quarta-feira, novembro 14, 2007

1/3

10 jornadas. O campeonato chegou ao primeiro terço e é altura de fazer um balanço em relação aos três grandes.

FC PORTO

Oito vitórias, dois empates, melhor defesa, segundo melhor ataque.

Os "dragões" pareciam imparáveis, só com triunfos nas primeiras partidas, mesmo não estando a jogar particularmente bem, mas dois tropeços seguidos voltaram a colocar "sal" na Liga.

Um trio de velhos conhecidos tem estado em destaque (Quaresma, Lucho e Lisandro), havendo, no entanto, interrogações quanto aos reforços, que não o têm sido.

Jesualdo Ferreira tem um plantel com opções, falta perceber se o consegue gerir entre Campeonato e Liga dos Campeões.

Em Janeiro talvez não fosse mau procurar um médio 8/10 e, já agora, perceber se Mariano e Farias são mesmo reforços ou peças de decoração.


BENFICA

Os "encarnados" entraram mal no campeonato, Fernando Santos saiu e entrou o favorito dos adeptos.

Depois de um mês com alguns tropeços na Liga e fora dela, a equipa parece estar a melhorar com quatro triufos consecutivos no campeonato e já conseguiu recuperar algum do atraso.

Parece certo que o 4-4-2 adapta-se melhor à equipa, ao contrário do que pensava Camacho ao início.

Alguns reforços não o são e outros precisam de tempo para crescer. Em Janeiro vai ser necessário fazer acertos: dispensar alguns jogadores e emprestar outros para poder contratar um ou dois (um médio direito e um avançado).


SPORTING

Os "leões" parecem estar a perder gás por culpa de um plantel curto e de algumas precipitações de Paulo Bento.

A equipa está instável há várias semanas e tem oito pontos de atraso para o FC Porto. Falta perceber se o jogo com a Roma vai ter continuidade ou foi um "oásis".

As lesões de Pedro Silva e especialmente Derlei marcaram muito a equipa e Liedson não pode fazer tudo sozinho. Mesmo João Moutinho e Miguel Veloso não estão tão fortes como já estiveram.

É indiscutível que a equipa precisa de reforços porque algumas das aquisições não estão a render e, por isso, a limitar as opções do técnico.

Para além do "11" inicial quem mais dá garantias? Só Izmailov, que vai alternando com Vukcevic.

1 comentário:

rvr disse...

FCP: Tem a melhor equipa, mais dinheiro, mas o desperdício é impressionante.

Nenhum dos reforços se conseguiu, até agora, afirmar no "onze", o que é no mínimo estranho.

Emprestaram o Ibson e depois não têm ninguém para alternar com o Lucho.

Falta alguém para formar dupla com Bruno Alves no centro da defesa. Stepanov ainda comete muitos erros, João Paulo não se afirma e Pedro Emanuel deve passar mais tempo na enfermaria do que no relvado.

SLB: A saída de Simão e de outros jogadores importantes deixou um vazio que só agora começa a ser ultrapassado.

Ainda não percebi em que sistema joga este Benfica de Camacho, que teima em meter jogadores em posições que não são as suas. Os espanhol se calhar está a demorar tempo demais a definir ideias.

Das contrações, Rodriguez é o que mais se tem destacado. Cardozo ainda não mostrou que vale 9 milhões de euros nem correspondeu ao esforço que o clube fez para o contratar. Maxi Pereira é esforçado mas... Di Maria desapareceu do mapa, tal como Coentrão. Adu chegou rotulado de estrela a Portugal e para já ainda não mostrou praticamente nada, até porque não tem tido oportunidades.

O cimento que liga esta equipa é o insubstituível Rui Costa, Katsouranis e Quim.

Sporting:Não há muito a dizer. Muitas saídas e contratações duvidosas fazem um cocktail explosivo para a desgraça que está a ser a época leonina, nomeadamente no campeonato.

A coesão defensiva do ano passado perdeu-se e a equipa sofre golos devido à forma passiva como por vezes parece abordar os jogos.

Na minha opinião, era preferível convocar júniores do que chamar jogadores como Farnerud ou Paredes para o banco, que quando entram não trazem nada de novo.