sábado, fevereiro 28, 2009

Razão, coração ou as contas

Este sábado joga-se o FC Porto - Sporting. O Benfica, depois de vencer o Leixões, está à espreita para ver o que acontece no Dragão.

Fazendo a análise pelo lado dos "encarnados" qualquer dos desfechos do clássico tem vantagens, mas a maior foi - desde logo - o próprio Benfica ter ganho a sua partida diante da surpresa da prova. A outra verdade de La Palisse, que favorece a equipa de Quique Flores, é que, pelo menos, um dos adversários vai perder pontos.

Nesta perspectiva, há pelo menos duas formas de abordar o jogo:

Os mais fanáticos adeptos da "águia" dizem - naturalmente - que o Benfica ainda pode ser campeão e, por isso, o que interessa é a vitória do Sporting (os três clubes ficariam embrulhados com um ponto de diferença).

Já os mais pragmáticos dirão que, primeiro, é obrigatório "garantir" a Champions e, por isso, o fundamental é afastar os "leões" do segundo posto.

Claro que, se der empate, ambos os adversários perdem pontos.

Confesso que continuo a acreditar no título do Benfica - apesar de reafirmar que a equipa é muito irregular e regrediu após a vitória diante do Marítimo.

domingo, fevereiro 08, 2009

O clássico

Este domingo é dia de jogo grande: o FC Porto recebe o Benfica no Dragão com um ponto de vantagem.

Acredito que o jogo vai ser equilibrado mas também acho que os "azuis e brancos" são favoritos. Porquê? Jogam em casa, já estão na frente e, especialmente, têm a equipa mais estruturada, com mais automatismos.

Apesar disso, o Benfica, com as individualidades que tem e o "11" que pode fazer, tem capacidade para ir ganhar a qualquer estádio.

Vamos às equipas:

FC PORTO (4-3-3)
Helton
Fucile, Rolando, Bruno Alves, Cissoko
Fernando, Raul Meireles, Lucho
Lisandro, Hulk, Rodriguez

BENFICA (4-4-2 losango)
Quim
Maxi, Miguel Vitor, Luisão, Jorge Ribeiro
Yebda, Katsouranis, Ruben Amorim, Aimar
Reyes, Suazo

Era assim que eu jogaria, apesar de saber que Quique Flores dificilmente vai usar esta táctica e, atenção, até pode usar os mesmos "11" ,as deverá ser em 4-4-2 clássico e isso faz toda a diferença.

O mais certo é jogar Moreira e não Quim e jogar David Luiz e não Jorge Ribeiro. Há também dúvidas quanto ao central que vai jogar ao lado de Luisão.

Se jogasse na minha "táctica", o Benfica teria sempre vantagem numérica em relação ao 4-3-3 do FC Porto e, com os mesmos jogadores, sem ter que mexer, poderia adaptar-se caso alterassem eles para o "losango".