sexta-feira, julho 06, 2007

Há, por aí, algum Tiago?

É público e notório: o Benfica quer mais dois jogadores (um médio box-to-box e um avançado).

Um virá - diz o técnico Fernando Santos - para o lugar de Karagounis e o outro para o lugar de Miccoli.

Eu percebo essas preocupações do treinador que, com a pressão a aumentar sobre ele depois de uma época a zeros, queira ter o máximo de armas à disposição e um grupo o mais equilibrado possível.

Bom, mas, se é assim, então ainda deveria vir mais um lateral-direito (Zoro joga lá, mas é central) e um "trinco" (Petit é o único de raiz, independentemente de se poder colocar lá o Katsouranis ou o miúdo Romeu Ribeiro dos juniores).

Agora, é necessário perceber que, tendo os "encarnados" feito um grande esforço para contratar Oscar Cardozo, a disponibilidade financeira não é, neste momento, a melhor.

O ideal seria conseguir vender e não emprestar alguns dos dispensáveis: Moretto, Paulo Jorge, Marco Ferreira (já emprestado), Karyaka e Marcel, por exemplo. Teria mais atenção e cuidado com jogadores como Fonte, Manu e especialmente Diego, esses sim, talvez emprestados com contrato com o clube.

Ora, aqui chegados, entre as duas posições de que fala o Benfica, eu penso que a prioridade deve ser o médio para a posição "8" e por várias razões:

- o Benfica joga em 4-4-2 losango e, neste momento, dos oito médios necessários para equilibrar a equipa, tem seis (Simão e Rui Costa, Manuel Fernandes e Nuno Assis, Katsouranis e Petit, mais o miúdo).

- no ataque saíram Derlei e, especialmente, Miccoli, mas entraram Cardozo e Bergessio.

- percebe-se que o "mister" queira mais um avançado porque Mantorras é o que sabe e Nuno Gomes anda afastado dos golos. No entanto, convém não esquecer que na Luz já mora um "Grande Tesouro"(*) que merece uma oportunidade.

Por estas e por outras, o Benfica procura um "novo Tiago", esta época a caminho da Juventus. Não sei quem vai chegar. Em Portugal, o jogador mais parecido será o Ruben Amorim do Belenenses.

(*) Derlei fez, ontem, no treino do Sporting três golos no treino (foi capa de jornal). O júnior Yu Dabao fez dois ontem e, hoje de manhã, mais quatro. Treinos com treinos se pagam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Camarada, diz quem sabe e quem acompanha os jogos da formação do Benfica que o chinês não é tão bom quanto isso, é mais marketing e publicidade que outra coisa.
O Sami é, de longe, muito melhor. Mas parece que a Com. Social só gosta de falar no chinês... E assim se faz uma craque como muitos pseudo - craques no nosso clube: Moreira, Nuno Gomes, João Coimbra, etc, etc..
Maluco do Futebol