quarta-feira, março 08, 2006

A baixa e a escolha

Jorge Andrade lesionou-se com gravidade e vai ficar fora do próximo Mundial de futebol.

É uma baixa de peso para a selecção nacional – não podemos esquecer-nos que estamos a falar de um titular indiscutível dos últimos anos – e uma infelicidade para o atleta, que vai perder este grande palco.

Agora, é caso para perguntar: O que vai fazer o senhor Scolari para colmatar a ausência do jogador do Depor?

Seguramente, seja quem for o escolhido do técnico brasileiro, vai ser uma surpresa para todos.

Infelizmente, em nenhum dos vários jogos particulares e oficiais, foram testadas alternativas. Nunca se saiu do “catálogo” habitual e, agora, que é necessário ir à procura de um novo “cromo”, podemos não saber onde o ir buscar.

Luiz Felipe Scolari vai ter que descobrir um defesa-central para fazer companhia a Ricardo Carvalho, Fernando Meira e Caneira.

Como não sei se ele tem visto jogos suficientes ou se conhece outros jogadores para além daqueles que convoca, vou dar-lhe várias opções:

- Ricardo Rocha ou Ricardo Costa (dois jogadores dos “grandes” que, em tempos, chegaram à selecção nacional, mas que não são titulares indiscutíveis nas suas equipas – não que isso seja impeditivo nos critérios do treinador).

- Nunes e José António (dois centrais titulares no estrangeiro, mas que nunca foram chamados e nunca devem ter sido vistos pela equipa técnica).

- Beto (esteve no Euro 2004, mas, entretanto, perdeu influência no Sporting, foi para Bordéus, onde não é primeira opção) e Litos (que também chegou a ser chamado e foi sempre um nome para reforçar os grandes).

- José Castro (titular da Académica, grande futuro, mas que deve estar limitado por ter o Europeu de Esperanças antes do Mundial).

- “Last but not least” aquele que seria, em princípio, a minha primeira escolha: Tonel. É titular do Sporting, tem experiência de outras equipas, está em forma, é rápido...

Espero que ajude...

PS: Esperemos é que não haja mais baixas.

Sem comentários: