domingo, agosto 31, 2008

O que se passou? O que se vai passar?

O Benfica empatou a uma bola com o FC Porto, um resultado "normal", como normal é qualquer resultado equilibrado entre grandes.

O jogo foi intenso, teve oportunidades flagrantes de parte a parte, podia e devia ter havido mais golos e, apesar de equilibrado, os "azuis e brancos" foram superiores, especialmente na meia-hora final em que fisicamente (e estranhamente) a equipa da Luz quebrou.

Os "dragões" mudaram a táctica habitual e isso parece ter baralhado um bocadinho o Benfica, especialmente porque Lucho ficou muito solto.

Péssima exibição de Katsouranis, a pior desde que está no Benfica, mas também - mais uma vez repito - o homem não é defesa-central. Quim voltou a ser o melhor em campo, o que não é propriamente abonatório para a equipa da casa.

A expulsão do grego foi tão correcta quanto estúpida e poderia ter piorado ainda mais a situação do Benfica. O árbitro esteve bem, mas até poderia ter expulsado mais dois jogadores: Cristian Rodriguez e Nuno Gomes.

No FC Porto destaque positivo, para além de Lucho, claro, para Lisandro e Fernando... pela negativa Helton, que ofereceu o golo ao Benfica.

Já agora, convinha que alguém no banco abrisse bem os olhos: o que se passou com a lesão de Léo é inacreditável.

Entretanto, miserável a atitude do "adepto" que agrediu o bandeirinha. Espero que o clube o proiba de voltar a entrar na Luz.

Preparação física ?

Agora, a questão que verdadeiramente me atormenta (mais do que o resultado): o que raio aconteceu aos jogadores do Benfica na segunda parte? O que se passa com a preparação fisica dos atletas?

Aimar e Léo sairam lesionados com problemas físicos; Yebda, Reyes, Di Maria e Carlos Martins terminaram de rastos.

São muitos os casos para um só jogo (ainda por cima de princípio de época)... Era preciso que alguém explicasse o que se passa, até porque foram públicos e notórios os constantes testes físicos realizados pelos jogadores, apregoados métodos inovadores por parte da equipa técnica, atletas a dizerem maravilhas do preparador físico. Afinal...

O futuro

O campeonato volta daqui a três semanas...

É urgente recuperar David Luiz, dar oportunidades a Sidnei (já que foi o reforço escolhido) e contratar um defesa-direito.

É obrigatório entrosar Reyes, Balboa, Suazo e companhia.

É essencial encaixar Aimar para que ele renda o que pode e sabe.

Na teoria, o Benfica tem um plantel forte, especialmente do meio-campo para a frente, dificil é perceber como tudo se enquadra.

PS: Continuo sem saber qual o "11" tipo de Quique Flores e a sua táctica preferencial.

Quem quiser dar sugestões para um 11 equilibrado está à vontade.

Eu - confesso - tenho dúvidas: ou jogo com extremos ou jogo com dois avançados; ou jogo com "10" ou sem ele - tudo junto é que não dá (que eu saiba, futebol ainda só é feito por 11 jogadores de cada lado).

Ainda um dia, faço um post tipo "agora escolha" com as várias combinações possíveis (todas com pontos positivos e negativos)

sábado, agosto 30, 2008

Jogo Grande

Este sábado, já na segunda jornada, há partida entre equipas que lutam pelo título.

Porque joga em casa e porque já está atrasado na classificação, o Benfica tem que vencer e assumir favoritismo.

Sabendo que não há Suazo nem David Luiz – e continuando com as dúvidas já expressas, por exemplo, no post anterior – aposto no seguinte “11”:

QUIM
MAXI PEREIRA, LUISÃO, KATSOURANIS, LÉO
YEBDA, CARLOS MARTINS e AIMAR
DI MARIA, CARDOZO e REYES

(4-3-3, com Di Maria a começar pela direita e Aimar ali “entalado” entre Carlos Martins e Cardoso).

Do lado do FC Porto não há Quaresma, a caminho do Inter, nem Mariano ou Tarik (três extremos).

Assim sendo, não me admirava se os “dragões” entrassem em 4-4-2 losango:

HÉLTON
SAPUNARU, PEDRO EMANUEL, BRUNO ALVES, FUCILE
RAUL MEIRELES, TOMAS COSTA, LUCHO e CRISTIAN RODRIGUEZ
LISANDRO e HULK

Era bom que o “Jogo Grande” se transformasse num “Grande Jogo”.

sexta-feira, agosto 29, 2008

E agora?

