quinta-feira, agosto 16, 2007

Serviços Mínimos

O Benfica venceu o Copenhaga pela diferença mais estreita possível (o 2-1 é, como sabem, um resultado pior que 1-0) e, pior que isso, com uma exibição a roçar o lamentável.

Contra uns dinamarqueses fraquinhos (não há outra maneira de o dizer, apesar de alguns resultados interessantes na época passada), os "encarnados" chegaram a perder o controlo do jogo em alguns períodos).

As duas perdas fundamentais nos últimos dias (Simão e Manuel Fernandes) e o avanço na preparação do Copenhaga podem ajudar a explicar algumas coisas, mas não justificam (não podem justificar) tudo.

O que é que se viu: uma equipa lenta, sem rasgos, presa de movimentos, que parecia não saber o que fazer em campo e, pelo menos neste momento, com opções limitadas.

Fora isso, vamos a algumas notas individuais:

Rui Costa foi um senhor. Grande exibição do "maestro" coroada com dois grandes golos. Tentou carregar os companheiros para a frente (não muito depressa, é certo, mas não seria a ele que lhe competiria acelerar o jogo) e foram dele as poucas ideias que se viram no relvado.

David Luiz, que tem tudo para ser um grande central, tem que ter alguém que lhe explique que não é a agradir adversários que se evolui.

Cardozo é mesmo reforço e quando a equipa "aprender" a jogar com ele, está ali uma mais valia efectiva.

Bergessio não jogou bem. Falta perceber se é uma questão (ainda) de adaptação ou se o jogador foi sobrevalorizado pelos jornalistas na pré-epoca.

Fábio Coentrão é um miúdo com talento mas que tem que perceber que já não está a jogar nem na sua rua, nem no Rio Ave e que, portanto, é preciso acentar os pés na terra e pôr a qualidade futebolistica ao serviço da equipa.

Freddy Adu foi "atirado às feras" sem estar minimamente enquadrado.

O Luís Filipe, defesa-direito, terá feito a sua pior exibição de sempre.

Katsouranis e Nuno Assis estão fora de forma.

Posto isto, é urgente que o Benfica consiga, até ao fim do mês: um defesa-central, um ou dois médios (box-to-box) e talvez outro avançado.

Claro que isto de estar a "reconstruir" uma equipa já com a época a decorrer dificilmente poderá dar bom resultado.

Sem comentários: