terça-feira, setembro 18, 2007

É hoje

Começa esta terça-feira a Liga dos Campeões desta época. A primeira jornada é um "petisco": ao Benfica calhou só o campeão europeu e ao FC Porto o Liverpool.

BENFICA

A chegada de Camacho à Luz fez ganhar uma nova aura e os três últimos resultados da equipa já são prova disso.

Agora, será isso suficiente para fazer frente a uns italianos super-experientes que sabem tudo sobre futebol?

Vai ser dificil, muito dificil e convém não esquecer que, para além de tudo o resto, faltam ao Benfica jogadores absolutamente fundamentais: Luisão e Petit, claro, mas também David Luiz e até Zoro (três centrais e o trinco titular). (*)

Toda a comunicação social aponta que o técnico espanhol vai jogar com um "11" que me parece muito ofensivo, até tendo em conta que a partida é fora, mas, deve pensar Camacho, "o ataque é a melhor defesa".

Não sei se os inexperientes jogadores "encarnados" (à excepção de Rui Costa, Nuno Gomes e pouco mais) vão aguentar a pressão, mas, acredito que, se a bola passar para o meio-campo "rossoneri", o Milan também pode sofrer um pouco.

A dúvida maior é quem joga no lugar de Petit. Tudo parece indicar que seja Maxi, talvez o mais polivalente jogodor "português". Não me parece que seja um jogador muito "estriónico" em campo (como Di Maria, por exemplo) e, portanto, dificilmente, os sócios farão dele o menino bonito, mas, pelo que já vi, pode ser um jogador muito útil, por ser regular, por saber defender e atacar.

No antigo clube garante-se que ele faz bem quatro ou cinco posições, incluindo trinco, e que nem parece um jogador sul-americano. Vamos ver... .

Os primeiros 15/20 minutos de cada parte vão ser, como sempre, fundamentais.

Aqui vai o "11":

QUIM
LUÍS FILIPE, KATSOURANIS, EDCARLOS, LÉO
MAXI PEREIRA, RUI COSTA
CRISTIAN RODRIGUES, NUNO GOMES, DI MARIA
CARDOSO


FC Porto e Sporting

Os outros dois "grandes" também têm jogos complicadissimos. O mais certo é sairmos com zero pontos em nove possíveis nesta primeira jornada. O que vier a mais é lucro (em todos os sentidos).

(*) Tentem, por exemplo, fazer uma equipa do Sporting sem Polga, Tonel, Gladstone e Miguel Veloso.

1 comentário:

Anónimo disse...

FRACO DEMAIS PARA UM MILÃO Q.B.

Estava com um bom pressentimento, mas o Milão é mesmo de outra galáxia. Perdemos por 2-1, um resultado muito bom face ao caudal de jogo dos italianos e às inúmeras oportunidades desperdiçadas pelos "rossoneri".
Poder-se-à argumentar que aquela bola ao poste poderia ter virado o rumo dos acontecimentos, só que também nos temos de lembrar das defesas do Quim, embora tivesse sido mal batido no primeiro golo.
Quanto a destaques, Rui Costa a pegar na bola e a endossá-la aos colegas é um senhor. Acho mesmo que Camacho deveria ter deixado Katsouranis a central e colocado Romeu Ribeiro no centro do terreno. Cardozo pareceu-me muito lento e "pesadão" para estas andanças. Di Maria tem de aprender a soltar a bola mais cedo. Inenarrável é Luís Filipe: péssimo a defender, péssimo a passar a bola, péssimo a marcar o adversário. Quando dou por mim a pensar e vejo que temos na ala direita Nélson e Luís Filipe, arrepio-me!
P.S: Uma vez mais ficou provado quem é o melhor jogador do mundo: Kaká! Que jogador fabuloso!

Maluco do Futebol