sábado, agosto 06, 2005

Bola de praia

Estive três semanas de férias mas, apesar disso, fui acompanhando o que se foi passando no fabuloso mundo da bola. Tomei vários apontamentos no meu “Bloco de Notas”.

Benfica

· Tomasson era o alvo prioritário para o reforço do ataque da equipa de Koeman. Acabou por escolher o Estugarda de Trapattoni deixando Veiga “descalço”.
· Os pontas de lança continuam sem aparecer e, apesar do tempo continuar a correr, os dirigentes não baixam a fasquia e insistem que ainda vão chegar duas “trutas”… será verdade? O treinador começa a desesperar.
· Miguel continua “encalhado” e é caso para dizer “nem o jogador joga, nem o Benfica recebe a massa”. À primeira e à segunda vistas o atleta não tem a razão do seu lado, mas as más companhias…
· Os “encarnados” hipotecaram os passes de alguns jogadores para dar como garantia à empresa que construiu o estádio. O Benfica tenta encontrar soluções para pagar o mais depressa possível a nova Catedral. Se a gestão for criteriosa não vai haver problemas.
· Entre as novidades, o campeão nacional está a preparar o “naming” não só do estádio, mas também dos pavilhões, da piscina e do Centro de Estágio. Na dicotomia “Razão e Coração” as opiniões são distintas: esta não é uma solução que eu adore, mas não me choca se isso permitir fazer dinheiro sem ter que vender os melhores jogadores. Por outro lado, e mais importante, qualquer que seja o nome do estádio, para mim e para todos os adeptos do clube, este será SEMPRE o “Estádio da Luz”.
· Dentro das “quatro linhas” é evidente que há problemas no ataque (faltam pontas de lança) e um médio criativo. Se pudesse haver equipas “perfeitas” ainda se pedia um médio defensivo com “cabedal” e um extremo que pudesse jogar nas duas alas. Beto a (grande) surpresa, Anderson já a confirmação, Kariaka a incógnita e Carlitos a desilusão.

Sporting

· Os “leões”, através de José Peseiro, pressionam Wender para este trocar o Minho por Alvalade. O Braga queixa-se, o técnico diz que é legal. Moralmente…
· Manoel e Labarthe, aquisições para esta época, foram dispensados ainda na pré-época. Se no caso do médio não há grande surpresa (é jovem e o meio campo é povoado), no caso do avançado, contratado por Peseiro, há grande surpresa porque foi dispensado por… Peseiro. A justificação não convence: Manoel é mais polivalente que Silva e podia dar outro tipo de ajuda.
· Os senhores gestores da SAD parecem agora interessados em seguir as ideias do Benfica no que diz respeito ao “naming”… curioso
· A equipa continua forte mas desequilibrada. Faltam extremos (mesmo que Douala continue). Tonel e Loureiro são boas opções de banco, Semedo e Nani dois miúdos com futuro e Deivid pode ser um bom complemento para Liedson.

FC Porto
· Co Adrianse queria 24/25 mas ficou com 28 jogadores. Dizem algumas fontes que o técnico queria dispensar Jorge Costa e Sokota mas a administração não deixou.
· Sandro, médio defensivo contratado ao Setúbal, nem chegou a aquecer e Kromkamp acabou por não chegar.
· No novo esquema do técnico holandês a maior surpresa é Postiga. O jovem português deixa de ser ponta-de-lança e passa a ser o “10” da equipa, o organizador. Como será depois da recuperação de Diego?
· Jorginho e Lisandro estão nas alas, apesar de serem adaptações e Raul Meireles é a grande revelação da temporada (pegou de estaca ao lado de Lucho no meio-campo).

Três notas finais:
· O Vitória de Guimarães, de Jaime Pacheco, provou no particular frente ao Benfica, que vai ser o líder da cacetada. Flávio Meireles e Moreno estão nas “sete quintas”.
· Figo acabou por assinar mesmo pelo Inter. Terá perdido algum dinheiro mas vai poder voltar a jogar ao mais alto nível. O Real Madrid terá escolhido mal o primeiro galáctico a sair.
· Nas férias tive oportunidade de comparar, quase todos os dias, o trabalho da “Bola Branca” com o da concorrência. A diferença é abissal. Parabéns ao pessoal da RR.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Chefe :)
Excelente análise dos acontecimentos da pré-temporada!!!
Faltou dizer que o SCP está na frente do campeonato:)

rvr disse...

Queria saber se este espaço abandonado na Internet está para alugar:)