terça-feira, março 22, 2005

Veiga-empresário, Veiga-gestor

Dizem as “más línguas” que José Veiga e Luís Filipe Vieira já não estão a viver no “melhor dos mundos” e que há fortes divergências entre os dois quanto ao rumo desportivo do Benfica.

Diz-se até que Veiga já não está a preparar a nova época e que, por isso, vai deixar a SAD “encarnada”.

Não sei se isso é verdade, mas sobre este “caso” vale a pena lembrar algumas coisas.

A “associação” Vieira/Veiga começou quando o actual presidente era gestor o futebol profissional e Veiga era (o mais bem sucedido) empresário de jogadores.

O objectivo era reconstruir uma equipa que tinha “batido no fundo” com um sexto lugar na SuperLiga. O caminho não era fácil porque dinheiro é coisa que não abunda.

A estratégia nos últimos três anos foi fazer o esforço de não vender nenhum jogador fundamental para o plantel. A excepção foi Tiago, que agora está no Chelsea.

Esta ideia resultou, melhorou a equipa, e os resultados começaram a aparecer: depois do 6º, subida para 4º, depois 2º e, na última época, 2º e Taça de Portugal.

Falta agora o equilíbrio financeiro que permita não destruir a equipa e, mesmo assim, contratar mais-valias.

Serve este último parágrafo para voltar à “estória” de Veiga.

Apesar de preferir o Veiga-gestor (que “despachou” muitos dos jogadores do Veiga-empresário) devo dizer que continua a haver erros incompreensíveis na construção do plantel que, seguramente, deitaram dinheiro à rua (Paulo Almeida, Everson, Delibasic, Karadas…).

Na próxima época, com Veiga ou sem ele, com Trapattoni outro, espero que as lacunas do plantel sejam colmatadas.

O que é certo é que, se o Benfica quebrar o "enguiço" e ganhar o título, 11 anos depois, muita da culpa é também da dupla Vieira – Veiga, que, curiosamente, deixaram o último jogo do Benfica em Setúbal abraçados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pessoas como o José Veiga deixam-me sempre de pé atrás, porque nunca sei quais são as suas verdadeiras intenções.

Está no Benfica para ajudar o clube ou para se ajudar a ele próprio?

As contratações Luisão, Alcides e Dos Santos parecem acertadas, mas também aconteceram erros de casting a mais para uma equipa que, como a maioria do futebol português - o meu Sporting incluindo - está nas lonas.

Saudações Leoninas,
Cheewaka