domingo, janeiro 29, 2006

Banho de bola

Numa noite fria e chuvosa, o Benfica constipou-se e levou um verdadeiro “banho de bola”.

Sem espinhas, o Sporting venceu e convenceu na Luz, num jogo em que, bem vistas as coisas, o resultado até é escasso.

Não foi seguramente esta a equipa que venceu o Manchester United e fez uma série de nove vitórias consecutivas. De recordar que o Benfica não teve uma única oportunidade de golo ao longo dos 90 minutos.

Já o “leão”, talvez enraivecido pelos últimos resultados, pela pressão da vitória, pelas declarações de Koeman, pelo ditado do “quanto pior melhor”, pela alegada inexperiência e juventude da equipa mostrou que está vivo e bem vivo para continuar a lutar pela Liga.

Resumindo, nem o Benfica tem uma equipa imbatível, nem o Sporting estava acabado.

Mas, afinal, o que é que aconteceu em campo para que acontecesse este desfecho?

Vamos por partes:

BENFICA

Koeman escolheu o “11” que eu, à partida, também escolheria. Acontece que em termos de posicionamento já não fomos coincidentes.

· Geovanni jogou (!?) encostado à direita quando deveria ter sido o homem mais adiantado à frente de Nuno Gomes
· Manduca deveria ter jogado na ala e não ao centro
· Alcides não teve ajuda a fechar o flanco e, como alertei e temia (apesar de também o ter colocado nessa posição) Nelson à esquerda apaga-se
· Petit não jogou o que é habitual, seguramente por ter recuperado à pressa para o jogo e Beto é Beto e não dá mais
· A entrada de Manuel Fernandes para o lugar de Manduca encolheu ainda mais a equipa e deu sinal negativo aos jogadores, apesar de eu ter percebido o que Koeman queria (dar força ao meio-campo)
· As “armas” Robert e Marcel também nada trouxeram de bom à equipa
· A habitual e elogiada segurança defensiva esteve completamente ausente (nem Moretto – que teve uns 10 minutos trágicos na primeira parte – nem Luisão, nem Andersson, muito menos Alcides)
· A força física da equipa não apareceu

SPORTING

Paulo Bento também escolheu o “11” sugerido, incluindo com João Moutinho mais dentro do jogo. Resultado, os “leões” melhoraram.

· Moutinho e Carlos Martins muito bem no meio-campo em losango
· Liedson endiabrado e decisivo como um ponta-de-lança (abençoado aumento de ordenado)
· Abel muito bem a marcar Simão e até a partir para o ataque
· Sá Pinto, a marca da raça sportinguista. Entrega total quer a defender, quer a atacar
· Sporting muito bem fisicamente, a pressionar o Benfica durante uns bons 70 minutos
· O melhor jogo dos “leões” esta época, pela primeira vez, consistente

Nota também para o árbitro que, não tendo influência no resultado, esqueceu-se de alguns cartões. Dos vários, destaco apenas um para cada lado que deviam ter sido vermelhos: Petit e Polga.

Face a este resultado, o Benfica pode deixar fugir o FC Porto e, mais do que isso, o Sporting reentra na corrida, estando agora a apenas três pontos dos “encarnados”.

Aí está mais uma altura, importante, para o campeão nacional e, já agora, os adeptos baixarem à terra, reflectirem sobre o que correu mal neste jogo ( que foi tudo) e, depois, esperar que a equipa volte a jogar à Benfica, o mais rápido possivel.

Hoje, o Benfica, simplesmente, não jogou, não existiu, não esteve em campo…

Hoje, o Benfica levou uma tareia das antigas em casa e, pior do que isso, não se pode queixar de nada… a não ser de si próprio.

1 comentário:

Anónimo disse...

É o que eu tenho dito, nem 8 nem 80.... Continuo a desoconfiar de Koemna porque na orientação da equipa é uma autentica tragédia grega. Alcides até tem estado bem, mas..... qunatas assistências tem nelson como defesa direito e quantas tem como defesa esquerdo??? Porque é que Leo -excelente defesa esquerdo - não é titular???? E já agora, que é feito de nuno assis???? EStas e opuras perguntas ficam para o senhor koeman que gosta muito de inventar... E s ele já viu que o geovanni rende mais no meio, porque insiste em colocá-lo à direita???? Uma palavra para Simão: nos grandes jogos desaparece, é habitual.... Com 18 ou 20 milhões é muito bem vendido... Outra palavra para Moretto, não entendo como um jogador com apenas 3 semanas de benfica é titular num derby desta dimensão....
P.S: Por mim Koeman já teria sido demitido há muito, muito tempo...