O Benfica contratou David Suazo, por empréstimo do Inter de Milão, e garantiu o "avançado móvel" desejado por Quique Florez.

Não foi Luis Garcia nem Miccoli, foi Suazo...

Se se adaptar o hondurenho é um bom reforço, a questão que se coloca é: como encaixar todas as figuras no "11"?

Cardozo, Suazo, Reyes, Balboa, Di Maria e... Aimar são todos compatíveis na equipa titular? Claro que não.

E agora?

O Benfica vai jogar em 4-3-3? 4-4-2 losango? 4-4-2 em linha?

As combinações possíveis são muitas, mas temo que, por um lado, alguma figura fique amuada e, por outro lado, não se consiga criar entrosamentos.

PS: Apesar da chegada do Suazo sou contra a dispensa do Makukula.

sábado, agosto 23, 2008

Bola de Pequim (11)

O nosso Angel Di Maria contribuiu, de forma decisiva, com golos, assistências e boas exibições para o ouro olímpico da Argentina em Pequim.

Parabéns miúdo.

Agora, é altura de esperar que o jovem argentino continue a evoluir, depois de uma época de adaptação na Luz, e consiga - efectivamente - expressar em campo as imensas qualidades futebolisticas que todos lhe prognosticam.

Di Maria já teve bons momentos em Portugal, mas foram fogachos inconstantes, culpa da idade, seguramente. Um ano passado e com a responsabilidade da titularidade na selecção olímpica, Angel tem que melhorar o rendimento, especialmente, no que diz respeito à constÂncia exibicional.

O Benfica quer, precisa e deseja isso... e, mesmo para o jogador, é importante que isso aconteça esta época, antes de pensar em sair.

PS: está também na altura de lembrar que o Benfica conquistou três medalhas em Pequim.

Agora é a sério

Acabou a pré-temporada vem aí o futebol oficial. O Rio Ave é já no domingo à noite.

O Benfica fez mais uma revolução: director-desportivo, nova equipa técnica, muitos jogadores contratados, saídas importantes...

Por falar em saídas, os "encarnados" perderam quatro titulares: Rui Costa foi a confirmação do que já se sabia, Cristian Rodriguez a preocupação temida, Petit a surpresa e Nélson a naturalidade.

A poucos dias de fechar o mercado, a equipa de Quique Florez precisa de um lateral-direito (sairam Nélson e Luís Filipe), um avançado móvel e, idealmente, um central indiscutível (duvido que venha).

Para já, será este o "11" quando todos estiverem a 100%:

QUIM
MAXI PEREIRA, LUISÃO, DAVID LUIZ, LEO
KATSOURANIS, CARLOS MARTINS
BALBOA, AIMAR, REYES
CARDOZO

A dúvida maior é Di Maria, titular no lugar de Balboa...

Agora, recordando o "11" da época passada:

QUIM
NÉLSON, LUISÃO, DAVID LUIZ, LEO
PETIT, KATSOURANIS, CRISTIAN RODRIGUEZ, RUI COSTA
NUNO GOMES, CARDOZO

Está mais forte? Acredito que sim (especialmente se Aimar e Reyes entrarem bem no espírito), até porque me parece que há mais soluções de banco.

Selecção

Mais do que o resultado, pouco mais que irrelevante frente a uma das piores selecções do mundo, da estreia de Carlos Queirós na selecção destaco dois pontos:

  • ter jogado com duas tácticas, logo no primeiro jogo (o normal 4-3-3 e o 4-2-3-1).
  • ter dito que a "equipa das quinas" não é uma sala de espectáculos e, portanto, não tem lugares marcados.

A estes dois tópicos do professor Queirós, o meu comentário breve:

  • Fico à espera de ver o 4-4-2 numa próxima ocasião
  • concordo e apoio... esperemos que se convoque sempre quem estiver nas melhores condições independentemente dos nomes

Entretanto, nas quatro linhas, foi bom ver Antunes e Carlos Martins, um grande Deco e um bom Nani (na segunda parte) e, claro, Quim na baliza. Falta, agora, entrosar Hugo Almeida e esperar pela recuperação de Cristiano Ronaldo.

sexta-feira, agosto 22, 2008

Bola de Pequim (10)

OURO (*) a 17.67 no triplo-salto

Nélson Évora conquistou o Olimpo e chegou onde só três portugueses tinham chegado até hoje (Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro).

Esta vitória (a mais importante para um desportista) segue-se a outros triunfos de peso e, desta vez, o "fado" português não nos traiu no momento decisivo.

Évora desde sempre assumiu o favoritismo para a conquista da medalha, chegou aos Jogos e logo garantiu, sem medos, que estava na melhor forma de sempre, pareceu tranquilo e confiante nos dias anteriores à prova e... qualificou-se sem problemas, apesar de não ter sido o mais forte nesse dia.

Hoje, na final à chuva, ganhou e ganhou bem (contra tudo e todos, incluindo o peso de um país em depressão e um inglês fanfarrão que dizia sentir-se o super-homem).

O (primeiro) momento decisivo foi - depois do que aconteceu à colega e amiga Naide - um salto válido na primeira tentativa (17.31).

O segundo momento decisivo foi, naturalmente, o quarto ensaio que lhe deu o triunfo a 17.67, especialmente porque foi conseguido depois de um nulo e numa altura em que estava em terceiro no concurso.

O último salto acabou por não ser necessário e foi feito em lágrimas sabendo que já era campeão olímpico. Nélson garantiu, no entanto, que, se tivesse sido necessário, teria ido buscar forças para melhorar a marca e garantir o ouro.

Nélson Évora e o seu treinador João Ganso merecem este triunfo, indiscutivelmente, pelo trabalho que têm desenvolvido - juntos - há muitos anos (sempre a evoluir, mas nem sempre com as melhores condições) e é ainda mais fantástico se nos lembrarmos de dois momentos essenciais:

- Nélson e João conheceram-se por acaso quando o jovem costa-marfinense, filho de cabo-verdianos, foi viver para o mesmo prédio e se tornou amigo do filho.
- Uma lesão no joelho retirou a Nélson a hipótese do futebol e especialmente do salto em altura, "obrigando-o" a transferir-se para os saltos.

Depois do ouro no Mundial do ano passado e, agora, nos Jogos Olímpicos poderia pensar-se que Nélson Évora já teria chegado ao topo mas, dada a juventude do atleta e a sua capacidade de trabalho, é de acreditar que possa ainda chegar mais longe e, quem sabe, alcançar os míticos 18m do Edwards, já daqui a quatro anos em Londres.

Parabéns...

PS: Como vai ser bonito ouvir o hino e ver a nossa bandeira no ponto mais alto dos Jogos Olímpicos de Pequim.

(*) fotogaleria RR

quarta-feira, agosto 20, 2008

Bola de Pequim (9)

Continuam os Jogos Olímpicos em Pequim.

Três tópicos:

  • Vicente de Moura garante que não se recandidata no COP
  • Gustavo Lima falhou uma medalha por um ponto e diz que vai abandonar a modalidade
  • Usain (lightning) Bolt faz a dobradinha e bate novo recorde mundial nos 200m.

Em relação aos dois primeiros, acho que não deve haver precipitações. Deve reflectir-se antes de se tomarem medidas drásticas.

O Gustavo Lima já teve grandes resultados e pode continuar a ter se não desistir.

Já no que diz respeito a Bolt, se tudo for legal, este jovem jamaicano é o novo "super-homem", tal a facilidade dos dois triunfos.

terça-feira, agosto 19, 2008

Bola de Pequim (8)

Naide eliminada

Aconteceu uma daquelas situações verdadeiramente inacreditáveis só possíveis no desporto.

A melhor atleta mundial do salto em comprimento ficou fora da final dos Jogos Olímpicos porque fez dois nulos nas primeiras duas tentativas (qualquer delas seria bem acima do necessário para a qualificação) e um terceiro, já a tremer, que não lhe permitiu fazer pelo menos 6.60 - ela que faz claramente acima de 7 metros.

A vantagem de forma de Naide era tão grande que parecia impossível não trazer o ouro de Pequim, afinal, aconteceu o impensável.

Naide Gomes está inconsolável e o país quando acordar vai ficar em choque.

Pelo que fez ao longo da sua carreira, Naide Gomes não merecia isto que lhe aconteceu mas a vida é assim, o desporto é assim... Naide já deu ao país muitas alegrias, é uma campeã, o golpe foi duro, mas vai ter que saber reagir.

PS: Não estava À espera disto (aliás, ninguém estava)... Naide era a minha maior aposta para o ouro, ainda mais que Vanessa, Nélson ou Telma, mas a "coisa" não está a correr nada bem.

segunda-feira, agosto 18, 2008

Bola de Pequim (7)

VANESSA de PRATA

Luta dura, impressionante espírito de sacrifício e cá está ela: a primeira medalha.

Parabéns...

domingo, agosto 17, 2008

Bola de Pequim (6)

Parabéns Michael



Depois de 14 provas, oito medalhas de ouro, sete recordes do mundo, um recorde olímpico...

Ao todo, 14 medalhas de ouro e duas de bronze... e ainda só tem 23 anos.

Que mais se pode dizer de Phelps?

sábado, agosto 16, 2008

Bola de Pequim (5)

De mais este dia de Jogos Olímpicos três notas essenciais:
  • a frontalidade de Obikwelu em assumir o mau resultado, mas especialmente por ter pedido "desculpas" ao não ter conseguido cumprir os objectivos que tinha prometido (*)
  • a extraordinária prova de Usain Bolt nos 100m, com um a-vontade assustador ao bater o recorde do mundo (nunca a expressão "Lightning Bolt" fez tanto sentido)
  • a sétima medalha de ouro de Phelps, por um centésimo, a caminho do Olimpo

(*) Este exemplo de Francis deveria ser seguido por outros atletas e é um exemplo, especialmente, para os estreantes que foram passear a Pequim.

Via verde

Paulo Bento voltou a vencer Jesualdo Ferreira e ganhou para o Sporting a sétima SuperTaça Cândido de Oliveira.

O jogo foi equilibrado, com momentos de domínio repartido, com os "leões" a beneficiarem de dois ressaltos para fazerem os golos do triunfo.

Yanick Djaló pelo que marcou e Rui Patricio pelo que defendeu foram as figuras da partida.

O "4-4-2 losango" levou, novamente, a melhor sobre o "4-3-3". É caso para pensar...

sexta-feira, agosto 15, 2008

Bola de Pequim (4)

Depois da desilusão do Judo e do Tiro, as esperanças portuguesas estão agora na Vela e no Atletismo.

Faltam ainda várias regatas e o vento tem estado a complicar, mas há atletas lusos na luta das medalhas.

No atletismo, foi pena o tropeção de Jéssica Augusto nos 3 mil metros obstáculos, enquanto Francis está nas meias-finais nos 100m. É candidato à final, mas provavelmente não às medalhas.

Já as lamentáveis declarações de Marco Fortes no final da prova do lançamento do peso deveriam merecer uma análise séria.

Fora os portugueses, estes continuam a ser os Jogos de Michael Phelps: cinco finais, cinco medalhas de ouro, cinco recordes do mundo.

Supertaça

Abre amanhã a época oficial de futebol em Portugal com a SuperTaça entre o campeão FC Porto e o vencedor da Taça Sporting.

Os "leões" de Paulo Bento têm levado vantagem sobre os "dragões" de Jesualdo Ferreira nos últimos confrontos, mas esta é uma nova época e tudo começa do zero.

As equipas já parecem preparadas para o primeiro jogo a sério da temporada.

No Sporting faltam Liedson e Vukcevic (lesionados) enquanto nos "azuis e brancos" continua o estranho "caso Quaresma" (o que se diria se fosse na Luz?) e ainda Mariano e Tarik por lesão.

Aqui fica a proposta de "11":

FC PORTO
Helton
Sapunaru, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Benitez
Guarin, Raul Meireles e Lucho
Cristian Rodriguez, Farias e Lisandro

SPORTING
Rui Patricio
Abel, Tonel, Polga, Caneira
Miguel Veloso, João Moutinho, Rochemback e Izmailov
Derlei e Yanick

quinta-feira, agosto 14, 2008

A revolução de Queirós

A primeira convocatória de Carlos Queirós para a selecção "AA" tem várias surpresas com estreias, regressos e ausências.

Primeira indicação: parece ter terminado o reinado de algumas "vacas sagradas" que eram sempre convocadas estivessem ou não a jogar.

O guarda-redes Ricardo é a principal baixa em relação às chamadas de Luiz Felipe Scolari, substituido, com toda a justiça, por Eduardo.

Na defesa falta Miguel e aparece Antunes, lateral-esquerdo de raiz, uma das posições claramente deficitárias entre os portugueses.

