sexta-feira, julho 06, 2007

Negócio da China

Ainda há dúvidas quanto a uma eventual "contra-OPA" de um grupo chinês à OPA que Berardo fez no Benfica.

Vamos ter que aguardar os próximos capítulos, o certo é que está aberto o debate e é muito provável que, mais cedo ou mais tarde, venha mesmo a aparecer um grupo estrangeiro na corrida.

Como se sabe, em Inglaterra, a "coisa" é normal: Manchester United, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Portsmouth e Fulham são os exemplos mais mediáticos.

Mesmo no Reino Unido não tem sido fácil a entrada destes milionários que só querem saber de lucros e vitórias e pouco lhes importa a tradição.

Lembro as manifestações violentas dos adeptos dos "Red Devils" contra a entrada da família Glazer. Calculo que cá em Portugal um caso destes vai seguramente ser de dificil digestão.

O certo é que, na primeira época Glazer, o Man. United voltou aos títulos.

O Benfica é uma marca muito forte, de longe a maior do país (como o prova, por exemplo, o 20º lugar mundial nas receitas no final da "época Koeman") e, por essa razão, os "tubarões" estão alerta.

A questão que se coloca é... E se "eles", sejam lá quem forem, avançarem mesmo?

A lei nacional impede que qualquer investidor consiga os 100%, mas pode sempre ficar com a maioria do capital, apesar do clube ficar sempre com uma percentagem.

No fundo, no fundo, o que todos querem é títulos. E se tiver que ser com patrões chineses?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não gostaria de ver um estrangeiro a mandar no Benfica, mas isto que acontece é o mercado a funcionar... Quem está na bolsa arrisca isto.
No entanto, não dúvido que se os (como nos clubes ingleses) americanos meterem na cabeça que querem investir em clubes portugueses, a gestão terá de ser completamente diferente. E prejuízos não é com eles