sexta-feira, agosto 31, 2007

Sofrer

O Benfica sofreu (e muito) na primeira parte mas conseguiu cumprir a sua obrigação e derrotar os dinamarqueses do Copenhaga.

Dados os condicionalismos actuais (as lesões, o novo treinador, a nova táctica, o adversário), o essencial era mesmo confirmar a passagem à Champions.

Foi, pode dizer-se, uma "vitória à Camacho" com muita entrega, sacrificio e - já agora - alguma sorte.

Quanto ao futebol jogado... viu-se pouco.

Destaque para bons apontamentos na estreia de Di Maria, para mais um bom jogo do miúdo Miguel Vítor, para o "regresso" do verdadeiro Katsouranis e para a liderança de Petit e Rui Costa.

O mercado fecha hoje. Ainda vai haver reforços?

quarta-feira, agosto 29, 2007

Ganhar ou no mínimo passar

O Benfica joga esta quarta-feira um dos jogos decisivos da época. A equipa está mal, a vantagem é curta, mas vai ser preciso fazer pela vida para entrar na Liga dos Campeões.

Os condicionalismos são vários e Camacho deve usar a "sua" táctica (4-2-3-1) independentemente de quem jogar.

Luisão está em dúvida e Di Maria pode ser a surpresa. Por mim, não jogava nenhum dos dois. Não é em Copenhaga que se fazem experiências ou testes físicos.

Posto isto e jogando na "táctica Camacho" (que não é muito do meu agrado - acho que o Benfica devia jogar em 4-4-2), aqui fica a minha aposta:

QUIM
NÉLSON, MIGUEL VITOR, KATSOURANIS, LEO
PETIT, ROMEU RIBEIRO
LUIS FILIPE, RUI COSTA, FÁBIO COENTRÃO
CARDOZO

terça-feira, agosto 28, 2007

Outras bolas (7)

De regresso a rubrica do "Doente da Bola", desta vez para homenagear Nélson Évora.

O jovem benfiquista ganhou o Triplo Salto dos Mundiais de Atletismo com um salto fantástico a 17,74 - novo recorde nacional e por muito - que deu o primeiro ouro em Osaka.

Parabéns e agora é preparar Pequim.

De recordar que esta rubrica já tinha destacado (merecidamente) Ticha Penicheiro, Tiago Monteiro, Vanessa Fernandes, Telma Monteiro, Francis Obikwelu e Naide Gomes (que está a esta hora a tentar também uma medalha).

segunda-feira, agosto 27, 2007

Erro

O árbitro Pedro Proença errou no lance do Stojkovic e decidiu o FC Porto - Sporting.

O "melhor árbitro português" teve outros lapsos, com destaque para a não expulsão de Quaresma depois da falta sobre Miguel Veloso.

Aliás, esta Liga não está a começar nada bem em termos de arbitragem: o Benfica já se pode queixar de duas grandes penalidades não assinaladas (uma em cada jogo sobre Assis e Coentrão) e já há, também, outros golos inacreditáveis como o do Guimarães contra o Setúbal ou o dos sadinos na Madeira.

sábado, agosto 25, 2007

Fernando Santos... já era

José António Camacho está há poucos dias na Luz, mas já não há dúvidas: o Benfica vai mudar em relação à "Era Fernando Santos".

A última conferência de imprensa do técnico espanhol, esta sexta-feira, terminou com as dúvidas que pudessem existir.

O que é que já se sabe que vai mudar com Camacho:
  • O "4-4-2 losango" morreu ou, pelo menos, terá deixado de ser prioritário. Camacho pediu, para além do óbvio defesa-central, jogadores para ambas as alas do meio-campo.
  • Os jovens vão ter oportunidades (Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, Adu e Fábio Coentrão têm 19 anos ou menos), mas é também preciso ter experiência.
  • Não se arriscam jogadores acabados de vir de lesão (Luisão e Di Maria)

Vai ser curioso perceber como as peças vão encaixar quando todos estiverem disponíveis.

Sem extremos e com Rui Costa, o "losango" parecia-me mesmo a melhor solução. Agora, chegando extremos, vamos ver o que faz Camacho.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Alerta Vermelho

A má gestão desportiva do Benfica pode exemplificar-se com o "problema central" do plantel, agora de Camacho.

Os "encarnados" têm três defesas-centrais no plantel e, por casualidade, estão todos lesionados (Zoro, Luisão e David Luiz).

O que é incrivel é que o clube se deu ao luxo de se incompatibilizar com Anderson (que vai para o Lyon), desaproveitar André Luis, transferir Amoreirinha, emprestar Fonte e contratar Stretenovic que, pelos vistos, não quer sequer inscrever.

A segunda volta da época passada na Luz ou o que sofreu Mourinho no Chelsea deveriam ter servido de exemplo, mas não.

Seguramente vai acabar por chegar alguém, não sei com que qualidade mas que, garantidamente, a menos que chegue esta quinta-feira, já não vai jogar frente ao Guimarães.

É caso para dizer: Não havia necessidade.

Camacho

Aconteceu mesmo o inevitável: Fernando Santos foi despedido do Benfica e entra José António Camacho.

Não sei se o presidente Luís Filipe Vieira se apercebeu mas esta é, talvez a cartada mais arriscada dos seus mandatos à frente dos “encarnados”:

O “grande plantel” que permitia ao treinador “dormir descansado” continua lá e, ao que parece, ainda vai ser reforçado com três ou quatro jogadores (*).

Camacho deixou boa impressão na sua primeira passagem pela Luz, os sócios estão contentes, vão dar-lhe algum tempo mas, se a coisa não estiver a correr bem dentro de dois ou três jogos, tudo vai complicar-se.

A aura de “salvador da pátria” é muito pesada e não sei se o técnico vai conseguir aguentar com ela, especialmente se a “fúria espanhola” não passar para os jogadores.

Ainda para mais, o José António é amigo do Luís Filipe e isso pode complicar as contas e turvar a objectividade de quem tem que decidir.

Não sei que jogadores estão para chegar, parece-me difícil que se consiga novo “milagre Miccoli” (atleta de grande qualidade conseguido no último dia de mercado) mas é certo que, pelo menos, um defesa-central e um médio box-to-box têm mesmo que reforçar o plantel.

Já agora, não sei se o Benfica pode esperar por Rui Costa para preencher o lugar de director-geral. Alguém tem que pôr ordem na política desportiva do clube para que se evitem, outra vez, casos “tipo Stretenovic”.

Fernando Santos

O engenheiro deixou a obra inacabada porque nunca soube conquistar os adeptos, não aguentou a pressão desta temporada e perdeu dois jogadores fundamentais sem ter "hipótese de responder à altura".

(*) Se calhar, digo eu, é sinal que o plantel não é assim tão bom.

quinta-feira, agosto 16, 2007

Serviços Mínimos

O Benfica venceu o Copenhaga pela diferença mais estreita possível (o 2-1 é, como sabem, um resultado pior que 1-0) e, pior que isso, com uma exibição a roçar o lamentável.

Contra uns dinamarqueses fraquinhos (não há outra maneira de o dizer, apesar de alguns resultados interessantes na época passada), os "encarnados" chegaram a perder o controlo do jogo em alguns períodos).

As duas perdas fundamentais nos últimos dias (Simão e Manuel Fernandes) e o avanço na preparação do Copenhaga podem ajudar a explicar algumas coisas, mas não justificam (não podem justificar) tudo.

O que é que se viu: uma equipa lenta, sem rasgos, presa de movimentos, que parecia não saber o que fazer em campo e, pelo menos neste momento, com opções limitadas.

Fora isso, vamos a algumas notas individuais:

Rui Costa foi um senhor. Grande exibição do "maestro" coroada com dois grandes golos. Tentou carregar os companheiros para a frente (não muito depressa, é certo, mas não seria a ele que lhe competiria acelerar o jogo) e foram dele as poucas ideias que se viram no relvado.

David Luiz, que tem tudo para ser um grande central, tem que ter alguém que lhe explique que não é a agradir adversários que se evolui.

Cardozo é mesmo reforço e quando a equipa "aprender" a jogar com ele, está ali uma mais valia efectiva.

Bergessio não jogou bem. Falta perceber se é uma questão (ainda) de adaptação ou se o jogador foi sobrevalorizado pelos jornalistas na pré-epoca.

Fábio Coentrão é um miúdo com talento mas que tem que perceber que já não está a jogar nem na sua rua, nem no Rio Ave e que, portanto, é preciso acentar os pés na terra e pôr a qualidade futebolistica ao serviço da equipa.

Freddy Adu foi "atirado às feras" sem estar minimamente enquadrado.

O Luís Filipe, defesa-direito, terá feito a sua pior exibição de sempre.

Katsouranis e Nuno Assis estão fora de forma.

Posto isto, é urgente que o Benfica consiga, até ao fim do mês: um defesa-central, um ou dois médios (box-to-box) e talvez outro avançado.

Claro que isto de estar a "reconstruir" uma equipa já com a época a decorrer dificilmente poderá dar bom resultado.

terça-feira, agosto 14, 2007

Agora, é a sério

Apesar da ausência de Simão e da "fuga" de Manuel Fernandes (explicada no post anterior), o Benfica "só" tem que ganhar ao Copenhaga e entrar na Liga dos Campeões.

A tranquilidadde no grupo de trabalho não deve ser a mais indicada para um jogo desta importância, mas o plantel vai ter que se unir para conseguir ultrapassar este obstáculo e chegar à Liga dos Milhões.

Face a todos os condicionalismos conhecidos, Fernando Santos, que já deu duas certezas, deve apostar no seguinte "11":

QUIM
LUÍS FILIPE, LUISÃO, DAVID LUIZ e LÉO
PETIT, KATSOURANIS, NUNO ASSIS e RUI COSTA
BERGESSIO e CARDOZO

Do lado do Copenhaga atenção especial à dupla de ataque.

Pior que um "pesadelo horrivel"...

... só dois pesadelos horríveis.

Depois da saída de Simão, eis que agora, na véspera do primeiro jogo oficial, Manuel Fernandes está a um pequeno passo (9 milhões de euros a pronto) de deixar a Luz.

Assim, no espaço de poucos dias, o Benfica perde o melhor jogador e o melhor "reforço" (como está crescido o miúdo Manuel Fernandes e que grande pré-época estava a fazer) e destrói toda a vantagem que poderia ter sobre os adversários (todos os jogadores importantes da época passada e uma mão cheia de reforços).

Com cláusulas de rescisão estipuladas, dificilmente os "encarnados" poderiam resistir, dada a vontade dos jogadores em cumprir e fazer cumprir os contratos assinados, mas o certo é que agora o desgraçado do Fernando Santos fica com as "calças na mão" enquanto os sócios e adeptos deitam as mãos à cabeça.

Para "substituir" Simão vieram dois miúdos (Freddy Adu e Di Maria) teoricamente muito promissores mas que, na prática, ainda não sabemos o que vão dar cá deste lá do Atlântico. São duas acções de risco, contra um valor seguro que dava tudo: golos, assistências, bolas paradas, entrega, carisma, consistência... qualidade garantida. Para mais, têm poucos (o norte-americano) ou nenhuns (o argentino) treinos e os jogos a sério já aí estão.

Novo (grande) problema a confirmar-se o regresso do "Manelele" ao Everton: para além de sair um (mais um) titular indiscutível, agora já não há muito tempo nem disponibilidade para boas escolhas. Seria necessário encontrar um "8" que entrasse, de caras" a titular e isso não é fácil a esta altura em que os plantéis estão praticamente fechados.

Depois, ainda falta um central (para o lugar do Anderson) e, se calhar, outro ponta de lança que possa cobrir as falhas do Cardozo.

O mercado fecha a 31 de Agosto, como será que vai dormir Fernando Santos quando perceber que tem a equipa desfeita?

segunda-feira, agosto 06, 2007

"Bola de Praia"

Depois de três semanas de ausência, cá estou de regresso para analisar o que se foi passando em termos desportivos, a nível nacional e internacional.
  • o doping voltou a atacar em força o Tour e já é dificil comentar uma modalidade em que a verdade desportiva parece afastada.
  • proximamente várias modalidades vão estar em destaque: os mundiais de atletismo e as "novidades" euro-basket e mundial de rugby.
  • no futebol aí está a Taça da Liga, esperemos que resulte.
  • na selecção de "esperanças" José Couceiro foi demitido, aí está uma boa notícia.
  • lá fora, entre as várias contratações, destaque para Alexandre Pato que, aos 17 anos, custou 22 milhões de euros ao Milan.
  • falaremos, em particular, sobre os grandes já a seguir...