segunda-feira, março 27, 2006

A dúvida de Koeman

Admitindo que Ronald Koeman não vai enganar-se, pensar que é do Barcelona, e que vai mesmo orientar o Benfica amanhã, acredito que tenha uma dúvida: quem vai jogar no lugar de Nuno Gomes?

Para as outras posições não haverá, em princípio, dúvidas, sendo que há sempre a hipótese de Ricardo Rocha jogar para dar altura e peso à defesa:

Moretto
Nelson, Andersson, Luisão e Léo
Petit, Manuel Fernandes
Simão,...., Robert
Geovanni

Na vaga em aberto há, digo eu, três opções de características diferentes: um médio defensivo (Beto), um médio ofensivo (Karagounis) ou um avançado (Miccoli).

Koeman tem que pensar, bem, no que quer fazer e que resultado quer tentar sabendo que esta é uma eliminatória a duas mãos, que o primeiro jogo é em casa, que o adversário é, actualmente, a melhor equipa do mundo, mas sabendo também que o Barça vai jogar com debilidades defensivas difíceis de repetir.

Convém recordar que aos catalães faltam quatro titulares do meio-campo para trás [Puyol e Marquez (defesas-centrais), Edmilson (central ou trinco) e Xavi (trinco)], isto para além de Messi na frente.

Sabe-se, por outro lado, que a grande força do Benfica é a estrutura defensiva e é aí que os "encarnados" vão certamente voltar a basear o seu jogo contra um ataque temível com o melhor do mundo, o melhor africano e, se calhar, o melhor português.

No entanto, para além de não puder sofrer golos, a equipa da Luz tem que conseguir marcar para levar um resultado minimamente positivo para a segunda mão e o jogo de amanhã é o ideal para conseguir isso.

É preciso assumi-lo sem rodeios: o Benfica vai jogar frente ao Barça tal como as equipas da nossa Liga jogam contra os "encarnados": fechados e concentrados na defesa, rápidos e incisivos no contra-ataque, esperando um dia mau das estrelas adversárias.

Rijkaard, depois de poupar jogadores na última partida da Liga, vem jogar, seguramente, na máxima força possível, no 4-3-3 habitual.

Valdez
Belletti, Oleguer, Rodri, Gio
Mota, Van Boomell e Deco
Giuli, Etoo e Ronaldinho

Ora, sendo assim, o Benfica deveria, no tal pressuposto que é obrigatório marcar, jogar em 4-4-2 para ter maioria em todos os sectores do campo: Quatro defesas para três avançados, quatro médios para três e dois avançados para dois centrais.

Obviamente que esta táctica obrigaria a que, especialmente os quatro de meio-campo, tivessem um grande esforço quer defensivo quer ofensivo nas dobras, compensações e apoios.

Uma das dúvidas é saber, por exemplo, se Robert está disposto a ajudar o seu defesa lateral e, depois, ainda ter disponibilidade para sair para o ataque.

Posto isto, apesar de eu achar que vai acabar por entrar Beto (tal como no jogo em casa com o Liverpool), a minha escolha seria colocar Miccoli na frente com Geovanni.

2 comentários:

rvr disse...

Eu aposto no Beto para o lugar em aberto. Boa sorte à "lampianagem" para amanhã!!!

Renato disse...

boas pessoal..deve jogar o LArsson e nao o Giuly.

e o r rocha na direita, onde prevejo que aos 15 msn ja tem um amarelo por entrada a varrer o Ronaldinho!