sábado, novembro 18, 2006

É caso ou foi acaso?

Pela primeira vez em muito tempo, Luiz Felipe Scolari fez mexidas visíveis na convocatória de uma selecção nacional por si comandada.

Lesionado estava Fernando Meira (e Petit), alegadamente castigados pelo treinador foram os (até agora?!) intocáveis Maniche, Nuno Valente, Costinha (e Petit).

Sangue novo com as chamadas de Tonel, Raul Meireles e Nélson e os regressos de Jorge Andrade, Quaresma, Carlos Martins e João Moutinho.

As chamadas são justas e não merecem grande contestação, nota-se apenas a falta clara de um lateral esquerdo de raiz (ausência que é necessário suprir).

Já as ausências merecem análise detalhada:

  • Se é verdade que os ausentes não forçados o foram por castigo interno, algo vai mal porque o que se sabe é que mais jogadores (Deco e Miguel, pelo menos) também foram apanhados "fora de jogo" e não consta que tenham sido castigados.
  • Se foi mera opção do técnico por este ser um jogo fácil, então, mais experiências poderiam e deveriam ter sido feitas.
  • Se, por outro lado, é o "fim da linha" para alguns jogadores fetiche (especialmente Costinha) então esta decisão peca por tardia e deveria ter sido tomada, pelo menos, logo após o Mundial.

O que é certo é que especialmente João Moutinho, Quaresma e Tonel há muito mereciam a chamada aos "AA" e, estou certa, só a pressão dos media fizeram adiar esse momento.

Decisiva vai ser a próxima convocatória, uma dupla operação, contra adversários (Bélgica e Sérvia) bem mais difíceis que este Cazaquistão.

Se alguns do "quarteto ilustre" repetir ausência pode mesmo ser o fim definitivo de um ciclo.

"Dentro das quatro linhas"

Portugal cumpriu a obrigação e venceu (3-0) o Cazaquistão mas ficou a dever a si próprio mais uma mão cheia de golos. Especialmente Nuno Gomes esteve desinspirado, o que felizmente foi compensado por dois extremos (Cristiano Ronaldo e Simão) em dia sim.

Apesar deste triunfo, a situação no grupo não está nada fácil e complicou-se ainda mais com a vitória da Polónia em terras belgas, o que obriga a equipa das "quinas" a repetir façanha.

Os seis pontos eram fundamentais nas próximas duas partidas. Vamos ver o que acontece lá para Março e, já agora, vamos ver o que faz Scolari.

Sem comentários: