terça-feira, janeiro 09, 2007

À Beira do precipício

Já diz o ditado popular: “À primeira caem todos, à segunda só cai quem quer”. Em Aveiro, parece, ninguém o conhece.

Não satisfeito com a primeira experiência (que o deixou na Liga de Honra), o Beira-Mar volta a entregar o clube nas mãos de um grupo de investidores estrangeiros.

Os espanhóis da Inverfutbol (empresa recém formada de Maiorca) vão tentar o que os ingleses da Stellar Group não conseguiram em 2004.

O início desta segunda vida está a ser em tudo idêntica à primeira: despachar o técnico que está e impor um treinador “nosso”; contratar jogadores para “reforçar” o plantel.

Como se lembram, da primeira vez, o Beira-Mar teve quatro treinadores, chamou uma carrada de atletas, mas acabou, mesmo, por descer de divisão.

De todos os “cromos” que chegaram só dois tinham qualidade para a nossa “caderneta”: Paul Murray e, especialmente, Stephen McPhee.

Claro que não sabemos o que vai acontecer agora. O certo é que o Beira-Mar é o “lanterna vermelha” da Liga e vai apostar num técnico (Fernando Soler – ex-jogador do Maiorca) sem nenhuma experiência (nunca esteve no comando de uma equipa).

Temo que a “coisa” possa voltar não correr bem, mas... E será que daqui a dois ou três anos não haverá “duas sem três”.

Pesadelo Carvalhal...

Por falar em “mister”, Carlos Carvalhal volta a ser “chutado para canto”. Do Sporting de Braga saiu, alegadamente, porque a família estava a ser ameaçada, isto numa altura em que a equipa estava bem na Taça UEFA e nos ligares cimeiros do campeonato; do Beira-Mar saiu porque o patrão obrigou, sem sequer o conhecer ou querer conhecer.

Carvalhal é, desde a fantástica campanha do Leixões, sempre considerado como um dos discípulos de Mourinho ou, pelo menos, um dos melhores da “nova vaga”.

Eu até acho que ele tem todas as condições para ser um bom técnico, mas entendo que um pouquinho mais de humildade e menos de basófia não lhe faziam mal.

Apesar disso, não merece o que lhe está a acontecer esta época.

1 comentário:

Anónimo disse...

Carvalhal, um dos melhores da nova vaga? Estás maluco ou quê? Depois do Leixões, o que fez de especial? Nada no Belenenses, nada no Braga,nada no Beira - Mar! Este é mais um bluff inventado pela imprensa, rádio e televisão.
À semelhança de outro pseudo - treinador, José Couceiro, que chegou a treinador dos Sub - 21 sem saber ler, nem escrever. Entre estes dois e Luís Campos ( um autêntico enterra equipas da 1º Divisão), as diferenças são poucas, as semelhanças muitas.
Contudo, apesar de achar que Carvalhal não é treinador para o escalão maior, reconheço que não é assim que se tratam as pessoas. Os dirigentes do Beira - Mar trataram Carvalhal como lixo, isso não se admite. Acima de tudo, é um ser humano!
P.S: Outros dois que precisam de descer à terra são Manuel Machado e Carlos Brito
Maluco do Futebol