quinta-feira, janeiro 04, 2007

Assi(m)s não II

Nuno Assis não joga mais esta época por decisão do Tribunal Arbitral do Desporto ainda no âmbito do controlo anti-doping positivo a 3 de Dezembro de 2005.

O médio do Benfica já tinha sido suspenso por seis meses e cumprido 161 dias até que o Conselho de Justiça da FPF, a menos de um mês do final do castigo, decidiu arquivar o processo.

Os "encarnados" sempre reclamaram inocência do clube e defenderam a posição do jogador, também ele dito inocente. Por outro lado, a equipa da Luz está desde o início do processo a admitir irregularidades no processo, colocando dúvidas em relação ao CNAD.

Uma coisa é certa - e vale para qualquer jogador ou clube: os culpados, sejam quem forem, têm que ser encontrados e punidos.

O que é indiscutível é que, realmente, algo de estranho se passou neste caso.
  • Mesmo admitindo que Assis tem "culpa no cartório" e se dopou, o certo é que o jogador estava a cumprir a pena aplicada (seis meses).
  • A menos de um mês do final deste prazo, o CJ decidiu arquivar o processo por dúvidas em relação aos resultados da contra-análise.
  • Esta decisão foi, ao que se sabe, também tomada tendo em conta a posição dos peritos, que contrariou o CNAD.

Posto isto, várias questões ficam no ar:

  • O que aconteceu, realmente, com a análise e a contra-análise?
  • O que dizem os relatórios, incluindo os documentos que andaram desaparecidos?
  • Qual a posição dos peritos em doping?
  • Que culpa tem o jogador e o clube da decisão do CJ da FPF se esta foi irregular ou, no mínimo, precipitada?

Como a decisão não tem hipótese de recurso, Nuno Assis não joga mais esta época e só vai voltar aos relvados a 27 de Julho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este é um caso estranho, no minimo... Tenho pena porque gosto de Nuno Assis, penso que bem trabalhado dá um excelente nº 10. É mais um problema para o Benfica solucionar...até porque estava a ser dos melhores, até ao momento.
Não esquecer ainda que o título de 2004 / 2005 passou e muito pela sua contratação ao Vitória de Guimarães.
Maluco do Futebol