sexta-feira, setembro 28, 2007

Ganhar ou ganhar

Amanhã é dia de derby, o derby dos derbyes em Portugal.

Como qualquer derby, o resultado é imprevisível. Normalmente ganha quem está pior, mas todas as regras têm excepção.

Este jogo encerra, no entanto, uma particularidade: apesar de estarmos apenas na sexta jornada, pode dizer-se que quem perder fica (praticamente) fora da corrida, face ao início 100% vitorioso dos "dragões".

Por isso, só a vitória interessa.

As equipas

Nos "encarnados" as baixas são menos do que já foram mas, mesmo assim, são seis os jogadores "fora de jogo" com destaque para David Luiz, Petit e Bergessio.

Já nos "leões" faltam Derlei, Izmailov e Pedro Silva.

Posto isto, aqui fica a aposta para as equipas de amanhã:

QUIM
NÉLSON, LUISÃO, ZORO, LEO
KATSOURANIS, RUI COSTA
CRISTIAN RODRIGUEZ, NUNO GOMES, DI MARIA
CARDOZO


STOJKOVIC
ABEL, TONEL, POLGA, RONNY
MIGUEL VELOSO, JOÃO MOUTINHO, VUKCEVIC, ROMAGNOLI
LIEDSON, YANNICK

quinta-feira, setembro 27, 2007

Duarte Gomes

Ora, parece que o árbitro Duarte Gomes pediu desculpas pelo erro cometido ontem na Reboleira que, objectivamente, beneficiou o Benfica.

É uma atitude muito digna do juiz da partida, o problema não é esse.

O problema é que estes "mea culpas" só surjam agora.

O que lamento é que o mesmo árbitro não o tenha feito noutras ocasiões, bem mais decisivas, em épocas passadas ou que outros colegas seus do apito não tenham vindo pedir desculpas, por exemplo, após o Leixões - Benfica ou o Benfica - Guimarães ou, já agora, Estrela da Amadora - Sporting ou o Sporting - Vitória de Setúbal.

Sempre quero ver se o senhor árbitro Duarte Gomes vai manter esta coerência a partir de agora, já que no passado não a teve.

Entretanto, o Benfica tem o destino traçado esta época: aconteça o que acontecer daqui para a frente, de cada vez que voltar a ser prejudicado, lá vão recordar o penalty inventado na Taça da Liga.

Tenham vergonha

Não me interessa se eram muitos ou poucos titulares, isso não é relevante, o que sei é que era o Benfica.

Acho que há jogadores que ainda não perceberam bem em que clube estão e há outros - acho que já pode dizer-se - que não têm categoria para vestir aquela camisola.

O jogo diante do Estrela da Amadora foi - pelo que me lembro - o pior que já vi fazer a uma equipa do Benfica.

Um remate de Di Maria no primeiro minuto e uma ténue pressão final nos últimos cinco minutos foi tudo o que se viu dos "encarnados".

Nem remates, nem oportunidades, nem jogadas, NADA... só um penalty completamente inventado salvou a equipa da eliminação merecida.

PS: Pior que perder e jogar mal (pessimamente) só mesmo ser beneficiado. É horrivel ganhar um jogo assim.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Pontos nos "ii"

Vamos lá esclarecer dois ou três pontos:

Factos
  • Camacho é o treinador do Benfica e tem o apoio da maioria dos sócios e adeptos
  • Camacho não fez o plantel, mas ainda conseguiu contratar trÊs jogadores

Se fosse Fernando Santos...

  • a fazer as substituições dos jogos contra o Guimarães e em Braga
  • a fazer as declarações, segundo as quais estava a jogar pelo acesso à Champions

O que diriam adeptos e direcção?

Acredito que Camacho vai melhorar a equipa, temo é que, quando isso acontecer, estejamos já a quilómetros do FC Porto.

Por outro lado, lamento que o técnico espanhol não tenha elasticidade táctica para sair do "4-2-3-1" e, por exemplo, arriscar no 4-4-2

sexta-feira, setembro 21, 2007

Palpite

O camarada e amigo RVR tem tido esta época palpites certeiros quanto aos "chicoteados" na I Liga portuguesa de futebol.

Eu vou entrar nesta onda e deixar, aqui e agora, a minha aposta para novo clube do "mister" José Mourinho.

Não sendo Inglaterra ou Portugal, só há duas hipóteses...

Seguramente: Inter ou Barcelona.

PS: O homem foi "special one" até na saída... e aquela indemnização, meu Deus.

quinta-feira, setembro 20, 2007

Pior era impossível

Sete jogos, seis derrotas e um empate - é este o (péssimo) balanço da semana europeia das equipas portuguesas nas competições internacionais.

Convenhamos que o sorteio não augurava nada de bom para esta primeira jornada, nem na Liga dos Campeões, nem na UEFA.

O Benfica (desfalcado e inexperiente) jogava fora só com o (consolidado e experiente) campeão europeu em título; o Sporting defrontava em casa o campeão inglês (com quase toda a artilharia em campo) e o FC Porto recebia o vice-campeão europeu que aposta sempre muito na Champions.

Resultado: só os "dragões" conseguiram um ponto. Normal...

Na UEFA, o panorama também não era nada animador no pós sorteio e, no final das contas, o balanço foi 100% negativo.

À excepção do Sporting de Braga, as outras três equipas eram inexperientes e, por isso, tiveran um sorteio claramente desfavorável frente a Bayern de Munique, Bayer Leverkusen e AZ Alkmaar.

As derrotas foram naturais mas até se pode dizer que, no caso do Paços de Ferreira, foi injusta, tal a forma como o jogo decorreu.

Verdadeiramente surpreendente só mesmo o resultado dos arsenalistas que, apesar de jogarem fora, eram superiores ao seu adversário. Depois de duas bolas aos postes no primeiro tempo, surgiram os golos na segunda parte mas em maior número para o Hammarby.

Na segunda jornada só o Braga parece ter hipótese de seguir em frente. Vamos ver.

quarta-feira, setembro 19, 2007

"Muita areia para esta camioneta"

Aconteceu o que se estava à espera: este Benfica ainda não tem pedalada para estas cavalgadas e foi completamente dominado pelo Milan que acelerou quando precisou e travou quando quis.

É verdade que o primeiro golo surgiu de bola parada - e Quim foi mal batido - e que o segundo golo é quase inacreditável, dada a ingenuidade do lance, mas é também verdade que os italianos falharam mais uma mão cheia de lances e ficou sempre a ideia de que podiam matar o jogo se fosse possível.

Também é verdade que os "encarnados", comandados pelo "maestro", ainda conseguiram chegar à frente algumas vezes, tiveram boas oportunidades e tiveram o falhanço mais escandaloso do jogo (se a bola ao poste entra, fazia o 1-1, e, talvez, tudo fosse diferente).

Em relação ao que toda a comunicação social apontava, Camacho trocou Nuno Gomes por Miguel Vítor, meteu o miúdo a central, passou Katso para o meio-campo e colocou Rui Costa nas costas de Cardoso.

Claro que falar agora é fácil, mas já tinha dito que era arriscado deixar o centro da defesa entregue a dois jogadores inexperientes e que havia dúvidas em quem podia fazer de Petit. Maxi confessou que já não estava habituado a jogar ali e isso notou-se.

Agora, é pensar nos próximos jogos. A qualificação não dependia desta partida, embora - naturalmente - perder nunca é bom.

Ganhar em casa e não voltar a perder fora deve chegar para seguir em frente... é "só" isto.

Atenção aos ucranianos.

terça-feira, setembro 18, 2007

É hoje

Começa esta terça-feira a Liga dos Campeões desta época. A primeira jornada é um "petisco": ao Benfica calhou só o campeão europeu e ao FC Porto o Liverpool.

BENFICA

A chegada de Camacho à Luz fez ganhar uma nova aura e os três últimos resultados da equipa já são prova disso.

Agora, será isso suficiente para fazer frente a uns italianos super-experientes que sabem tudo sobre futebol?

Vai ser dificil, muito dificil e convém não esquecer que, para além de tudo o resto, faltam ao Benfica jogadores absolutamente fundamentais: Luisão e Petit, claro, mas também David Luiz e até Zoro (três centrais e o trinco titular). (*)

Toda a comunicação social aponta que o técnico espanhol vai jogar com um "11" que me parece muito ofensivo, até tendo em conta que a partida é fora, mas, deve pensar Camacho, "o ataque é a melhor defesa".

Não sei se os inexperientes jogadores "encarnados" (à excepção de Rui Costa, Nuno Gomes e pouco mais) vão aguentar a pressão, mas, acredito que, se a bola passar para o meio-campo "rossoneri", o Milan também pode sofrer um pouco.

A dúvida maior é quem joga no lugar de Petit. Tudo parece indicar que seja Maxi, talvez o mais polivalente jogodor "português". Não me parece que seja um jogador muito "estriónico" em campo (como Di Maria, por exemplo) e, portanto, dificilmente, os sócios farão dele o menino bonito, mas, pelo que já vi, pode ser um jogador muito útil, por ser regular, por saber defender e atacar.

No antigo clube garante-se que ele faz bem quatro ou cinco posições, incluindo trinco, e que nem parece um jogador sul-americano. Vamos ver... .

Os primeiros 15/20 minutos de cada parte vão ser, como sempre, fundamentais.

Aqui vai o "11":

QUIM
LUÍS FILIPE, KATSOURANIS, EDCARLOS, LÉO
MAXI PEREIRA, RUI COSTA
CRISTIAN RODRIGUES, NUNO GOMES, DI MARIA
CARDOSO


FC Porto e Sporting

Os outros dois "grandes" também têm jogos complicadissimos. O mais certo é sairmos com zero pontos em nove possíveis nesta primeira jornada. O que vier a mais é lucro (em todos os sentidos).

(*) Tentem, por exemplo, fazer uma equipa do Sporting sem Polga, Tonel, Gladstone e Miguel Veloso.

sábado, setembro 15, 2007

"Boladas"

Por vários motivos que não interessam para o caso tenho estado distante do "Doente da Bola" mais tempo do que gostaria.

Para recuperar algum do atraso, utilizo a fórmula "curtas e grossas". Prometo voltar em breve para actualizar o que fica a faltar (por exemplo o fecho das lesões).
  • Scolari deu (ou tentou dar) um murro num jogador da Sérvia. Vai ser castigado, seguramente, pela UEFA. Se fosse só a FPF nada aconteceria.
  • O seleccionador passou-se, deu desculpas pouco convincentes, merece punição, mas o despedimento parece-me exagerado, apesar de ficar um ponto de interrogação sobre o que vai acontecer no relacionamento com os jogadores.
  • Os jogos contra Polónia e Sérvia correram mal, a nível exibicional e de resultados. Estamos a "brincar com o fogo" mas, apesar de tudo, estamos com sorte porque nada está perdido.
  • Há jogadores em clara baixa de forma. Aqui ficam alguns exemplos entre os que jogaram: Paulo Ferreira, Fernando Meira, Bruno Alves, Deco, Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes.
  • Jesualdo Ferreira conseguiu, na mesma frase, defender posições opostas: que Bruno Alves e Bosingwa tinham jogado tempo a mais e que Quaresma e Raúl Meireles tinham jogado tempo a menos. Vá lá perceber-se o professor.
  • Acabei de ver mais uma grande exibição de Rui Costa, mas a lesão de Petit tirou-lhe a graça toda.