domingo, março 29, 2009

Alerta

A selecção está em risco de falhar o apuramento para o Mundial 2010.

Está na hora de Carlos Queirós ligar o alarme e chamar os melhores e mais experientes jogadores.

A renovação é necessária - indiscutivelmente -, até porque Luiz Felipe Scolari não teve a mínima preocupação com o futuro da equipa, mas não nos podemos dar ao luxo de dispensar os mais experientes.

Quim, Fernando Meira, Caneira, Maniche, Nuno Gomes, Hélder Postiga são alguns desses casos.

Deserto

Continua o deserto de golos na Selecção (terceiro jogo consecutivo sem marcar golos) e a qualificação para o Mundial está (muito) complicada.

A equipa das "quinas" até teve bons períodos e cinco ou seis claras oportunidades de golo, o certo é que não marca.

Não vou aqui fazer uma análise exaustiva da partida, quero só deixar duas notas em relação ao "11" escolhido.

Porque jogámos sem ponta de lança num jogo que tinhamos obrigatoriamente de vencer?

Porque só entrou Deco a 25 minutos do fim?

sábado, março 28, 2009

Tudo ou nada...

Portugal está a duas horas de defrontar a Suécia, em jogo de qualificação para o Mundial 2010.

Não há dupla interpretação: ou ganhamos ou estamos (praticamente) fora da fase final na África do Sul.

Não vai ser fácil, por várias razões: a selecção não está a jogar bem, não há espírito de grupo, a pressão é grande - dado o atraso na classificação - e os suecos não são todos, apesar de não estar o Ibrahimovic.

Por outro lado, já se sabe, a equipa das "quinas" tem lacunas que não permitem "dar o salto": historicamente tinhamos duas falhas evidentes (ponta de lança e defesa-esquerdo) e agora temos mais duas (guarda-redes e trinco).

Face às contingÊncias e aos 22 convocados, aqui fica o meu "11":

EDUARDO
BOSINGWA, RICARDO CARVALHO, BRUNO ALVES, DUDA
PEPE, JOÃO MOUTINHO, DECO
CRISTIANO RONALDO, HUGO ALMEIDA, SIMÃO

A dúvida maior é o defesa esquerdo, um médio adaptado e com pouca experiência.

Depois, o guarda-redes é outro novato.

Pepe não é trinco

Deco vem de lesão, Ricardo Carvalho vem de lesão

Simão teve um problema familiar grave esta semana

quinta-feira, março 19, 2009

Sugestões a Rui Costa (I)

Antes de se começar a falar em reforços para a próxima época, fundamental para o Benfica seria garantir a permanência de um núcleo duro.

Os "encarnados" não podem estar sempre a recomeçar do zero e, assim sendo, para além da continuidade de Quique Flores (apesar de todos os erros já assinalados), manter quem realmente interessa seria um passo em frente, podendo, depois, gastar o menos possível nas contratações.

Aqui deixo os "OK"s:

BALIZA: Moreira

DEFESA: manter Maxi, Luisão, Miguel Vítor, Sidnei, David Luiz, Jorge Ribeiro.

MEIO-CAMPO: segurar Katsouranis, Ruben Amorim, Yebda, Carlos Martins

ATAQUE: Cardozo, Nuno Gomes

Agora, as dúvidas:

BALIZA: Quim (ou é titular ou deve ser vendido - terá seguramente mercado)

MEIO-CAMPO: Aimar (a táctica do treinador tem que permitir que ele jogue a "10" - se assim não for, deve ser transferido)

ATAQUE: Reyes (a verba da compra justifica-se?), Suazo (está emprestado, vale a pena o esforço financeiro?)

As saídas:

BALIZA: Moretto (transferido, de preferência vendido)

MEIO-CAMPO: Binya (transferido), Felipe Bastos (emprestado para rodar), Di Maria (transferido - é preciso fazer dinheiro), Urreta (emprestado para rodar), Balboa (transferido - de preferência vendido)

ATAQUE: Mantorras (deve ficar com um cargo qualquer no clube, por respeito e pelo erro médico, mas como futebolista não dá).

Claro que as dificuldades financeiras podem obrigar a vender algum dos jogadores da estrutura base, esperemos que Rui Costa consiga construir um plantel forte.

domingo, março 15, 2009

E depois do Adeus?

A derrota, em casa, frente ao Vitória de Guimarães termina com as hipóteses do Benfica vencer a Liga esta época.

O FC Porto vai ganhar esta tarde e ficar com cinco pontos de vantagem, a oito jornadas do fim do campeonato.

Sabe quem me conhece que defendi Quique Flores o mais possível, apesar de alguns erros incríveis, e que - genuinamente - cheguei a acreditar no título.

Não o dizia, mas pensava, "Isto parece o ano do Trapatoni, não jogamos nada, mas vamos lá"... Essa "Fé" terminou ontem.

A questão, agora, é saber o que vão fazer os "encarnados": voltar a fazer uma revolução no plantel ou apostar na continuidade.

Eu acredito em Rui Costa, acho que o treinador tem potencial e o plantel uma boa base que necessita "apenas" de acertos.

A questão é que eu não sei como estão verdadeiramente as finanças "encarnadas" e, portanto, não sei se vai ser possível fazer novo esforço financeiro no reforço da equipa (como na época passada), ao mesmo tempo que se aguenta todas as principais figuras.

Convém não esquecer que o Benfica vai em três anos sem Champions e um quarto pode ser "a morte do artista".

O ideal - repito - seria manter a estrutura, ir buscar seis/sete jogadores (*) e vender alguns dos não essenciais (Balboa, Binya, Di Maria...), decidir depressa (e bem) o que fazer com os dois emprestados (vale a pena gastar milhões?, não há melhor ou igual mais barato?).

Por outro lado, é também obrigatório ter em atenção que é muito possível que os adversários directos troquem de treinador, com as adaptações que isso sempre implica, e, por isso, o Benfica pode partir em vantagem se estabilizar o grupo.

(*) falarei sobre isto em breve.

sexta-feira, março 06, 2009

Compravam-se árbitros?

"António Mortágua, antigo presidente do Conselho de Justiça da FPF, reconheceu hoje no Tribunal de Gaia, no âmbito do "caso do envelope" do "Apito Dourado", que conhecia casos de tentativa "compra" de árbitros.
A testemunha abonatória indicada pelo arguido Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, contou que o que o levou a sair da Associação de Futebol de Aveiro foi "ter conhecimento de um árbitro recusar apitar um Feirense-Beira-Mar" na década de 1990 porque "tinha recusado 1500 contos [7500 euros] de cada uma das equipas".
Sobre o o caso do Beira-Mar-FC Porto de 2003/04 - jogo que motiva este processo-crime e em que está em causa um alegado suborno de 2.500 euros ao árbitro Augusto Duarte - o juiz-conselheiro disse que o valor em causa seria "um preço para o aquecimento".
"Claro que todas as pessoas têm um preço", mas, para António Mortágua, "quinhentos contos [2500 euros], mesmo para as bitolas da época, só se fosse para o aquecimento".
Em abono de Pinto da Costa, o antigo presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse ainda: "Não estou a ver que essa pessoa que eu conheço fizesse isso".
in Lusa

A sério?

E foi só em 2003/04