No meio-campo é onde surgem mais novidades. Sem Petit (outro dos veteranos "fora de jogo") e com a "despromoção" de Miguel Veloso não há um trinco puro devendo o lugar ser disputado por Raul Meireles, João Moutinho ou Fernando Meira.

Há também os regressos de Manuel Fernandes e Carlos Martins, a juntar à estreia de Danny, que se juntam assim a Deco para as manobras ofensivas.

No ataque, não há Cristiano Ronaldo (lesionado) nem Quaresma (hibernado), mas continua a haver Nuno Gomes a fazer companhia a Hugo Almeida, que parece estar bem nesta pré-temporada. Simão e Nani serão os donos das alas, com Duda na sombra.

Este é apenas um jogo particular, o primeiro e frente a um adversário fraco, mas as indicações são positivas... gente nova, renovação tranquila, jogadores em actividade.

Falta descobrir, especialmente, um avançado que marque golos.

Esperemos para ver o que dão os resultados... convém recordar que a qualificação para o Mundial é obrigatória.

Convocados:
Guarda-redes: Quim, Eduardo, Daniel Fernandes; Defesas: Bosingwa, Miguel, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves, Meira e Antunes; Médios: Deco, Duda, Raul Meireles, Carlos Martins, João Moutinho e Manuel Fernandes Avançados: Simão, Danny, Nani, Nuno Gomes e Hugo Almeida.

terça-feira, agosto 12, 2008

Bola de Pequim (3)

Portugal continua sem conseguir os desejados resultados nos oito primeiros, mas já há quem brilhe a grande altura.

Esta final de 4x100 livres é algo de extraordinário que vai ficar para a "estória" da natação (*).



No judo a "coisa está a correr mal (falta João Neto), já na vela ainda pode ser que apareçam os bons resultados. Por outro lado, João Costa volta ao tiro, agora a 50m.

(*) Alguém devia ter atenção à utilização dos fatos.

domingo, agosto 10, 2008

Bola de Pequim (2)

E ao segundo dia, a primeira desilusão: Telma Monteiro não conseguiu melhor que o nono lugar, repetindo o resultado de há quatro anos.

Portugal perdeu a primeira oportunidade séria de medalhas. Foi pena, o sorteio também não ajudou.

De Joaquim Videira, em Espada, também se esperava um pouco melhor. Foi eliminado na segunda ronda.

Mais hipóteses haverá...

De ontem, destaque para o sétimo lugar da judoca Ana Hormigo, que assim conquistou os primeiros dois pontos para Portugal.

terça-feira, agosto 05, 2008

Refresh "encarnado"

O Benfica entra na nova época depois de mais uma revolução (em que - novamente - quase tudo é novo): director-desportivo, equipa técnica, modelo de jogo, nove jogadores e ainda faltam alguns mais.

Até agora, os "encarnados" perderam três titulares (Rui Costa, Cristian Rodriguez e Petit) e outros podem seguir-se (Luisão e Katsouranis são os mais falados). Já gastou cerca de 20 milhões de euros em contratações e fez 0 (zero) em vendas.

O mais inquietante é que, apesar deste impressionante esforço financeiro (especialmente se nos recordarmos que a equipa não vai à Liga dos Campeões e não teve qualquer retorno), o plantel ainda está desequilibrado.

À hora que escrevo não está confirmada a entrada de Reyes (extremo-esquerdo), que viria tapar a lacuna aberta pela "fuga" de Rodriguez para os "dragões", e continua a faltar - em minha opinião - um defesa-direito e um avançado mais móvel.

Vamos aos casos detectados até agora. São tantos que vão por fases:

Plantel:
  • Petit - não percebo como pode o Benfica abdicar de um titular indiscutível (do clube e da selecção), com mais dois anos de contrato, a custo zero.
  • Katsouranis - o grego tem lugar no plantel, sem dúvida, e - até que me provem o contrário - é (tem que ser) o trinco titular e, portanto, sou completamente contra a sua venda.
  • Luisão - é um dos mais antigos, é bom jogador, mas não é extraordinário. A ter que vender alguém prefiro que seja ele a sair em vez de Katso. David Luiz e Sidnei podem ser donos do lugar.
  • Luís Filipe e Nuno Assis estarão a caminho do Vitória de Guimarães - nada contra.
  • Moretto é bem repescado - não fazia sentido gastar um ou dois milhões por um guarda-redes suplente.
  • Maxi Pereira, Edcarlos, Binya não têm categoria para jogar no Benfica. Sobre Mantorras nem vale a pena falar.
  • Makukula, por mim, ficava no plantel. Pode ser um suplente importante em determinados jogos.
  • Benefício da dúvida para as contratações Yebda, Balboa, Jorge Ribeiro e Ruben Amorim
  • Urreta e Felipe Bastos parecem-me dois miúdos (18 anos) com potencial. O brasileiro parece mais crescido. Sidnei pode ter entrada directa no "11", pelo menos, enquanto o David Luiz não recuperar.
  • Carlos Martins - bom jogador, bom reforço. Só precisa acalmar os nervos e ter cabeça fria quando tiver que ficar no banco.
  • Aimar - a estrela, que pode também ser o problema.
A táctica

O treinador Quique Flores parece apostado em jogar no "4-4-2 clássico", com duplo pivot, dois alas e dois avançados.

Ora, sendo assim, é aqui que entra o "problema Aimar". Onde joga o argentino?
  • no meio-campo como um dos pivots (obriga a grande trabalho defensivo e tira-lhe toda a criatividade)
  • no meio-campo numa das alas (obriga a trabalho defensivo e tira-lhe espaço para utilizar uma das suas armas, a visão de jogo)
  • no ataque ao lado de outro avançado (fica preso nos movimentos, sem poder de explosão)
  • no ataque, nas costas do ponta-de-lança (pode ser esta a melhor opção com esta táctica, mas deixa de ser preciso o tal avançado móvel)

Para encaixar Aimar, em minha opinião, há uma de duas opções: o "4-4-2 losango" ou o "4-3-3" (talvez mais do agrado de Quique porque continua a permitir o duplo pivot e a privilegiar os extremos).

Ora, posto isto, deixo aqui uma opção de "11", já admitindo a entrada de Reyes (ainda não confirmada) e enquanto não chegam os outros (dois) reforços prometidos:

QUIM

NÉLSON, DAVID LUIZ, LUISÃO, LÉO

KATSOURANIS, CARLOS MARTINS ou FILIPE BASTOS

BALBOA, AIMAR, REYES

CARDOZO

Rui Costa

O Director Desportivo está a tentar tudo para melhorar o plantel com jogadores de qualidade e ao mesmo tempo satisfazer os desejos do técnico.

No entanto, há um ponto que não posso desde já deixar passar, o "maestro" deve evitar ao máximo dar a cara por operações falhadas. Para isso, dois conselhos: blindar os negócios para evitar novelas mediáticas e não usar aviões privados sem certezas de sucesso.

Refresh "verde e branco"

O Sporting apostou em jogadores que já conheciam o clube, com os regressos importantes de Caneira e Rochemback, mais a aposta em Postiga.

Estes três reforços, mais as confirmações de Izmailov e Grimi (curiosamente as contratações mais caras) tornaram o plantel dos "leões" mais forte e experiente, até porque - até agora - não perderam nenhum jogador importante.

São muitas as opções, especialmente no meio-campo onde Rochemback é dono e senhor de um lugar. Na defesa, Caneira faz qualquer lugar e será titular. Já Hélder Postiga tem que apostar tudo enquanto Liedson estiver lesionado para fazer companhia a Derlei.

Paulo Bento quer apostar no 4-4-2 clássico, mas continua-me a parecer que a equipa não tem jogadores para isso. Faltam extremos puros e, assim sendo, o 4-4-2 losango deve continuar a ser a primeira opção.

Se João Moutinho e Miguel Veloso continuarem de leão ao peito o "11" será forte e a dúvida principal terá a ver com o lugar em que vai jogar Caneira.

Uma dúvida que se mantém é a de saber se Rui Patricio já cresceu o suficiente para dar segurança à defesa.

Aqui fica uma hipótese:

RUI PATRICIO
ABEL, TONEL, POLGA, CANEIRA
MIGUEL VELOSO, ROCHEMBACK, JOÃO MOUTINHO e VUKCEVIC
LIEDSON e DERLEI

Em breve um post sobre amuos de jogadores

Refresh "azul e branco"

O tri-campeão nacional vai começar a época na frente, apesar de terem perdido dois titulares (Paulo Assunção e Bosingwa) e terem o "caso Quaresma" para resolver.

Nas entradas, destaque especial para Cristian Rodriguez por ser, naturalmente, um bom jogador que vai ser titular, mas especialmente por ter sido "roubado" ao Benfica.

Ao que parece o romeno Sapunaru vai fazer de Bosingwa e estará a cumprir. Já para a vaga de Assunção está mais dificil.

Aposto que ainda vai haver uma surpresa até fechar o mercado.

Percebe-se também porque os "dragões" queriam o jovem Pelé envolvido no "negócio Quaresma".

Por falar no extremo é uma das novelas do defeso. Ricardo Quaresma - é público e notório - quer ir e está amuado.

O FC Porto pede uma verba que, seguramente, não receberá (40 milhões) e tem que decidir se prefere um jogador que poderá não render tanto ou dar a mão à palmatória e baixar o preço para valores mais razoáveis.

O braço de ferro vai continuar, talvez até ao fim do mês, e Jesualdo Ferreira tem que gerir o plantel e a táctica. Esse pode ser o maior problema porque o técnico parece dar indicações de que queria deixar a táctica do 4-3-3, coisa que não pode fazer com Quaresma.

Falta perceber se Hulk é reforço já para a titularidade e atenção àquele miúdo Candeias, que pode fazer furor dentro de pouco tempo.

Rolando deve começar a época no banco mas, mais tarde ou mais cedo, ganhará o lugar a Pedro Emanuel. Por outro lado, continua a "maldição da lateral esquerda".

Aqui fica um "11" possível:

HELTON
SAPUNARU, ROLANDO, BRUNO ALVES e FUCILE
RAUL MEIRELES, LUCHO e TOMÁS COSTA ou GUARIN
CRISTIAN RODRIGUEZ, HULK e LISANDRO

PS: Em breve, um especial sobre amuos de jogadores.

segunda-feira, agosto 04, 2008

"Bola de Pequim"

Estreia hoje no "Doente da Bola" a rubrica que vai acompanhar os Jogos Olímpicos de Pequim, que começa quarta-feira na China.

Portugal tem a maior delegação de sempre (sem modalidades colectivas) e as expectativas estão no ponto mais alto de sempre e - digo eu - justificadamente.

São vários os (fortes) candidatos a medalhas: Naide Gomes, Nélson Évora, Francis Obikwelu, Vanessa Fernandes, Telma Monteiro e a equipa de Judo, as várias especialidades da Vela, a Esgrima, o Tiro... e pode sempre haver surpresas, ao estilo de Sérgio Paulinho no ciclismo há quatro anos.

Tenho pena de não ver a Fernanda Ribeiro ou o Rui Silva a competir em Pequim mas é melhor não forçar.

Gosto muito da Susana Feitor - já merecia a sorte nas Olimpiadas - e espero que a Vânia Silva alcance a marca que deseja.

A fasquia está (muito) alta. Se forem os melhores Jogos Olímpicos de sempre lá vamos ver os aproveitamentos políticos e outros do costume. Se alguma coisa correr mal, lá vamos todos crucificar os atletas que - normalmente - fazem autênticos milagres para conseguir estar onde estão.

"Bola de Praia"

Depois de quatro semanas de ausência, cá estou para voltar a analisar (brevemente) o que se tem passado em termos desportivos, cá e lá fora.
  • o parecer de Freitas do Amaral serviu para (finalmente) resolver o processo "apito final"
  • claro que a unanimidade que havia em volta do seu nome terminou após a decisão, é o futebol que temos
  • o Boavista está em risco de seguir o caminho do Salgueiros e ser o próximo Farense do futebol português. O que acho fantástico é que ninguém peça contas à família Loureiro
  • o Gil Vicente foi condenado por tentativa de corrupção a jogadores da Olhanense, mais um caldinho à nossa medida
  • Espero que estes casos acelerem a criação de um (independente) Tribunal do Desporto com poderes para decidir
  • A UEFA confirmou o FC Porto na Liga dos Campeões esta época. Acho bem, o que acho extraordinário é que os acusados se defendam com a ilegalidade das escutas, mas nunca consigam dizer que aquilo de que são acusados é mentira.
  • Carlos Queirós é o novo seleccionador. Não era a minha primeira escolha, mas espero que tenha sorte
  • Concordo com a criação da "Liga Primavera" (jogos de reservas à imagem da Liga Intercalar, a norte). Espero que avance mesmo.
  • Ridiculas e despropositadas as declarações de Blatter sobre Cristiano Ronaldo
  • Ano da Espanha: futebol, hóquei, Nadal, Sastre
  • Sobre os três grandes... falaremos em breve