terça-feira, janeiro 31, 2006

Sinais…

Ainda mais grave do que a (inexistente) exibição frente ao Sporting, é o que se tem passado nas últimas semanas nos treinos do Benfica e que pode ser um sinal perigoso para o futuro.

Depois dos “incidentes”, chamemos-lhes assim, entre Luisão e Karagounis, Miccoli e Andersson, mais dois casos marcaram os últimos dois dias na Luz.

Antes de avançar, gostaria só de relembrar aos mais esquecidos que os “encarnados” venceram o campeonato na época passada não por terem o melhor plantel, nem o melhor futebol, mas porque tinham (indiscutivelmente) o melhor balneário.

Desde a “tragédia Fehér”, o grupo criou uma empatia, uma ligação, que, juntamente com a força e o saber de dois técnicos experientes e de dirigentes "batidos", levou o Benfica, quase por milagre, à reconquista do título 11 anos depois.

Isso parece, agora, estar a perder-se…

Posto isto, voltemos aos acontecimentos dos últimos dias, casos que podem também ajudar a explicar o “eclipse” geral da equipa no “derby”.

Ontem, o técnico Ronald Koeman dividiu o grupo em dois. Propositado ou não, o certo é que de um lado ficaram todos os brasileiros (mais Nelson) e do outro os restantes portugueses e os outros estrangeiros.

Das duas uma: ou foi o treinador que assim dividiu o plantel e fez mal, ou foi uma “coincidência” e é grave porque pode ser o sinal da existência de “grupos dentro do grupo”.

Hoje, um comentário no site oficial de Simão Sabrosa provocou mal-estar na Luz e o texto, que falava do descalabro de sábado, acabou por ser retirado.

Ao que parece, esse comentário era do sogro do capitão “encarnado”, mas o que é certo é que já não é a primeira vez que há polémicas com Simão, desde o episódio da braçadeira com Hélder.

Não está em causa a categoria do jogador (indiscutível), apesar do desaparecimento em alguns jogos fundamentais, nem a liberdade de expressão, mas o certo é que é necessário ter atenção, contenção e cuidado com o que se diz ou escreve.

2 comentários:

rvr disse...

O Benfica terminou uma série de nove vitórias consecutivas frente ao Sporting, por isso acho que não se pode falar numa "crise", apesar de uma ou outra situação mais esquisita.

Quanto à notícia do "site" do Simão, acho que a questão foi exagerado e não percebo como é que é capa de um jornal.

Anónimo disse...

Caro Cheewake, não concordo consigo. Acho que a notícia do site do Simão merece ser capa de um jornal desportivo... Ainda para mais sou benfiquista, pelo que.... acho que sou imparcial. O Simão tem contrato portanto só tem é de jogar, coisa que não tem feito muito ultimamente, o que é mau para o Benfica. Por outro lado, parece-me que o Simão se anda a armar em estrela, fazendo-me lembrar o Liedson do ano passado. Mas enfim....
Quanto ao resto, é indesmentível que o Benfica tem o mlehor plantel dos últimos anos, mas não tem o melhor balneário, longe disso. Aliás, a grande virtude do Sr. Trapatonni foi essa, e ajustificação para a conquista do cameponato. Eu até concordo com as aquisições feitas, exceptuando robert e marco ferreira, mas não posso deixar de me interrogar: como é que jogadores com apenas duas semanas de benfica são logo titulares??? Como é que nuno assis nem sequer é convocado?? Como é que quim não é titular???? Porque é que nelson joga defesa esquerdo???? Beto a titular???Estas pergunats têm uma resposta: ronald koeman!!! E o FC Porto tem lá outro parecido. Se o benfica tem um bom plantel, tem o pior treinador de há muitos anos a esta parte.
Tem-se falado muito de brasleiros na equipa.. Para mim não tinha dúvidas neste onze:
Quim, Nelson, Luisão, Anderson, Leo
Petit, Manuel Fernandes, Nuno Assis, Simão, Nuno Gomes e Manduca.
Suplentes: Moretto, R. Rocha, Marcel, Geovanni, Beto.

P.S: Que é feito de Tiago Gomes, João Vilela, Manuel Curto e João Coimbra??? Hélio Roque foi emprestado, mas não deixem perder este miúdo que nos irá dar muitas alegrias, por favor dirigentes do Benfica.
Pedro Oliveira