segunda-feira, fevereiro 27, 2006

A Luz continua acesa

O Benfica ganhou (bem) ao FC Porto e voltou a entrar na luta pelo título. Falta perceber se ainda vão a tempo.


A outra dúvida é saber se os “encarnados” vão continuar motivados, também nos “pequenos jogos” (é que é nesses que se perdem ou ganham campeonatos).

Faltam 10 jogos, 30 pontos, e o atraso dos campeões nacionais para os “dragões” é, agora, de cinco pontos. Pelo meio ainda há Sporting e talvez Sporting de Braga.

Na partida de hoje, sem ter sido uma grande partida (longe disso), venceu quem jogou para ganhar.

Esta noite na Luz, se existiam dúvidas, ficou provado que jogar ao ataque não é o mesmo que ter muitos avançados.

O teórico “3-3-4” de Co Adriaanse (com Paulo Assunção a jogar a defesa central até depois do golo do Benfica) não criou oportunidades de golo (lembrou-me de duas – Lisandro e McCarthy – já em tempo de descontos).

É verdade que o Benfica não criou muito mais, mas pelo menos uma de Nuno Gomes, ainda no primeiro tempo, e outra de Manuel Fernandes (no segundo) podiam ter sentenciado a partida, isto, claro, já para não falar do “penalty” que ficou por marcar por falta de Lucho sobre Petit.

Laurent Robert tinha garantido a um jornal que ia começar a apontar as faltas do Benfica, mas Vítor Baia não deve ter lido e deu uma ajudinha. Ficou provado porque Adriaanse prefere Helton na baliza.

Na equipa da Luz voltou a ser irrepreensível a exibição de toda a defesa (Luisão e Leo gigantes) e é visível a melhoria de Manuel Fernandes ao lado de Petit.

Continua desaparecido o “capitão” Simão e Robert só com a bola no pé. Isso tem dificultado as saídas para o ataque.

Do lado do FC Porto destaque, especialmente, para Pepe e Quaresma.

Quanto aos treinadores, “sem saber ler nem escrever”, continua a goleada de Koeman a Adriaanse (8 vitórias/dois empates).

O Sporting, que estava à espreita, deve ter gostado (e muito) deste resultado, mas não pode dar nas vistas…

1 comentário:

rvr disse...

Num clássico pobre, o Benfica mereceu ganhar e nem parecia a mesma equipa que saiu derrota dos jogos com o Leiria e com o Guimarães.