sexta-feira, dezembro 01, 2006

O derby dos derbyes

Joga-se esta noite o jogo mais emblemático do futebol português. É mais um Sporting - Benfica que, tal como um Benfica - Sporting, tem um peso específico que ultrapassa os simples três pontos.

Há até quem diga que os jogos entre "águias" e "leões" são um campeonato à parte, quase tão importante como a conquista da própria Liga em si.

Passe o exagero, de que não sou partidário (parece uma espécie de "vitória moral"), o certo - e isso é indiscutível - é que esta é uma partida (sempre) importante.

No caso desta noite, o jogo é mais importante para o Benfica, porque está atrasado na tabela, mas também porque quarta-feira joga tudo na Liga dos Campeões.

As equipas

Os dois conjuntos estão praticamente na máxima força. No Sporting falta Caneira e ao Benfica o "maestro" Rui Costa.

Esta deve ser uma luta interessante com as duas equipas a jogarem no mesmo esquema de jogo (4-4-2 "losango") que depois se desdobra, no entanto, de maneira diferente.

Aqui ficam as previsões:

SPORTING
Ricardo
Miguel Garcia, Tonel, Polga, Tello
Custódio, João Moutinho, Carlos Martins, Nani
Liedson e Yannick

BENFICA
Quim
Nélson, Luisão, Ricardo Rocha, Léo
Petit, Katsouranis, Nuno Assis, Simão
Nuno Gomes, Miccoli

Os "leões" encostam mais os médios às alas quando no ataque (trocando de lado Nani e C. Martins), enquanto o Benfica afunila mais esses médios para abrir espaço aos laterais e às trocas de Simão.

Vamos ver como se dá Liedson com Luisão e Miguel Garcia com o capitão "encarnado".

Depois, mantém-se a "dúvida Miccoli", já analisada no post anterior. Estará em campo? Se sim, como estará?

A equipa de Alvalade é favorita porque está na frente, porque joga em casa, porque está mais entrosada e mais estabilizada no esquema e porque pode esperar pelo Benfica para lançar os contra-ataques.

Já a equipa de Fernando Santos tem que fazer pela vida. Com uma derrota fica arrumada no campeonato e, por isso, vai ter que dar tudo, sem pensar no próximo jogo no "Teatro dos Sonhos".

Entretanto, o líder FC Porto estará à espreita...

Sem comentários: