domingo, fevereiro 26, 2006

Tripla

Esta noite o Benfica tem a última hipótese de continuar a lutar pela reconquista do campeonato. Já o FC Porto pode manter o Sporting a cinco pontos.

Os campeões nacionais regressam à Liga portuguesa e a pôr os pés no chão, depois de mais uma vitória na Champions, mas a pressão não diminui porque não há volta a dar-lhe: ou os “encarnados” ganham ou ficam “despachados” à 24ª jornada.

Vai ser mais um encontro entre Koeman e Adriaanse e, se se confirmarem as perspectivas, vai ser um jogo rico tacticamente.

Os “dragões” têm jogado nas últimas partidas numa espécie de 3-3-4 (três defesas/um central/dois trincos, um médio mais ofensivo, dois alas e dois pontas de lança).

Já o Benfica não tem fugido do 4-2-3-1 (com dois trincos e Nuno Gomes atrás do avançado centro, à excepção do jogo frente ao Liverpool em que apareceu com Beto também a “trancar” o meio-campo.

Posto isto, fica a dúvida: será que Co Adriaanse vai manter a mesma táctica? Será que Koeman vai repetir a equipa da Liga dos Campeões?

Eu cá, respondo “não” às duas perguntas.

Assim sendo, aposto (e é mesmo uma aposta) que o FC Porto vai jogar, de início, em 4-3-3:

Vítor Baia
Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel e Cech
Raul Meireles, Paulo Assunção e Lucho
Quaresma, Adriano e Lisandro

Do lado do Benfica também não há certezas, até porque Ronald Koeman é pródigo em surpresas.

Apesar disso, aqui fica a minha aposta:

Moretto
Nelson, Luisão, Andersson e Leo
Petit, Manuel Fernandes
Robert, Karagounis, Simão
Nuno Gomes

Como se vê, em ambas as equipas, há fortes probabilidades de erro, porque há muitas opções, quer em termos de jogadores, quer mesmo em termos de tácticas.

Se Adriaanse quiser insistir nos três defesas, entra McCarthy para sair um defesa (ou Pedro Emanuel ou Cech) e pode jogar Ivanildo no lugar de Lisandro.

Já Koeman tanto pode jogar com Beto no lugar de Karagounis, como apostar em Marcel ou Manduca no lugar do grego. E ainda... Alcides pode sempre jogar no lugar de Nélson e Ricardo Rocha no lugar de Andersson.

O certo é que, como qualquer clássico, este é um jogo de tripla. Tudo se pode decidir por um qualquer pormenor, mas também pela força física e mental para aguentar a pressão e importância do jogo.

Vamos aguardar… O Sporting está à espreita depois da quinta vitória consecutiva na Liga.

No final do jogo vai ficar a saber-se se o Benfica ainda é candidato à Liga portuguesa.

Sem comentários: