Inspirado numa outra "Radiografia" em que estive envolvido, cá estou a abrir o ano de 2007 com um resumo/balanço final do ano que agora terminou.
No futebol, dentro das quatro linhas, o ano foi "azul e branco": o FC Porto ganhou campeonato e taça, a Itália venceu o Mundial.
A selecção nacional chegou a sonhar, mas terminou em quarto lugar na Alemanha. Figo deixou a equipa das "quinas", mas já passou o testemunho a Cristiano Ronaldo.
Os "dragões" ficaram sem Adriaanse e escolheram Jesualdo Ferreira, já o Benfica despachou Ronald Koeman e contratou Fernando Santos. O Sporting substituiu Peseiro por Paulo Bento.
Já fora do campo, 2006 ficou marcado pelo Calciocaos em Itália e, ainda, pelo caso "Apito Dourado" em Portugal, agora (bem) entregue a Maria José Morgado.
Outra "vergonha" (assim disse Hermínio Loureiro, o novo presidente da Liga) foi o "caso Mateus", com o Gil Vicente a ser chutado para a Liga de Honra por troca com o repescado Belenenses.
Fora do "desporto-rei" outros estiveram em grande destaque em 2006:
No atletismo, Francis Obikwelu ganhou duas medalhas de ouro para Portugal, Naide Gomes ganhou a prata e João Vieira o bronze nos Europeus de atletismo.
Vanessa Fernandes esmagou no triatlo e ganhou tudo o que havia para ganhar. É uma das grandes esperanças para os Jogos Olimpicos de 2008.
Também em grande e também esperança esteve a judoca Telma Monteiro que conquistou os títulos europeus de seniores e sub-23 na categoria de menos 52 kg, o que lhe dá o primeiro lugar no ranking mundial.
Ainda este ano ganhámos um vice-campeão mundial de esgrima, em Espada, por Joaquim Videira.
2006 foi também ano de despedidas, destaco quatro: Zidane, Schumacher, Thorpe e Nuno Delgado.
PS: Já agora... que 2007 seja o melhor de sempre.
segunda-feira, janeiro 01, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário