições da revelação do campeonato: Miguel Veloso. É ele que marca os ritmos da equipa, inicia a maioria das jogadas e faz vários "passes de ruptura" (obrigado Luís Freitas Lobo).

Por outro lado, os comandados de Paulo Bento estão mais frescos, primeiro porque estão com menos minutos nas pernas e, depois, porque a tão criticada rotatividade de há uns meses está, agora, a dar frutos.

BENFICA

Do lado "encarnado" pesou muito o empate frente ao FC Porto e a equipa juntou a quebra psicológica à quebra física e rapidamente o Benfica deixou de estar dois pontos à frente para passar a estar cinco atrás.

Depois de cinco jogos sem ganhar, a equipa lá foi arrancar um triunfo difícil na Madeira, apesar da largueza exagerada do resultado.

O destaque nos comandados de Fernando Santos é, agora e sempre esta época, Simão. Falta perceber se, vindo de lesão, o capitão está em condições de fazer a diferença.

Sem ter rodado o plantel quando devia, o técnico tem os jogadores muito "espremidos" e falta perceber se têm cabeça (atletas e "mister") para mais um jogo que decide.

O JOGO

Numa partida em que vão estar em confronto duas tácticas iguais (4-4-2-losango), mas com sistemas diferentes, vai ser interessante ver alguns duelos.

Vamos às apostas:

Benfica
QUIM
NÉLSON, DAVID LUIZ, ANDERSON, LÉO
PETIT, KATSOURANIS, KARAGOUNIS, RUI COSTA
SIMÃO e MICCOLI

Sporting
RICARDO
CANEIRA, TONEL, POLGA, TELLO
MIGUEL VELOSO, JOÃO MOUTINHO, NANI, ROMAGNOLI
YANNICK e LIEDSON

No Benfica não há mais opções e a única alteração poderia ser a entrada de Nuno Gomes. No entanto, face ao meio-campo do Sporting, o "maestro" tem que ter as costas bem cobertas para jogar mais livre e, ao mesmo tempo, ter homens rápidos para abrir linhas de passe.

No Sporting, não é certo que Tonel recupere a titularidade e pode jogar Abel na direita e Caneira continuar ao lado de Polga. Por outro lado, depois dos três golos, pode parecer estranho que não jogue Alecsandro, mas Yannick é mais rápido.

Resultado: imprevisível. Tripla no totobola.

Sem comentários: