domingo, setembro 28, 2008

Vitória justa

O Benfica venceu o Sporting por 2-0 no estádio da Luz, quebrou a "tradição bentiana" e (sem exagero) reentrou na luta pela Liga.

É certo que esta é ainda a quarta jornada mas, dado o atraso à partida (quatro pontos), uma eventual derrota poderia potenciar as lacunas do plantel e fazer a equipa entrar em mais uma espiral negativa.

Como bem disse Quique Florez, em confronto estava uma equipa consolidada contra uma em que tudo é novo e isso poderia ser decisivo.

O Benfica ganhou e ganhou bem e só teve um verdadeiro susto (logo no primeiro minuto).

A partir dos 15/20 minutos já os "encarnados" tinham estabilizado e sem jogarem bem controlaram o final da primeira parte.

No segundo tempo quase só deu Benfica e decisiva foi a entrada de Katsouranis, que veio ganhar o meio-campo e, no fundo, a partida.

Destaque para as exibições dos miúdos na defesa (fora o susto inicial), a portentosa força de Yebda que recuperou inúmeras bolas, Ruben saiu ao intervalo mas esteve bem ao dar consistÊncia contra o losango adversário e Reyes que marcou um grande golo, apesar de ter estado irregular.

Cardozo entrou bem mas foi perdendo protagonismo e Jorge Ribeiro continua sem me convencer defensivamente.

Do Sporting pouco se viu: Yannick apareceu no primeiro minuto e quase marcou, mas desapareceu rapidamente e Romagnoli ainda conseguiu alguma liberdade no primeiro tempo. De Postiga só uma jogada de perigo (em fora de jogo não assinalado) e (mais um) penalty cometido e não sancionado (desta vez sobre Yebda).

As jogadas leoninas foram sempre iguais: passes longos de Rochemback ou Miguem Veloso para as costas da defesa "encarnada".

Resumindo, a vitória do Benfica não merece contestação e Quique Florez parece ter conseguido queimar etapas, mais cedo do que estaria à espera.

Falta agora saber se este novo plantel "encarnado" (em vários sentidos) ganha consistência e aguenta a pressão, até porque as lacunas continuam lá, logicamente.

Por outro lado, falta saber se, para além das individualidades (que já começaram a aparecer esta noite), o Benfica consegue também ganhar rapidamente automatismos que definem as grandes equipas.

Quinta-feira é a primeira final frente ao Nápoles e falta saber se haverá Carlos Martins e Aimar. Uma coisa é certa, o único avançado é Nuno Gomes.

sexta-feira, setembro 26, 2008

O derby dos derbies

Amanhã na Luz regressa "o jogo dos jogos". Seja em que situação for, é sempre uma partida especial entre rivais.

Sobre estes jogos, o povo costuma dizer duas coisas: não há prognósticos e normalmente ganha quem está pior.

Disse esta tarde Quique Florez que em confronto vão estar duas equipas diferentes: uma que leva três anos de formação (com o mesmo treinador, a mesma táctica e praticamente os mesmos jogadores) e outra que leva três meses em que tudo é novo.

Há três ausências de cada lado: Luisão, David Luiz e Suazo (Benfica); Caneira, Izmailov e Vukcevic (Sporting).

Em termos tácticos também há diferenças: as "águias" jogam em 4-4-2 em linha; os "leões" jogam em 4-4-2 losango.

Confesso que tenho dúvidas que, no momento actual dos "encarnados", o Benfica possa conseguir controlar o jogo estando em confronto estas duas tácticas. O problema essencial pode ser no meio-campo (podem ser quatro contra dois se os alas não ajudarem). Isto claro, já para não falar dos conhecidos problemas defensivos, especialmente nas bolas paradas.

Não sei o que vai acontecer amanhã, o que sei é que estamos na quarta jornada e o Sporting tem quatro pontos de vantagem. Ora isto simplesmente quer dizer que o Benfica tem que ganhar.

Os dois "11":

Benfica (*)
QUIM
MAXI, MIGUEL VITOR, SIDNEI, LEO
YEBDA, RUBEN AMORIM, CARLOS MARTINS, REYES
NUNO GOMES, CARDOZO
Suplentes: Moreira, Katsouranis, Jorge Ribeiro, Binya, Aimar, Di Maria, Makukula.

Sporting
RUI PATRICIO
ABEL, TONEL, POLGA, GRIMI
MIGUEL VELOSO, ROCHEMBACK, JOÃO MOUTINHO, ROMAGNOLI
DJALÓ, POSTIGA
Suplentes: Tiago, Carriço, Pedro Silva, Adrien, Pereirinha, Derlei, Tiui

(*) Duas notas: Katso deve ser titular na defesa, na ideia do técnico, acho mal. Quanto muito jogava no meio-campo; se o "mister" fosse eu responderia também com um "losango" e Reyes nas costas dos dois homens da frente.

O outro Rui Costa

Este post não é sobre Rui Costa, ex-jogador de futebol, "maestro", director-desportivo e administrador da SAD "encarnada"...

Este post é sobre Rui Costa, ciclista, sub-23 do Benfica e da selecção nacional.

E porquê falar neste miúdo agora?

É simples: estão a decorrer os Mundiais e Rui Costa foi oitavo no contra-relógio e quinto na prova em linha nas duas provas em Itália.

De destacar esta época ainda o segundo lugar na Volta a França do Futuro.

Não sei se o Benfica quer (ou pode) segurar este grande valor, mas seria bom para ele e para o clube fazer mais uma época por cá. No entanto, os "tubarões" já andam aí...

quarta-feira, setembro 24, 2008

Choradeira

Estamos em semana de derby Benfica - Sporting. Ainda é cedo para falarmos directamente da partida (fica para sexta-feira à tarde quando já se conhecerem os convocados), mas é altura de falar do que se vai passando nos "leões".

Têm sido vários os casos e de vária ordem:

Primeiro a choradeira em relação às arbitragens, após a vitória sobre o Trofense, que já deram benefícios diante de Sporting de Braga (penalty de Hélder Postiga sobre Meyong não assinalado) e Belenenses (fora de jogo de Postiga no primeiro golo).

Depois, os públicos e notórios casos de "indisciplina" (com aspas ou sem aspas): Stoijkovic, João Moutinho e, agora, Vukcevic.

Sobre as arbitragens, não digo nada, só lamento que o ditado "quem não chora não mama" continue a funcionar no futebol português.

Sobre os jogadores, parece-me normal que estes se queixem quando não jogam (grave seria se se acomodassem à posição de suplentes), mais estranho me parece quando alguém com contrato assinado e em vigor exija sair só porque lhes acenam com mais dinheiro.

Por outro lado, um treinador pode e deve escolher quem acha que está melhor e lhe dá mais garantias, não pode ou não deve é castigar alguém só porque "pede" para jogar.

Entretanto, convém só recordar que o "caso Vukcevic" já vem do final da época passada e isso é que não é admissível: ou o assunto é grave e tem que se transferir o jogador ou não é grave e tem que estar tudo resolvido entre as partes há muito tempo.

Mas, o que é grave é que estas choradeiras de jogadores, treinadores e dirigentes não são um exclusivo da turma de Alvalade. É uma "táctica" recorrente, até mais do que um simples 4-3-3 ou o 4-4-2.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Quando volta David Luiz?

O Benfica venceu esta noite pela primeira vez na época. Foi num campo difícil, um triunfo sofrido, complicado, mas justo.

Mas importante é perceber que há ainda muito que trabalhar e muito a rectificar: os "encarnados" não podem marcar quatro golos e acabar a sofrer.

A equipa de Quique Florez voltou a oferecer golos ao adversário, tal como em Nápoles: um frango de Quim e dois ressaltos na defesa intranquila, especialmente nas bolas paradas.

É verdade que hoje jogaram na defesa três habitualmente suplentes, mas não foi por isso que os "encarnados" foram mais intranquilos que o habitual esta época.

Normalmente, diz-se que uma equipa se constrói de trás para a frente. Ora, parece que o técnico não está a conseguir dar consistência defensiva ao "11", jogue quem jogue, e isso terá que ser rectificado rapidamente.

David Luiz está a tornar-se uma espécie de "D. Sebastião" do Benfica. O regresso do "desejado" tem sido adiado, sem explicações da equipa médica. É a última esperança para dar consistência à defensiva.

Já agora, era bom que Rui Costa conseguisse descobrir um lateral direito de qualidade em Janeiro para reforçar o plantel.

Desta noite, bom jogo de Nuno Gomes enquanto esteve em campo, bons pormenores de Reyes ofensivamente, mas erro grave no primeiro golo do Paços. Os miúdos acabaram por não estar mal na defesa e não tiveram culpa nos golos. Yebda e Carlos Martins também não estiveram mal.

sexta-feira, setembro 19, 2008

Euro-milhões

Sem surpresa, só FC Porto e Sporting de Braga venceram nas competições europeias.

Marítimo, Setúbal e Guimarães estão em dificuldades na UEFA e o Sporting perdeu diante do Barcelona.

A segunda volta terá que correr melhor: Benfica e Sporting têm que ganhar em casa; o Guimarães precisa de dois golos no Afonso Henriques; Marítimo e Setúbal precisam de um milagre.

As contas estão difíceis e Portugal arrisca-se a descer na classificação.

Do mal o menos

O Benfica perdeu 3-2 em Nápoles. Uma derrota é sempre uma derrota, nunca é bom perder, mas também é verdade que - sendo um jogo fora de uma eliminatória a duas mãos - esta é a "melhor" das derrotas.

O ambiente no San Paolo foi terrível, mas não foi por isso que os "encarnados" perderam.

O Benfica foi derrotado porque continua a cometer erros defensivos infantis, porque tem vários momentos de desconcentração, porque lhe faltam automatismos e maturidade, porque alguns jogadores não estão a render.

Ficou mais uma vez a sensação que a equipa tem potencial, ficou mais uma vez a certeza de que ainda não o consegue aplicar em campo.

Boa estreia de Suazo, mau jogo de Reyes e Di Maria.

Na segunda mão, no estádio da Luz, é "só" ganhar 1-0...

Quique Florez tem ainda muito que fazer com este plantel, se quiser o apoio de sócios e adeptos tem é que o conseguir fazer ao mesmo ritmo que ganha jogos porque só isso interessa. Este é um equilibrio difícil.

quinta-feira, setembro 18, 2008

Inferno napolitano

Se eu fosse o mister Quique Flores, dados os condicionalismos conhecidos, entrava assim em Nápoles, na abertura da Taça UEFA:

QUIM
MAXI, LUISÃO, SIDNEI, LEO
KATSOURANIS, CARLOS MARTINS
BALBOA, DI MARIA, REYES
SUAZO

No banco:
MOREIRA, MIGUEL VITOR, JORGE RIBEIRO, YEBDA, RUBEN AMORIM, URRETA e NUNO GOMES.

Vai ser um jogo duro, o ambiente é terrível. Eles jogam em 3-5-2, o que vai obrigar o meio-campo a trabalhar muito e os alas a ajudarem também defensivamente.

A ideia com este "11" é, também, conseguir sair rápido para o ataque e partir os rins aos defesas.

quarta-feira, setembro 10, 2008

Vencer para ganhar vantagem

O apuramento para o Mundial 2010 começa verdadeiramente esta quarta-feira com a partida frente à Dinamarca.

Portugal é melhor, Portugal joga em casa, Portugal tem que vencer esta partida.

O facto da Dinarmarca ter empatado a primeira partida até pode facilitar porque pode fazer com que não joguem tão fechados.

O maior perigo dos dinamarqueses está no ataque com Tomasson e Brendtner.

Se a equipa das Quinas vencer fica já com cinco pontos de vantagem sobre este adversário directo.

Em relação aos dois primeiros "jogos Queirós", em que foram repetidos os "11", eu faria duas alterações: Paulo Ferreira e Maniche nos lugares de Antunes e Carlos Martins.

Assim, eu entraria com:

QUIM
BOSINGWA, PEPE, RICARDO CARVALHO, PAULO FERREIRA
RAUL MEIRELES, MANICHE, DECO
NANI, HUGO ALMEIDA, SIMÃO

Apesar desta alteração na lateral, continuo a defender, como princípio, jogadores de posição nos respectivos lugares. No entanto, a exibição do Antunes contra Malta não foi nada convincente e este é um jogo em que vai ser necessário apelar a uma maior experiência.

Esperanças furadas

A selecção de sub-21 falhou o apuramento para o Europeu da categoria na Suécia.

A qualificação não foi perdida esta terça-feira na partida frente à República da Irlanda, mas esta partida resume o que foi a fase de apuramento e até as últimas campanhas das "esperanças" lusas.

Basicamente tudo se resume a três tipos de jogadores: os que não têm qualidade suficiente e por isso jogam mal, os que acham que já são vedetas e não se aplicam e os que fazem algum esforço para dignificar a camisola, mas estão a pregar no deserto.

É preciso voltar a fazer um trabalho de fundo nas camadas jovens, reorganizar campeonatos, limitar os estrangeiros, dar competitividade às provas, tempo para a selecção trabalhar.

Carlos Queirós voltou à FPF, tem aqui muito que fazer nos próximos tempos.

Rui Caçador parece ter o lugar em perigo, não sei se é ele o principal culpado por este falhanço.

domingo, setembro 07, 2008

Alerta vermelho

Lembra "O Jogo", na sua edição de hoje, que o Benfica tem esta época o plantel menos português de sempre: oito (8) jogadores em 26.

São eles: Quim, Moreira, Miguel Vítor, Nuno Gomes, Makukula, Jorge Ribeiro, Rúben Amorim e Carlos Martins.

Na minha modesta opinião a situação é altamente preocupante e agrava-se se nos lembrarmos que na equipa de juniores os estrangeiros também já dominam.

O Benfica dominou o futebol português quando "controlou" o mercado interno de contratações e tinha a maioria dos melhores jogadores.

Sei que as reconstruções não se fazem de um dia para o outro, mas era importante que Rui Costa conseguisse recuperar a mística para os lados da Luz, com portugueses e, de preferência, da cantera.

E - atenção - esta preocupação não tem nada a ver com xenofobia, não tenho nada contra os bons jogadores - sejam eles portugueses ou estrangeiros - o que acho é que é essencial haver um controlo, um limite, para bem dos clubes e, especialmente, das selecções.

PS: primeiro passo: reorganizar o futebol jovem para que não se continuem a desperdiçar grandes jogadores que depois vemos brilhar por outros lados. Os exemplos são mais que muitos nas últimas épocas e parece que continuam.

sábado, setembro 06, 2008

Malta fixe

Portugal cumpriu a obrigação e ganhou tranquilamente em Malta, sem sequer ter precisado de jogar bem.

Para além do calor, da humidade e do relvado, a equipa das "quinas" não tinha desculpas para não ganhar a uma das mais fracas selecções do mundo.

Custou o primeiro golo, mas foi conseguido ainda no primeiro tempo, o que era essencial para acalmar as tropas.

Destaque para as exibições de Bosingwa e Nani, os dois melhores em campo, os únicos que tiveram exibições mais consistentes e se esforçaram um bocadinho. Os outros, cumpriram os "serviços mínimos".

O grupo "luso" começou com boas notícias: Suécia e Dinamarca empataram.

Nos outros grupos, atenção especial para a vitória da Lituânia (de Couceiro) e a derrota da França.

A nossa malta tem que entrar bem

A selecção portuguesa abre hoje a campanha de qualificação para o Mundial 2010.

No grupo, a Suécia e a Dinamarca são os nossos maiores adversários na luta pelo primeiro lugar, o único que dá passaporte directo para a África do Sul.

Dentro de poucas horas a partida é frente a Malta e não pode haver discussão: só a vitória interessa.

Ainda não há certezas quanto ao "11", mas eu entraria assim:

QUIM
BOSINGWA, PEPE, RICARDO CARVALHO, ANTUNES
JOÃO MOUTINHO, MANICHE e DECO
NANI, HUGO ALMEIDA, SIMÃO

No banco
Eduardo, Bruno Alves, Paulo Ferreira, Raul Meireles, Danny, Djaló, Nuno Gomes

PS: Precisamos urgentemente que Carlos Queirós reorganize o futebol jovem. As últimas aparições dos "subs" têm sido lamentáveis.

quarta-feira, setembro 03, 2008

Sumaríssimo

Um jogador do Benfica voltou a ser castigado com um sumaríssimo, mas isso já não é notícia. Desta vez, o contemplado a estrear a época foi Luisão.

Não contesto o castigo ao defesa "encarnado". Apesar de não me ter parecido propositado, no sentido de ser para lesionar, o certo é que Luisão acertou na cara de Sapunaru e tem que ser castigado.

A única dúvida que tenho - baseado no que aconteceu nas últimas épocas em que só jogadores da Luz foram castigados - é o que vai acontecer a seguir nas 28 jornadas que faltam.

Se o critério for este, para todos os jogos e jogadores, nada contra.

terça-feira, setembro 02, 2008

Mercado fechado

Fechou ontem o "mercado de verão" para contratações. Vamos a um balanço rápido.

FC PORTO
  • terminou a novela Quaresma. O jogador vai para onde queria, o clube ganha algum dinheiro (não o que queria naturalmente) e um reforço (Pelé) para uma posição em falta.
  • sem o "7" os "dragões" perdem algum poder de explosão (como se prova pela titularidade, pelo menos para já, de Mariano)
  • de resto, muitas e boas soluções para todas as posições
  • Hulk pode ter sido um achado e Candeias tem futuro

O "11"...

HELTON, SAPUNARU, ROLANDO, BRUNO ALVES, FUCILE, PELÉ, RAUL MEIRELES, LUCHO, CRISTIAN RODRIGUEZ, LISANDRO e HULK

SPORTING

  • João Moutinho e Miguel Veloso ficam em Alvalade e isso é bom para a equipa
  • Rochemback é reforço efectivo, Caneira dá todas as garantias e Hélder Postiga é opção
  • o 4-4-2 losango mantém-se como opção prioritária
  • Izmailov começou bem a época, mas Vukcevic será titular mais tarde ou mais cedo se regularizar a situação com Paulo Bento

O "11"...

RUI PATRICIO, ABEL, TONEL, POLGA, GRIMI, MIGUEL VELOSO, ROCHEMBACK, JOÃO MOUTINHO e VUKCEVIC, DERLEI e LIEDSON

BENFICA

  • não houve surpresas de última hora e ficou a faltar, pelo menos, um defesa-direito e, eventualmente, um central
  • apesar das quatro saídas, o plantel desta época tem mais opções e mais qualidade. Apesar disso, é necessário esperar pelo entrosamento e, já agora, pela definição táctica, especialmente tendo em conta o "enigma Aimar".

O "11"... (4-4-2 losango)

QUIM, MAXI, SIDNEI, DAVID LUIZ, LÉO, KATSOURANIS, CARLOS MARTINS, REYES, AIMAR, SUAZO, CARDOZO