sexta-feira, fevereiro 25, 2005

As minhas escolhas

Estamos já na segunda volta, a SuperLiga está “estranha”, como nunca visto, com várias equipas a lutar pela vitória à distância de uma vitória.

Falaremos sobre isto mais tarde. Para já – e numa altura em que já fechou o mercado de Inverno, vou deixar aqui as minhas escolhas para reforçar os planteis dos três grandes.

Para a baliza 3 nomes, dois veteranos e uma jovem esperança: Helton, da União de Leiria, Marcos, do Marítimo, e (atenção a este miúdo – internacional sub-18) Paulo Ribeiro, do Vitória de Setúbal.

Na lateral direita – ao contrário do que é habitual – há qualidade em quantidade. Lanço para a “mesa” quatro nomes que não deixariam ficar mal nenhuma equipa: destaque primeiro para dois jogadores que, ainda na época passada, estavam na Liga de Honra: Nelson, do Boavista, e Rui Duarte, do Estoril. Depois Amaral, brasileiro do Belenenses, e Abel, do Sporting de Braga.

Do lado contrário não há tanta gente, mas os dois nomes indicados dão garantias: Miguelito, do Rio Ave, e Jorge Luiz, dos arsenalistas.

Para a zona central há um nome incontornável que só “perde” pela idade: Mitchell Van der Gaag. Depois lanço mais quatro nomes: Tonel (parceiro do holandês no Marítimo), Nunes, central do Braga, José António, titular da Académica, e Hugo Alcântara, do Setúbal.

No meio campo defensivo, mais três nomes: Sandro (do Vitória de Setúbal), Paul Murray (do Beira-Mar) e Alexandre (não tem jogado no Guimarães mas impressionou-me).

No apoio, o chamado box-to-box, há um nome de que toda a gente fala e que tem nome de craque: João Alves (do Sporting de Braga), mas eu junto mais dois nomes que podem merecer atenção: Lucas, do Boavista (muito trabalhador e que pode actuar em várias posições) e Vandinho (também do Braga que tem a vantagem de ter mais “cabedal”). Acrescento mais um nome de um jogador que na época passada deu muito nas vistas mas que este ano ainda não apareceu: Dionattan.

Na posição de “playmaker” o destaque vai para Jorginho (Setúbal), que já esteve envolvido numa novela este ano. Zé Pedro (Belenenses) e Jaime, do Braga, são também bons jogadores, apesar de muito “intermitentes” ao longo da época. Atenção ainda a McPhee do Beira-Mar, que tem jogado muito encostado na ala direita, mas que no centro pode ser um caso sério.

Para o ataque, nas alas, pela esquerda temos dois miúdos que têm a espaços aparecido e resolvido jogos: Targino (Guimarães) e Diogo Valente (Boavista). Manduca, do Marítimo, começou muito bem o campeonato, agora tem andado mais “desaparecido”. Wender é outro “caso” (salvaguardadas as devidas distâncias podia ser o novo Derlei jogando à esquerda ou ao centro – na frente ou embalado de trás).

Na direita, para além de McPhee, há ainda o inevitável Alan (do Marítimo) e o Manuel José, do Setúbal – e que bem que ele marca livres, e dois supersónicos: Zé Manel, do Boavista, e Luciano, da Briosa.

Na posição de ponta de lança deixo quatro nomes com características diferentes: Marcel (atenção ao “matador” da Académica – este não engana, que o diga o Coritiba onde foi o melhor marcador há duas épocas) e Adriano (quem sabe não esquece). Antchouet e, especialmente, Wesley são outros dois nomes a não perder de vista.

Para liderar esta equipa de estrelas dois nomes indiscutíveis da época: Jesualdo Ferreira e Carlos Brito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Mister,

Desta lista compraria para o meu Sporting o lateral direito Amaral, o Diogo Valente para médio esquerdo e o Luciano para a direita.

Fora deste rol, comprava o Manuel Fernandes (Benfica):)

... e ainda ficava a faltar um lateral esquerdo para o SCP. Gosto do Miguelito do Rio Ave, mas falta-lhe caparro.

PS:Só não concordo com a inclusão do Hugo Alcântara na lista.

RR