quarta-feira, fevereiro 21, 2007

“Plano B”

Recentemente, FC Porto e Sporting mostraram “novas caras tácticas” nas respectivas equipas.

Vindo de resultados negativos, Jesualdo Ferreira aproveitou a partida, em casa, frente à Naval para estrear o “4-4-2 losango”.

Marek Cech jogou no meio-campo, no vértice esquerdo, e Bruno Moraes esteve nas costas dos dois avançados (Postiga e Lisandro).

Neste jogo a “coisa” correu bem, até porque a oposição não foi grande, e pode ser uma alternativa para quanto não houver Quaresma. Parece dar mais poder de jogo ao ataque dos “dragões”.

Fundamental, como em qualquer outro “4-4-2 losango”, é a actuação dos laterais que têm que ser bem ofensivos e se há coisa que Bosingwa e Fucile gostam de fazer é atacar (é verdade que nem sempre bem, especialmente no caso do português).

Já no Sporting, Paulo Bento mostrou nos últimos minutos frente ao Nacional – e já repetiu – um “3-5-2” alternativo ao “4-4-2 losango”.

O objectivo é, uma vez mais, reforçar o ataque e tentar “virar o jogo”. Nos primeiros exames, o “plano B” resultou e os “leôes” marcaram muitos golos.

Falta perceber se o técnico vai continuar a apostar na nova fórmula só quando troveja ou se vai preferir ir dando mais minutos ao “3-5-2”.

Os primeiros exemplos foram positivos, mas são dois casos a rever no futuro.

Por outro lado, não deixa de ser curioso que os três grandes tenham jogado esta jornada com a mesma táctica. Está mesmo na moda o "losango".

Sem comentários: