sexta-feira, novembro 17, 2006

A semana dos treinadores

Estes últimos dias tem havido muitas trocas de técnicos da I Liga e algumas estão mal explicadas ou são, no mínimo, estranhas.

Por exemplo, Augusto Inácio trocou o Beira-Mar pelo Ionikos, que é o mesmo que dizer que trocou os últimos lugares portugueses pelos últimos lugares da Grécia.

Claro que a mudança foi por dinheiro e isso é, obviamente, legítimo. No entanto, estranho dois aspectos: primeiro que um técnico com o curículo de Inácio tenha que aceitar um convite de um clubezeco para ganhar uns trocos; por outro lado, que o treinador aceite ir para um clube em que o presidente tem graves problemas com a justiça.

Entretanto, à equipa de Aveiro (que fez umas massas com este negócio) chegou Carlos Carvalhal que tinha deixado o Sporting de Braga horas antes.

Para além das questões éticas que esta troca implica (o homem esteve desempregado poucas horas) e que deveriam ser regulamentadas (como já são com os jogadores), choca-me a atitude dos protagonistas e as desculpas esfarrapadas: "Carvalhal saiu por razões pessoais; Carvalhal não tinha condições para continuar em Braga".

É que, se tinha razões pessoais para não poder estar em Braga, dificilmente poderia estar em Aveiro poucas horas depois a assinar contrato.

Mais difícil, mas seguramente mais sério seria dizer: "Carvalhal não aguentou a pressão" ou "Carvalhal não tem pulso nestes jogadores" ou "Carvalhal não pôs a equipa a jogar em Alvalade".

Vamos ver o que o treinador Carvalhal - que deu muito nas vistas no Leixões mas que demora a afirmar-se - faz em Aveiro com uma equipa que não é nada de especial.

Também notícia foi a renovação de Jesualdo Ferreira com o FC Porto. Esta situação é habitual no Dragão mas, curiosamente, costuma acontecer após algum mau resultado.

Os "azuis e brancos" lideram o campeonato e ainda lutam na Liga dos Campeões. Tudo está em aberto e as contas fazem-se no fim.

Nota final para um incompreendido em terras lusas que continua em destaque lá fora: Manuel José ganhou mais uma Liga dos Campeões africanos, a terceira pelo Al-Alhy.

Sem comentários: