segunda-feira, fevereiro 26, 2007

“Pela boca morre o peixe”

Nestes últimos dias têm acontecido algumas declarações, no mínimo, surpreendentes nos chamados três grandes.

  • No FC Porto, o treinador Jesualdo Ferreira disse que os “dragões” tinham “os melhores jogadores de Portugal”.

    Percebe-se a intenção do técnico: motivar os seus atletas e mostrar que confia neles para sair de uma fase menos positiva.

    Até aqui tudo bem, a questão é que, colocando a fasquia tão alta, o professor está a jogar tudo: se a “coisa” correr bem, é normal (afinal, eles têm o melhor plantel); se a “coisa” correr mal, a culpa é de Jesualdo que não soube “aguentar o barco”.

  • No Sporting, o presidente Filipe Soares Franco falou aos jornalistas, depois do empate em casa diante do “lanterna vermelha”, para dizer que os sócios têm que acarinhar os jovens e “não podem querer tudo”.

    Ora, na parte do “carinho” estamos todos de acordo: os adeptos devem apoiar a sua equipa sempre, especialmente quando as coisas estão a correr mal, sejam os jogadores novos ou velhos.

    O que não se percebe é a parte do “não podem querer tudo”. Que eu saiba sempre foi assumido que os “leões” eram candidatos a vencer todas as provas. Aliás, o próprio Soares Franco chegou a dizer: “Porque não ganhar a Liga dos Campeões” (frase extraordinária conhecendo o plantel e especialmente sabendo qual o grupo em que a equipa estava inserida.

    Se já não acham que a equipa pode ganhar tudo, então, das duas uma: ou enganaram-se na análise ao plantel no início de época e, então, devem pedir desculpa ou, por outro lado, sabiam das fraquezas da equipa e enganaram os sócios, tentando vender “gato por lebre”.

  • No Benfica, o sempre reservado e humilde Fernando Santos disse que a equipa ia ganhar o próximo jogo e acrescentou: “Somos imbatíveis em casa”.

    Eu sou daqueles que já por várias vezes criticou o treinador “encarnado”, não concordou com algumas das suas ideias e exaspera com as suas alterações no banco.

    No entanto, parece-me claro que este tipo de declarações antes de um jogo não são benéficas para o Benfica (já que criam pressão nos jogadores) e, ao mesmo tempo, ajudam a motivar (ainda mais) os adversários.

    É que, caso não saiba o engenheiro Fernando Santos, não há equipas imbatíveis, muito menos este Benfica com jogadores como Beto, Marco Ferreira, Karyaka ou Mantorras, por exemplo.

Vamos ver o que acontece nas próximas semanas. Se continuar a haver declarações estúpidas, vamos ter que “abrir” mais uma rubrica aqui no "Doente da Bola".

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro camarada, concordo quase em tudo. E, desculpa que te diga, falta aí uma critica a um jogador absolutamente irreal: Nuno Gomes.
Pronto, já sei que o homem marcou mais de 100 golos (apesar de ter falhado outros 500) e que faz muitas tabelinhas para os outros marcarem. Enfim, a comunicação social gosta deste tipo de análises...

Maluco do Futebol