quinta-feira, novembro 25, 2010

Do céu ao inferno em quatro meses

O Benfica foi campeão nacional na época passada com mérito indiscutível: melhor ataque, melhor defesa, goleadas, grandes exibições.

Depois veio o final de época, o festejo merecido, o Mundial, a inevitável saída de dois titulares, a não saída de outros que, se calhar, pensavam sair... e tudo se desmoronou.

Confesso que não percebo o que está a acontecer exactamente: o treinador é o mesmo, a estrutura é a mesma, oito dos 11 titulares são os mesmos... chegaram reforços, mas a equipa deixou de funcionar e não me venham dizer que é só porque saíram Di Maria e Ramires.

Oito derrotas, o “rolo compressor” desapareceu, assim como as grandes jogadas, as grandes exibições, a garra e alegria da equipa.

A equipa parece cansada, fisica e psicologicamente, deixou de pressionar, de jogar colectivamente e há jogadores essenciais completamente “fora de jogo”: David Luiz, Javi Garcia e Saviola são os três casos mais gritantes. Só Luisão, Fábio Coentrão, Carlos Martins e a espaços Aimar têm conseguido cumprir o que deles se espera.

As contratações (ainda) não trouxeram mais-valias ao plantel: Roberto já tirou pontos quando devia ter ganho; Gaitan é bom jogador, mas não é o extremo que era preciso; Jara, o suplente de Saviola, ainda não deu sinal de si; Sálvio também pouco mostrou. As lesões de Cardozo, o “matador”, e de Ruben Amorim, o que há de mais próximo de Ramires, também não ajudaram.

Por fim, convém não esquecer as primeiras arbitragens que roubaram pontos aos “encarnados” (Académica e Guimarães) e ofereceram pontos a outros.

Mais uma vez repito: não sei se o que se passa, não sei se os jogadores estão fartos de Jorge Jesus, não sei se a Administração está farta de Jorge Jesus, mas o que é certo é que alguma coisa se passa.

É certo que ninguém desaprende de jogar ou treinar em quatro meses mas, claramente, parece que o título subiu à cabeça do técnico que não percebeu que esta é outra época e era preciso começar do zero; o título subiu à cabeça de alguns jogadores que passaram a jogar com excesso de confiança e, por isso, desconcentrados.

... e o silêncio da Direcção é insurdecedor.

Sem comentários: