sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Saldos

Os plantéis estão fechados e todos fizeram os acertos possíveis e não os desejados. Nota geral: pouco dinheiro, mercado muito morno .

Os "grandes" não fugiram à regra e foram comedidos nos "acertos" agora em Janeiro.

BENFICA

Foram os "encarnados" que mais estiveram no mercado com quatro saídas (Alcides, Ricardo Rocha, Diego e Fonseca) e duas entradas (David Luiz e Derlei).

Do ponto de vista financeiro estes foram negócios claramente positivos com a entrada de mais de 10 milhões de euros (deve juntar-se o novo empréstimo de Manuel Fernandes e a vitória no Dubai) e o gosto reduzido, já que estamos a falar de dois empréstimos.

Agora, do ponto de vista desportivo, a análise é mais complicada: David Luiz é um miúdo desconhecido que vem ocupar a vaga de um titular experiente (à primeira vista, talvez precipitada, o clube ficou a perder) e Derlei é (era) um grande jogador, polivalente, experiente, conhecedor do futebol português. Se o "ninja" estiver fisicamente em condições pode ser, efectivamente, uma mais valia.

No entanto, atenção para o facto da saída de Alcides (central e lateral direito) não ter sido compensada e para o caso Fonseca (deixou o clube na altura em que começava a "mostrar serviço").

Para além destes dois casos, convinha que os dirigentes da Luz não se tivessem esquecido que Nuno Assis está "fora de jogo" até final da época, faltou, também aqui, a devida compensação (falou-se muito em Filipe Teixeira, mas...).

Por fim, continuam a causar estranheza, por razões diferentes, os casos de Karyaka e, especialmente, Marco Ferreira.


FC PORTO

Os "dragões" tiveram três saídas "patrocinadas" por Co Adrianse (Ezequias, Diogo Valente e Tarik) e duas entradas (Lucas Mareque e Renteria).

Os que deixaram o clube eram muito pouco utilizados por Jesualdo Ferreira e estavam claramente fora da órbita do técnico e, assim sendo, não há surpresas.

Nos reforços, Lucas Mareque é lateral-esquerdo, posição para a qual os portistas só tinham de raiz Marek Cech, e portanto a ideia foi equilibrar o plantel. Já Renteria é avançado rápido que pode jogar na frente, mas também descaido para a direita (salvaguardadas as devidas distâncias parece-me algo semelhante a Derlei). Vamos ver como se adapta.

Ficou a faltar, até pela lesão de Pedro Emanuel, um defesa-central. Apesar disso ainda há João Paulo e Ricardo Costa.


SPORTING

Os "leões" foram os mais comedidos nas compras de Natal e a única mexida que fizeram foi a entrada do junior Pereirinha que antecipou o regresso à "casa mãe".

O desejo era Rochemback mas as partes não chegaram a acordo, já que a equipa de Alvalade só queria o empréstimo e o Middlesbrough só aceitava vender. Estas são as lacunas mais evidentes.

Fica assim a faltar um médio experiente que dê cabeça ao meio-campo e liberte João Moutinho da função "faz tudo" e, já agora, um avançado que ajude na marcação de golos.

João Alves e Romagnoli estiveram com um pé fora do clube, mas acabaram por ficar.

Sem comentários: