quinta-feira, outubro 23, 2008

Estranhas substituições

O Benfica empatou fora de casa diante do Herta de Berlim na primeira jornada de grupos da Taça UEFA.

Teoricamente, seria um bom resultado mas, passado o jogo, fica a ideia que os "encarnados" podiam e deviam ter feito melhor.

Na primeira parte houve uma oportunidade para cada lado (a dos alemães mais flagrante), na segunda parte vieram os golos (outra vez Di Maria que só marca em terras germânicas) e mais uma mão cheia de oportunidades, com o Benfica a perder o controlo da partida em algumas alturas.

Ao Benfica faltaram Aimar, David Luiz, Ruben Amorim e, à última hora, Yebda (entrou Binya que - como se sabe - não é a mesma coisa).

Os defesas centrais fizeram uma grande partida, assim como Nuno Gomes e Reyes (não em termos ofensivos mas tacticamente e na ajuda à defesa), mas o momento da partida acabou por ser a substituição de Katsouranis.

Salvaguardando uma possível lesão que não foi visivel, a saída do grego do meio-campo enfraqueceu a equipa. Katso defende e ataca, tem experiência, sabe segurar a bola e fazer rodar o jogo.

Especialmente estando o Benfica a ganhar na altura e não tendo o lesionado Yebda foi estranha a saída do jogador helénico.

Mesmo a saída de Reyes (e não Di Maria) foi estranha, sendo que o espanhol tem a "desculpa" de vir de lesão e ter corrido muito no tempo em que esteve em campo.

Agora, é "só" ganhar em casa e garantir a qualificação para a fase seguinte.

Há tradições para quebrar

O Benfica nunca venceu na Alemanha. Há sempre uma primeira vez para tudo, pode ser que seja hoje.

Os "encarnados" entram na primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA e não se sabe o que esperar: se o Benfica que esteve diante de Sporting e Nápoles se o outro que desperdiça pontos no campeonato e precisa de ir a penaltys derrotar uma equipa do terceiro escalão.

Se (e reforço o "se") a equipa que entrar em campo estiver concentrada, empenhada e convicta na vitória... isso pode mesmo acontecer.

Face aos convocados e às ausências, aqui fica a minha aposta para hoje:

QUIM
MAXI PEREIRA, LUISÃO, SIDNEI, LEO
YEBDA, CARLOS MARTINS, KATSOURANIS, REYES
NUNO GOMES, CARDOSO

No banco: Moreira, Miguel Vítor, Binya, Jorge Ribeiro, Di Maria, Urreta, Suazo

sábado, outubro 11, 2008

"O" jogo

O seleccionador nacional não deixou dúvidas: a partida de hoje diante da Suécia é fundamental e Portugal não pode perder.

A acontecer novo descalabro lá voltamos às contas e às máquinas de calcular, até porque só o primeiro do grupo tem qualificação directa para o Mundial.

O que se passou, especialmente nos últimos 10 minutos da partida frente à Dinamarca, não pode repetir-se e - esperemos - tenha servido de exemplo.

Hoje vai ser preciso, essencialmente, recuperar a consistência defensiva e a concentração. Depois é esperar pela criatividade e velocidade no ataque.

As ausências de parte a parte são várias e isso coloca mais pressão nas estrelas: Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo.

A equipa das "quinas" não tem Ricardo Carvalho, Maniche, Deco e Simão por lesão e, por isso, aposto neste "11":

QUIM
BOSINGWA, PEPE, BRUNO ALVES, PAULO FERREIRA
FERNANDO MEIRA, RAUL MEIRELES, JOÃO MOUTINHO
CRISTIANO RONALDO, NUNO GOMES, NANI

sexta-feira, outubro 10, 2008

Sol e Sombra

Se dúvidas havia, a última partida do Benfica provou que a equipa ainda tem muito trabalho pela frente e ainda não está consistente.

Depois da grande exibição frente ao Nápoles (à excepção dos últimos 10 minutos do primeiro tempo), nada fazia prever o que se passou diante do Leixões.

Os "encarnados" pura e simplesmente não jogaram, ofensivamente foram uma nulidade, não souberam pegar ou controlar o jogo e defensivamente voltaram a cometer erros infantis (*).

Quique Flores disse, no final da partida, que o Benfica ainda não merecia assumir a liderança do campeonato. Infelizmente tenho que concordar com o "mister": falta experiência, ratice, automatismos e concentração ao plantel.

(*) É, aliás, inadmissível que se volte a sofrer golos de bola parada, especialmente quando no "11" estavam jogadores como Luisão, Sidnei, Miguel Vítor, Katsouranis, Yebda e Cardoso.

domingo, outubro 05, 2008

Clássico

Este domingo é dia de Sporting - FC Porto...

As minhas apostas:

SPORTING
Rui Patricio
Abel, Tonel, Polga, Grimi
Miguel Veloso, Rochemback, João Moutinho, Romagnoli
Djaló, Derlei

FC PORTO
Nuno
Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Fucile
Pelé, Raul Meireles, Tomás Costa, Lucho
Cristian Rodriguez, Lisandro